ENSINADOR CRISTÃO - DAVI LIÇÃO 4

quinta-feira, 22 de outubro de 2009





LIÇÃO 4

DAVI E O TEMPO DE DEUS

A PACIÊNCIA É UMA VIRTUDE. Como fruto do Espírito, ela se destaca mostrando um atributo do caráter de Deus aplicável ao nosso caráter. E Davi não fugiu do teste da paciência para chegar ao trono de Israel. Permaneceu fiel em suas convicções de que Deus trataria com aqueles que o perseguiam e que, no tempo certo, cumpriria sua Palavra.

DEUS NOS PROVA EM MEIO À AFLIÇÃO. É curiosa a forma com que Deus prova o nosso caráter. Saul voltara de uma perseguição aos filisteus e soube em que posição Davi se encontrava.
Após juntar 3 mil homens de Israel, Saul parte atrás de Davi par ao matar, sem saber que sua vida estaria nas mãos daquele a quem perseguia. Entra em uma caverna para aliviar o ventre, sem saber que nesse lugar Davi estava escondido. É evidente que os companheiros de Davi consideraram aquela situação como sendo uma providência de Deus: “ Então, os homens de Davi lhe disseram: Eis aqui o dia do qual o Senhor te diz: que te dou o teu inimigo nas tuas mãos, e far-lhe-ás como te parecer bem a teus olhos. E levantou-se Davi e, mansamente, cortou a orla do manto de Saul”, 1 Sm 24.4. Aquela era uma excelente oportunidade para que Davi eliminasse seu grande inimigo. Saul estava longe do Senhor, desprezara a sua palavra e perseguia Davi sem causa. Davi limitou-se a cortar a orla do manto de Saul, mesmo sabendo que naquele dia a vida do rei estava em suas mãos.
Essa primeira impressão nos mostra que Deus prova nosso caráter quando estamos em posição de vantagem contra nossos algozes. É neste momento que Deus espera que sejamos pacientes e não retribuamos o mal com o mal. Caso Davi matasse Saul naquela caverna, certamente teria legitimidade ao trono, mas sua consciência o acusaria de ter desrespeitado a vontade de Deus. É errado querer antecipar o cumprimento das promessas de Deus, pois é pelo caminho da paciência que Ele nos ensina a ser fortes e maduros. “Lembremo-nos de que o “Eis aqui o dia” pode não ser” “o dia” em que Deus cumprirá a sua promessa em nossas vidas.

A PACIÊNCIA PRECISA ENVOLVER OUTRAS PESSOAS. Deus espera que a sua paciência nos torne pessoas pacientes, e espera a que a nossa paciência influência outras pessoas. Davi tinha a vida de Saul em suas mãos, mas absteve-se de matar o perseguidor. Não apenas deixou de estender sua mão contra o ungido do Senhor, mas convenceu seus seguidores a fazerem o mesmo: “ E disse aos seus homens: O Senhor me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, ao ungido do Senhor, estendendo eu a minha mão contra ele, pois é o ungido do Senhor. E, com estas palavras, Davi conteve os seus homens e não lhes permitiu que se levantassem contra Saul”, 1 Sm 24.7. Não é fácil convencer outras pessoas a esperarem o tempo em que Deus há de cumprir seus propósitos, mas Deus espera que façamos da paciência uma atitude para nós e àquele que nos cercam.






*Extraído da Revista Ensinador Cristão, Ano 10-n° 40, por Alexandre Coelho.

0 Comments: