SUBSÍDIOS 1 JOÃO LIÇÃO 7

sábado, 15 de agosto de 2009



LIÇÃO 7
16 DE AGOSTO DE 2009
A CHEGADA DO ANTICRISTO
INTRODUÇÃO
Embora o Anticristo não se haja manifestado ainda plenamente, o seu espírito aí está, transformando igrejas, torcendo as Sagradas Escrituras, alterando a configuração política das nações e apoderando-se dos organismos internacionais, objetivando a instauração de seu império numa rebelião aberta contra Deus.
O apóstolo João ao falar sobre o “espírito do anticristo”, “anticristo” e “muitos anticristos, claramente entendia que há diferenças nessas expressões, mesmo entendendo serem da mesma fonte.
João não ver o “anticristo”, apenas como um “espírito”, ou uma “manifestação herética”, mais também como uma personagem real escatológica que se manifestará nos fins dos tempos, mais especificamente na Grande Tribulação.

I - QUEM É O ANTICRISTO E QUANDO SURGIRÁ
A manifestação do Anticristo como todo o poder, e sinais, e prodígios dar-se-á durante a Grande Tribulação. A fase mais aguda deste período será ocasionada pelo rompimento de sua aliança como o povo hebreu. Contudo, de acordo com as profecias bíblicas, antes deste período se dará, no cenário religioso, uma apostasia devastadora. O apóstolo Paulo nos informa que um período de apostasia antecederá a Grande Tribulação e a vinda do Anticristo. Assim escreveu o apóstolo aos crentes de Tessalônica: “ Ninguém, de maneira alguma, vos engane, porque não será assim sem que antes venha a apostasia e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição” ( Ts 2.3). Paulo aqui afirma especificamente que a apostasia acontecerá primeiro, mas não que o aparecimento do Anticristo acontece primeiro. Na verdade, ele está realmente nos dizendo que o Anticristo será revelado depois que esse dia chegar – na realidade, naquele dia.
A apostasia será a precursora do filho da perdição também aqui na terra. Esta será a “operação do erro” de que falo o apóstolo Paulo, em 2 Tessalonicenses 3.11. Assim como João Batista foi o precursor do Senhor Jesus, de semelhante modo, o Anticristo também receberá do dragão vermelho a ordem para implantar no mundo uma apostasia sem precedente, chamada de “ a operação do erro”, a qual “preparará o caminho” tanto para ele, o Anticristo, como para o seu consorte, o falso profeta. Isso culminará na parte final, como a adoração do próprio dragão vermelho (AP 13.4).
O Anticristo não surgirá de forma repentina. Certamente, neste contexto de seu surgimento, ele quer imitar o Filho de Deus, quando foi introduzido no mundo.
O Anticristo se levantará com uma “ponta muito pequena”, mas depois crescerá.Isso se dará na Grande Tribulação, quando os homens se encontrarem em um estado de “perplexidade”. O Anticristo se aproveitará dessa situação e seduzirá os habitantes da terra, oferecendo-lhes as suas falsas promessas.
Quando o Anticristo surgir no cenário mundial, se apresentará cm várias identidades falsas e pseudônimos, que revelarão a natureza sombria de seu caráter.
O termo “anticristo” pode significar ou “contra Cristo” ou “no lugar de Cristo”, ou talvez combinando os dois, “aquele que, assumindo a forma exterior de Cristo, opõe-se a Cristo”(Westcott).A palavra só encontrada nas espístolas de João apenas cinco vezes.Isso não significa que essa personagem era desconhecido para os outros escritores bíblicos, como podemos citar alguns de seus nomes:
O Anticristo (1Jo 2.18,22);
A besta que sobe do abismo (AP.11.7);
A apostasia (2 Ts 2.3);
O homem do pecado (2 Ts 2.3);
O filho da perdição (2 Ts 2.3);
O iníquo ( 2 Ts 2.8);
O mentiroso ( 1Jo 2.22);
Um rei feroz de cara ( Dn 7.8);
A ponta pequena (Dn 8.23);
Um homem vil (Dn 11.21);
O príncipe que há de vir ( Dn9.26);
A abominação da desolação (MT 24.15);

E outros apelativos podem também ser a ele aplicados, tais como:
O assírio ( Is 10.5);
A operação do erro ( 2 Ts 2.11);
O caldeu (HC 1.6);
O pastor inútil (Zc 11.16,170;
A abominação do assolamento (Mc13.14);
O ministério da injustiça (2 Ts 2.7);
Outro – em sentido negativo (Jo 5.43);
O rei do norte (Dn 11.40);
Além destes nomes e apelativos, o Anticristo usará o número misterioso do seu nome como controle total, tirando assim a liberdade de “ ir e vir “ dos habitantes da Terra. Um sinal misterioso e peso político de seu nome também serão usados no campo do engano e da conquista, “ para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome” (AP 13.17).
O profeta Daniel fala em seu livro do caráter do Anticristo. Do lado religioso, ele será um ateu confesso. Ele “..não terá respeito aos deuses de seus pais...nem a qualquer deus” (Dn 11.37). Do lado amoroso – afetivo- ele terá um comportamento pervertido. Razão por que não “...terá respeito ao amor das mulheres” (Dn 11.370.

II- O ANTICRISTO E OS MUITOS ANTICRISTOS – “ Também agora muitos se têm feitos anticristos” (1Jo 2.18). Esta expressão é quase idêntica àquela que se encontra em 1 João 4.3, que fala do “espírito do anticristo”. O Anticristo e os muitos anticristos e o espirito do anticristo são distintos nas ações, mas pertencem todos a mesma origem. O que caracteriza todos eles é a negação da encarnação do Verbo(a palavra), o Filho Eterno, Jesus, com Cristo (MT. 1.16;Jo 1.1). Os “muitos anticristo” precedem e preparam o caminho para o Anticristo, que é a besta que “subiu do mar”.

III- O ANTICRISTO E O ESPIRITO DO ANTICRISTO – Em 1 João 2.18, fala-se do Anticristo e de muitos que se fizeram anticristos. E ainda em 4.3, do “espírito do anticristo”. O “espírito do anticristo” deve ser distinguido de “Anticristo” e de “muitos anticristos”, embora todos procedem da mesma fonte. “ O espírito do anticristo”,em sentido amplo, já se encontra operando no mundo, procurando enfraquecer, negar e rejeitar a verdade sobre a pessoa de Jesus Cristo. “A distinção, assim, é clara, o “espírito do anticristo” instrui aos “ muitos que se fizeram anticristos”, a negarem que existe um Cristo. Enquanto que o próprio Anticristo afirma ser ele o próprio Cristo”.
O Anticristo é o arquiinimigo de Deus e seu Cristo, será o representante maior do diabo e também e será conhecido como a besta que subiu do mar.
VI – OS OBJETIVOS DO ANTICRISTO
O Anticristo tem com objetivo implantar o domínio de satanás em todo o mundo, a fim de que este seja transformado no Reino das trevas. Eis usas missões principais:
Criar um religião – Onde o diabo seja adorado por todos que desprezam a verdade de Deus.
Estabelecerá uma economia fortemente centralizada – Fazendo os assim os habitantes materialistas da terra aceitarem o sinal da besta.
Destruir as bases da religião divina – ora, para implantar uma religião do diabo, necessariamente haverá necessidade de destruir a verdadeira religião, e isso ele tentará faze-ló.
Enganar o Israel – Segundo encontramos no livro de Daniel, o Anticristo firmará um concerto de sete anos com o povo de Israel, mas na metade desses anos Israel romperá esse concerto e será alvo de perseguição.
Destruir os que se hão de converter durante a grande tribulação – Com sempre teve testemunhas de Deus nos tempos sombrios da humanidade, não vai ser diferente na tribulação. Muitos ali vão se converter de seus pecados e aceitar a Jesus.E serão alvos de perseguição por pare do Anticristo e o falso profeta.
Multiplicar a iniqüidade – Sabemos que o mundo jaz no maligno e que nós estamos vivendo num mundo de pecado. Mas nos dias do Anticristo, isso, será multiplicado, tendo em vista ser ele o homem do pecado. Satanás estará agindo de forma tremendo, sabendo que lhe resta pouco tempo.
VI – OS ENSINOS DO ANTICRISTO
1. Substituir Deus pelo diabo
2. Criar um messias para Israel
3. Concretizar o que, desde que fora expulso do céu, o diabo intentava fazer.
4. Profanar o Templo de Deus e tudo que sagrado

CONCLUSÃO

Não podemos deter o cumprimento da palavra profética. E sim, estarmos atentos! E, necessariamente, é isto que adverte o apóstolo Pedro em sua Segunda Carta: “ E temos mui firme a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos..” ( 2 Pd 1.19a). Nossa época está indo ao encontro do fim. Quão importante é, portanto, em vista desses fatos, que nós cristãos nos renovemos em tudo! Pois, como sabemos, “ o mistério da injustiça já opera!”. Mas pela infinita bondade de Deus, ainda há “um que resiste!” ( O Espírito Santo – usando a igreja).

BILBIOGRAFIAS USADAS
-Dicionário, Vine, CPAD.
-Severino Pedro da Silva, Apocalipse versículos por versículos, CPAD.
-Severino Pedro da Silva,Daniel versículos por versículos, CPAD.
- Severino Pedro da Silva,Escatologia a doutrina das ultimas coisas, CPAD
- Severino Pedro da Silva,Armagedom a batalha final, CPAD
-Dave Hunt, Em defesa da fé cristã, CPAD

0 Comments: