ENSINADOR CRISTÃO DAVI - LIÇÃO 4

sábado, 31 de outubro de 2009






LIÇÃO 5

DAVI E SUA EQUIPE DE LIDERADOS

A LIDERANÇA PODE SER OBTIDA POR DIVERSOS MEIOS. Há pessoas que chegam ao posto de liderança por artifícios políticos.
Outras se tornam líderes sem o desejar. Outras, como Davi, lideram naturalmente os lugares por onde passam, levando em consideração a necessidade diante da qual estão e a pressão interna do Espírito, sabendo que prestarão contas ao Senhor por seus atos e que as vitórias obtidas serão atribuídas a Ele.
LIDERANÇA ANTES DE CHEGAR AO TRONO. Há pessoas pensando que a liderança é exercida quando se tem um cargo importante em uma instituição. Davi é a representação de um caso de pessoa que já liderava antes de ter uma posição de destaque. Guiava-se as ovelhas da casa de seu pai, preocupava-se com o bem-estar delas e a sua segurança.
Derrotou Golias quando este ameaçou os filhos de Israel e ofendeu o Deus Todo-Poderoso. Chefiou homens de combate por ordens de Saul, conseguindo vitórias nas investidas contra os Filisteus. Tinha o respeito e admiração de todos, até mesmo dos servos de Saul. Quando perseguido, atraiu para si homens endividados e problemáticos, transformando-os em um exército de valentes. Teve controle deles quando quiseram matar Saul numa caverna, poupou a vida do monarca.
Essas ações podem parecer pequenas para uma mente desavisada, mas demonstram o poder de liderança de Davi antes que ele subisse ao trono de Israel e pudesse governar a nação.
É importante saber que, antes de ser um líder, é necessário aprender o valor da obediência. Davi obedeceu seu pai ao tomar conta das ovelhas – o que deveria ser um trabalho monótono para um adolescente. Obedeceu ao convite de Saul pra tocar harpa no palácio, e teve de prestar contas dos homens de combate sob seus cuidados.
Respeitou a unção de Deus sobre Saul, dependeu de Deus em momentos de solidão e angústia, mesmo quando o Senhor parecia estar distante. Liderança não é apenas ter o poder de repartir tarefas ou dar ordens. É conduzir pessoas dentro dos propósitos de Deus, e acima de tudo, ser líder é ser servo.
LIDERANÇA APÓS CHEGAR AO TRONO. Quando chegou ao trono, as ações de liderança de Davi resultaram na unificação do reino, nas vitórias contra todos os seus inimigos e na condução do povo de Deus vivo e verdadeiro. O líder não pode ter um apego excessivo com a herança de Deus, como se fosse sua. Acima de tudo, precisa reconhecer que seu tempo de terminar a liderança chegou, e que precisa escolher outro para assumir o seu lugar. Esta é, provavelmente, a maior virtude de um líder: reconhecer que seu tempo está terminando, e que deverá preparar um substituto para o seu lugar.



*Extraído de Ensinador Cristão, Ano 10 – N° 40 - Por Alexandre Coelho

0 Comments: