SUBSÍDIOS 1 JOÃO LIÇÃO 6

quarta-feira, 5 de agosto de 2009


LIÇÃO 6
9 DE AGOSTO DE 2009-08-11
O SISTME DE VIVER DO MUNDO
INTRODUÇÃO
O mundo, como um sistema maligno, trabalha em oposição a Deus e seus desígnios.
A Bíblia diz que nós fomos tirados desse mundo maligno quando nós aceitamos a Cristo como nosso Senhor e Salvador pessoal. Em outras palavras, estávamos mortos em pecados, éramos escravos desse mundo e fomos regatados da nossa vã maneira de viver. Passamos da morte para a vida conforme nos diz o apóstolo João na sua primeira epístola, e hoje vivemos em novidade de vida na presença do Senhor.
É dever de todo cristão genuíno combater e resistir à maneira depravada de viver do mundo.
I - CONCEITO DE MUNDO (KOSMOS)
O apóstolo João fez uso deste termo (“mundo, kosmos): - Para designar a obra criada como um todo ( Jo17.5,24); como a terra em particular (Jo 11.9;16.1;21.25), como designando (por metonímia) o gênero humano (Jo 12.19;18.20;7.4;14.22). Destaque especial ao uso como sendo a – humanidade – o objeto do amor e salvação de Deus (Jo 3.16,17;4.42;1.29e 6.33). Deixa transparecer que o mundo criado não é mal, pois “Todas as coisas foram feitas por intermédio Dele e sem ele nada do que foi feito se fez” (Jo 1.3), o mundo criado, continua sendo de Deus.
1 - KOSMOS: O HOMEM EM INIMIZADE COM DEUS
Um uso diferente do termo, não encontrado nos sinópticos, é que além de habitantes e objeto do amor de Deus. Kosmos caracteriza a humanidade decaída, rebelde e alienada de Deus ( Jo 7.7; 15.18;17.25). O kosmos (humanidade) se afastou de Deus para servir aos poderes malignos, isto sim é mal (Jo 12.31; 14.30; 16.11; Ver I Jo 5.19).
A vinda de Jesus originou uma divisão entre os homens do kosmos (Jo 15.19), os escolhidos por Jesus, formam uma nova comunidade organicamente em Cristo (Jo 17.15) no mundo, não pertencendo ao mundo (Jo 17,16), mas aborrecida pelo mundo (Jo 15.18;17.14). Os discípulos têm uma missão (continuação da missão de Jesus) são enviados ao mundo (17.18), através da obediência e santificação, Deus os guarda do mal (Jo 17.6,17.19.15).
Esta separação do gênero humano em povo de Deus e povo do mundo não são, portanto, uma divisão absoluta. Os homens podem ser transferidos do mundo para a condição de povo de Deus por ouvir e responder a missão e mensagem de Jesus (Jo 17.6;3.16). Dessa forma, os discípulos devem perpetuar o ministério de Jesus no mundo a fim de que os homens possam conhecer o evangelho e ser salvos (Jo 20.21) do mundo. O mundo não pode receber o Espírito de Deus (Jo 14.17), pois, de outra forma, ele deixaria de ser o mundo, mas muitos, no mundo, aceitarão o testemunho dos discípulos de Jesus (Jo 17.20,21), e crerão Nele, mesmo sem jamais o terem visto ( Jo 20.39) (Ladd,p.212).
2 - KOSMOS: COMO O MUNDO FISICO (TERRA, UNIVERSO)
A Bíblia nos diz, que no principio, Deus criou os céus e a terra (Gn 1.1) e que tudo que Ele fez foi bom (Gn.1.31). Deus criou os céus e a terra para receber a glória e a honra que lhe são devidas. Tudo que existe nos céus e na terra, existem para louvar ao Senhor.
O salmista, nos diz que “Que os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos” (Sl 19.1;Cf. 8.1).
A Bíblia, também nos diz que a terra foi dada ao homem para ser cultivada e assim fornecer o sustento de sua família. O homem devia lavrar e cultivar a
terra e comer de todas os frutos e frutas ali existente, exceto da arvore do bem e do mal (Gn.2.15,16;17).
Mas o homem, pecou, trazendo sérios prejuízos físicos, psicológicos e espirituais para si e para todos seus semelhantes.
A entrada do pecado na humanidade, não só afetou-a, mas também atingiu toda a natureza, inclusivo a terra (Gn.3.17b).O mundo físico sofreu e sofre também com o pecado do homem. Pois é o espaço onde os homens desenvolvem suas atividades
em suas diversas formas.
O apostolo Paulo escrevendo aos Romanos no capitulo 8 e versos 22 e 23 diz: “Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente como dores de parto até agora.
E não só ela(criação), mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito,também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo”.
Podemos ver que o mundo físico foi criado por Deus em perfeito estado para ser habitado.
Jesus, orou ao Pai, dizendo: “Não peço que os tires do mundo, mas que os livre do mal” Jo 17.15.Jesus intercede por nós nos céus! Aleluia!
3 - KOSMOS: COMO UM SISTEMA MALIGNO
“Não ameis o mundo, nem o que no mundo há” (I Jo 2.15). Estudamos na lição anterior acerca do amor cristão, que o cristão deve amar com Cristo Jesus amou e se entregou por nós, assim também devemos fazer o mesmo, seguindo o exemplo do Mestre. Mas, aqui neste verso, somos exortados a não amar o mundo. O mandamento de não amar usa a palavra mais forte do NT para amor, agapê. Ela implica mais do que ter afeto por alguma coisa. Agapê implica em uma escolha – a decisão de querer fervorosamente.
““Mundo” aqui é Kosmos, que originalmente significava “ordem” ou “ sistema”.Já vimos, que este termo, pode significar, o mundo físico(terra,natureza) e homem (humanidade). No entanto, kosmos também é um conceito teológico, e é neste sentido que encontramos a palavra aqui, Sobre este sentido o Zondervan Expository Dictionary of Bible Words diz que kosmos..

Retrata a sociedade humana como um sistema distorcido pelo pecado, atormentado por crenças, desejos e emoções, que surge cegamente e incontrolavelmente. O sistema do mundo é um sistema de trevas (Ef 6.12) que opera segundo princípios básicos que não são de Deus (Cl 2.20;I Jo 2.16). Todo o sistema está sob o poder de Satanás (I Jo 5.19) e constitui o reino de onde os crentes são resgatados por Cristo (Cl 1.1-14). A sua hostilidade básica em relação a Deus é exibida freqüentemente (I Co 2.12;3.19;11.32;Ef 2.2;Tg 1.27;4.4;I Jo 2.15-17;Cf Jo 12.31;15.19;16.33;17.14; I Jo 2.1,13;5.4-5,19).


João deixa claro que os princípios que movem o mundo estão em conflitos direto com Deus e com tudo o que Ele representa. Desta forma, ninguém que esteja envolvido pela perspectiva que o mundo tem da vida irá fazer a vontade de Deus, nem desfrutar das bênçãos eternas conhecidas por aqueles que vivem eternamente.


II – AS TRES VIAS QUE TENTA CONDUZIR O CRISTÃO DE VOLTA AO MUNDO.

1- “A CONCUPISCENCIA DA CARNE”
O termo carne aqui, diz respeito aos desejos impuros, a busca de prazeres pecaminosos, e a satisfação dos sentidos ( 1Co 6.18;Fp 3.19;Tg 1.14).
A Bíblia diz que o homem carnal inclina-se para as coisas da carne; e a inclinação da carne é inimizade contra Deus. E os que estão na carne não podem agradar a Deus

2- “A CONCUPISCENCIA DOS OLHOS”

Refere-se a uma visão presa pelas coisas deste mundo, não conseguindo se desprender pelos desejos incontroláveis que operam no campo da sua visão. Deixando a pessoa chega e sem entendimento dos males que isso realmente pode fazer - lá.
Podemos citar aqui alguns meios que podem levar a essa situação: pornografia,, a violência, a impiedade e imoralidade promovidas pelo teatro, televisão, cinema e em certos periódicos.


3- “A SOBERBA DA VIDA”
Aqui, fala da pessoa orgulhosa, auto-suficiente que não quer depender de Deus e de sua palavra. Tal pessoa procura exaltar, glorificar e promover a sim mesma, julgando-se independente de tudo e de todos.
E o tipo de pessoa que já se conformou com esse mundo que não quer nem ouvir falar do céu e de sua glória. A mente dela está presa a este mundo e seus prazeres.

III– A MANEIRA DE VIVER DESSE MUNDO OPOSTA A MANEIRA DE VIVER DO CRISTÃO

A cultura e os valores deste mundo são marcados pelo secularismo, humanismo, egocentrismo e pelo mundanismo exacerbado.
Por isso, o cristão deve discernir, avaliar e confrontar os valores ensinados pela sociedade de nosso tempo como os princípios expostos na Palavra de Deus. Tudo que for contrário às Escrituras deve ser rejeitado e rechaçado pela igreja.Charles Colson afirmou que “o nosso chamado não é só para ordenarmos a nossa própria via por princípios divinos, mas também para exortarmos o mundo” (O Cristão na Cultura de Hoje, Cpad, p.10).
Não devemos conformar com este mundo, mas, como luz do mundo devemos levar a sociedade a arrepender-se de seus pecados.

CONCLUSÃO
O crente que busca uma vida santa não pode se conformar com as coisas deste mundo. Observemos que as concupiscências estão associadas à falta de conhecimento legítimo do que é útil, real e necessário para se ter uma vida que agrada a Deus.
Que o Espírito de Deus possa nos ajudar a permanecermos no Senhor e não fazermos a vontade do mundo.

0 Comments: