SUBSÍDIOS 1 JOÃO LIÇÃO 3

quarta-feira, 22 de julho de 2009


LIÇÃO 3

19 DE JULHO DE 2009-07-22

JESUS, A LUZ DO CRENTE.
INTRODUÇÃO

No prólogo do Evangelho de João, encontramos oito maravilhosos títulos divinos de
Cristo em Jo 1.151: Verbo (v.1); Vida (v.4); Luz (v.7); Filho Unigênito de Deus (vv.18,49); Cordeiro de Deus (v.29); Messias (v.4); Rei de Israel (v.49); e Filho do Homem (v.51).A deidade, natureza, identidade, encarnação e missão de nosso Senhor e Salvador manifestos em apenas um Capítulo!
Nesta lição iremos mostrar Jesus como a “Luz do mundo” e seus servos como os “filhos da luz”, isto é, aqueles que participam que recebeu de Jesus a luz da vida eterna. Aqueles que vivem na luz, e que não andam mais em trevas, mas foram resgatados das trevas e agora vivem em novidade de vida em cristo Jesus. São aqueles que aceitaram a Jesus com seu Senhor e Salvador pessoal.
CONCEITO DE LUZ
Phõs, cognato phaõ, “dar luz” (das raízes pha- e phan-, expressando “luz conforme é vista pelos olhos”, e, metaforicamente, conforme “alcança a mente”, de onde phainõ, “fazer aparecer”, phaneros, “evidente”, etc.). Primeiramente, luz é uma emanação luminosa, provavelmente de força, proveniente de certos corpos que permitem os olhos discernirem forma e cor. A luz requer um órgão adaptado para sua recepção (Mt.6.22).Quando não há participação dos olhos, ou quando estes, por algum motivo, estão debilitados, a luz é inútil. O homem, naturalmente, é incapaz de receber a luz espiritual, já que lhe falta a capacidade pelas coisas espirituais (1Co 2.14).
Por conseguinte, os crentes são chamados “ os filhos da luz” (Lc 1.8), não meramente porque receberam uma revelação de Deus, mas porque no novo nascimento eles receberam a capacidade espiritual para isso”.(Dic.Vine, Cpad).
JESUS É A LUZ
“Jesus é a luz verdadeira, que alumia a todo homem que vem ao mundo”.A Bíblia diz que Deus é Luz (1Jo1.5;Sl27.1).Esse título divino também é aplicado ao Senhor Jesus.Desde o Antigo Testamente já se aplicava esse título ao Senhor Jesus.Esse título divino seria uma designação do Messias, o Servo do Senhor (Is42.6,7;9.2;Mt4.16).
O termo “luz” aparece cerca de 30 vezes nos escritos de João e muitas das vezes ele está citando o Jesus: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida” Jo 8.12; veja 9.5; 12.46).
“Luz” e “trevas” são termos morais nos escritos de João. O caráter de Deus é expresso como luz; a índole do homem pecador é expresso como trevas.
No Relato da Criação, lemos que Deus, pelo poder da sua Palavra, fez surgir a luz, que desfez o caos (Gn 1.2,3). O Senhor Jesus é a “luz” que alumia ao mundo”(Jô 1.9), e por isso, desfaz o caos da vida humana ( 2Co 4.6).
LUZ EM CONSTRASTE COM AS TREVAS
O dualismo de luz e treva é característica marcante da Teologia Joanina.
O “Mundo de baixo”é do mal e está em trevas, recusa-se aceitar a luz, é governado pelas trevas(Mal), mas o “Mundo de cima” é de Deus – da luz. Jesus veio trazer a verdadeira luz para os homens não permanecerem mais nas trevas, a fim de praticarem a verdade sem tropeço (Jô 1.5; 8.12; 9.5; 11.9; 12.35,46). Os que desprezam a luz, descrêem em Jesus, coroam o Mal.
VIVENDO COMO FILHOS DA LUZ
“Se dissermos que temos comunhão com Ele e andarmos em trevas, mentimos e não praticamos a verdade (1Jo 1.6). “ Se afirmarmos(dissermos)”, é repetida três vezes nesta curta carta seção. Em cada caso, a “afirmação” é colocada contra uma realidade que expõe a afirmação como sendo falsa, e que revela a verdadeira maneira de Deus tratar como a ampla disparidade entre a Sua natureza, e a do homem.
Somente reconhecendo esta disparidade, e tratando os nosso erros de acordo com a maneira de Deus, é que podemos viver a verdadeira comunhão com Deus.(C.Hist.cult.Cpad).
Os “ filho da luz” devem andar e viver na luz, porque Deus é luz.Se queremos estar confortáveis com Deus e viver em comunhão íntima com ele, devemos andar “na luz, como ele está na luz”.
Nossos valores, compromissos, atitudes, e comportamento devem estar em harmonia com o caráter de Deus, não com as paixões naturais da humanidade decaída.
Certamente, João, não está falando da ausência de pecado, “Se, porém, andarmos na luz”, ele disse, “o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado”. Mesmo os que andam na luz precisam de perdão e purificação dos pecados cometidos. Embora, para pecar, nunca podemos declarar ser impossível pecar.
CONCLUSÃO
Quanto mais nos afastarmos do foco da luz de um poste, percebemos que nossa sombra alonga-se até que chega um momento em que se perde na distância.Contudo, quando nos posicionamos sob o foco de luz, não há nenhuma sombra. Não se esqueça desta verdade: se quisermos obter uma media exata de quem somos, precisamos, por meio da palavra, estar sob a luz da presença de Deus. É lá que podemos nos aferir, não com base em nossas conquistas, ou na opinião alheia, ou ainda, naquela que nós temos a nosso respeito. Lá podemos ser quem realmente somos na presença daquele que nos conhece e ama. “pois, outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai pois como filho da luz”. (Ef 5.8).

BIBLIOGRAFIAS USADAS:
-Erwin W. Lutzer, Porque pessoas boas fazem coisas más, Cpad.
-Lawrence Richards, Comentário Bíblico do Professor, Vida
-Lawrence O. Richards, Comentário hist.cult.do N.T, Cpad.
-Dicionário Vine, Cpad.
-Lições Jovens/Adultos, 1 Trim.de 2008, Jesus Cristo

0 Comments: