SUBSÍDIO DAVI LIÇÃO 3

quinta-feira, 15 de outubro de 2009





LIÇÃO 3
18 DE OUTUBRO DE 2009

DAVI NA CORTE REAL – VIVENDO COM SABEDORIA

INTRODUÇÃO
Davi reunia as qualidades que o povo buscava — habilidade militar, sagacidade política e agudo senso de dever religioso.
Mas Davi era um ser humano, com fraquezas como toda gente. Como nós, Davi falhou muitas vezes, e estava sujeito às tentações e ao pecado. Como nós, conheceu o desespero e o medo, a dúvida e a solidão. Como nós, mantinha um relacionamento pessoal com o Senhor – e encontrou nesse relacionamento o segredo – de viver acima e além de seu potencial. Explorar a vida de Davi nesta e nas liçoes subsequentes revelará qualidades que podem nos conduzir à grandeza que Deus preparou para nós, quer no trabalho, quer no lar, quer na igreja, quer com os amigos. E entenderemos melhor, o processo pelo qual Deus está trabalhando em nós para nos conduzir à grandeza, assim como foi com Davi.

AS QUALIDADES DE DAVI

Observando os aspectos positivos do caráter de Davi, podemos concluir que este tinha um caráter cristão. Uma vez, que, o caráter cristão está fundamentado no decálogo, na mensagem ética dos profetas, nos ensinos de Jesus e nas doutrinas epistolares. Essas normas revelam a vontade de Deus para a vida moral do homem.
Não fazendo vista grossa aos seus erros, mas seguindo a escolha de Deus em não levar em contas os aspectos negativos do seu caráter e sim a sua disposição interior de conversão, arrependimento, etc., podemos encontrar nas qualidades de Davi grande lições de vida. Que ajudará nossos relacionamentos quer seja em casa, trabalho, igreja e na escola.
As qualidades que Davi possuía faziam deste jovem “o homem segundo o coração de Deus. As suas qualidades são a causa de tão grande estima e consideração que Deus tinha por ele

DEUS EM PRIMEIRO LUGAR

É muito comum observar-ser que, uma pessoa que na juventude demonstrava uma grande devoção a Deus, com o passar dos anos e com o sucesso na vida, deixa essa devoção turvar-se e obscurecer-se. Um jovem que era um candidato ideal a esse tipo de experiência era Davi. Afinal, uma coisa é buscar a Deus quando se é adolescente, e se passa os dias sozinho em lugares desérticos, com um bando de ovelhas. È fácil o compreender que um jovem sensível, que escuta com certo temor o ribombar do trovão, e passa as noites acordado, olhando os astros, demonstre fervor religioso. Mas o que acontece depois que aquele exuberância própria da juventude começa a declinar? O que acontece quando um jovem se coloca à luz dos holofotes da vida pública, e conhece o peso das responsabilidades de uma família e do mais alto posto de um governo? O que acontece quando o moço pobre, de repente, se torna rico, e o adolescente solitário ganha honras de herói nacional? Como fica aquele seu fervor por Deus:
No que diz respeito a Davi, não mudou nada. O rapazinho segundo o coração de Deus tornou-se um homem segundo o coração de Deus. O jovem fervoroso tornou-se um rei fervoroso. Quando Davi ainda era pastor de ovelhas e ficava pelas colinas, ele sempre colocava Deus em todos os aspectos de sua vida, de seus pensamentos, de suas músicas, de sua vida, de seus sonhos. Deus estava no centro de sua vida. Então, assim que se tornou rei de Israel, era natural que Deus ocupasse também o primeiro lugar no centro da vida da nação. Uma das maneiras como demonstrou isso foi trazendo a arca da aliança para a capital.
Quando Davi subiu ao trono, a nação de Israel estava tão abalada e castigada por guerras, problemas e divisões, que a presença de Deus não passava de uma lembrança remota. Sem Deus no centro dela, Israel perdeu sua estabilidade, unidade e propósito como nação. Jogada de um lado para outro pelas ondas do poder e opiniões humanas, a embarcação de Israel estava constantemente sendo atingida por disputas, brigas e franca hostilidade entre as pessoas do país.
Foi quando Davi conseguiu trazer a negligenciada arca para um lugar de importância na Cidade de Davi, que a situação mudou.

UM CORAÇÃO DE PASTOR

O filho de Jessé tinha, para com seu povo, um coração terno, um coração de pastor. Ele pode ter sido um soldado rude, que corria pelas montanhas de Judá como um cabrito montês. Pode ter sido um político que sabia manobrar o sistema, e que, quando a situação exigia, sabia ser duro e frio. Mas em seu coração ele amava o povo de Israel. Ele possuía uma ternura que chega a nos surpreender. Chegava a chamar o povo de ovelhas.
Isso começara quando ele ainda era bem jovem, no dia em que se defrontara com o gigante Golias. Ele saiu para enfrentá-lo dizendo:
-Este filisteu está insultando os exércitos de Deus. Está sendo uma vergonha para todo o Israel. Vou enfrentá-lo em nome do Senhor.
Ele amava o povo de Israel mesmo quando eles se mostravam ímpios, rebeldes e ingratos. Aliás, muitas das pessoas pelas quais ele arriscou a vida na guerra não o queriam como rei. Nos primeiros sete anos e meio após a morte de Saul só foi reconhecido como rei pelas tribos de Judá e Benjamim. Alguns diziam:
-Quem é Davi? Quem é esse filho de Jessé?
E, no entanto ele não deixou de amar a nação. E afinal, quando as outras Tribos o reconheceram como governante, ele poderia ter dito:
-Ei, onde é que vocês estavam nesses últimos sete anos? Podem ir plantar batatas!
Mas não. Davi não faria uma coisa dessas. Como muita humildade, o que ele disse foi:
-Está bem. Reinarei sobre vocês também, se o quiserem.

CORAÇÃO DE SERVO

Do ponto de Vista humano, se uma pessoa quiser atingir uma posição de liderança no mundo tem que possuir certos atributos tais como boa aparência, muito carisma, Ser um bom relações-públicas e dar entrevistas pela televisão. Mas ninguém tente usar essas armas para se posicionar bem no reino de Deus. Elas não funcionam. O Espírito Santo não permite isso. O que Deus procura no líder que ele elege é um coração de servo. E quem possui um coração de servo pode ser grandemente usado por Deus.
Em Davi, as evidências de que ele possuía esse coração já se manifestam na adolescência. Quando jovem, ele ajudava o pai vigiando as ovelhas no campo, enquanto os outros filhos de Jessé tentavam fazer carreira no exército. Eliabe, Abinadabe, Samá e todos os outros vinham para casa nas folgas, envergando pomposamente suas vistosas fardas, mas Davi – bom , já se sabe – estava fora, cuidando do rebanho. Mas o fato é que, enquanto os filhos mais velhos de Jessé estavam fazendo treinamento de manobras militares no exército de Saul, Davi estava sozinho, pelos campos, recebendo instruções do Deus de Israel.
Não é maravilhoso como Deus passa por cima dos regulamentos (das leis dos homens) para realizar sua vontade perfeita? Isso que é belo nessa vida de discípulo de Cristo.Deus nunca se preocupa muito em fazer as coisas da maneira esperada, passando pelos “canais competentes”.Ele cria seus próprios canais; estabelece seus próprios métodos.
Deus é quem escolhe os líderes que deseja. Ele não se importa nem um pouco se o homem é pastor de ovelhas, lavrador, pescador ou coletor de impostos. O que ele procura é um coração receptivo.
E naquele dia, quando espiava as colinas de Israel, seu olhar passou de relance por Eliabe, o filho mais velho, com sua farda vistosa, e parou no jovem pastor.
-Aqui está um homem segundo o meu coração, disse Ele. Esse rapazinho será o rei de todos eles.
E Davi poderia ter replicado:
-Mas, Senhor, pastoreando ovelhas? Andando com elas pelos pastos desertos? Como é que vou chegar a ser rei?
Mas foi ali, naqueles pastos, que Deus lhe deu a orientação necessária para se tornar rei. E os presunçosos irmãos dele, que estavam tentando a todo custo subir de posto, e que “pisavam” em Davi, nunca chegaram a ser nada na vida. No dia em que Davi apareceu no campo da batalha, eles disseram:
-O que está fazendo aqui, garoto? Está querendo exibir-se? Vá embora! Vá cuidar de suas ovelhas!
Contudo, depois que Davi derrotou Golias, alguém ouviu falar o nome deles? Chega a ser difícil lembrá-los.
Quando o pai de Davi lhe pedira para ir levar mantimento para seus irmãos no campo de batalha, ele poderia ter dito:
- Mas por que eu tenho que levar comida para eles? Estão sempre me depreciando. Não gosto deles. Mande um dos servos.
Mas não disse. Ele falou:
-Está bem, pai; eu irei.
E foi justamente por ter obedecido e ter ido levar aquele mantimento para eles lhe aconteceu o quê? Teve seu confronto com Golias. Se ele não tivesse obedecido a seu pai, e não tivesse feito o que ele mandara, não teria ido ao local da batalha exatamente na hora certa, no momento perfeito, determinado por Deus. E não teria derrotado Golias, e, do ponto de vista humano, poderia ser contaminado a ser um simples pastor de ovelhas pelo resto da vida. Mas como obedeceu em tudo, já que na juventude possuía um coração de servo, todas as coisas se encaixaram nos seus devidos lugares. Deus fez com que se encaixassem.
Observamos também que, quando Saul chamou Davi para que se tornasse seu auxiliar, ele demonstrou uma atitude humilde, de servo. A essa altura, Davi já sabia que seria rei depois de Saul. Já fora, ungido por Samuel. E quando foram lhe pedir que tocasse a lira para que Saul acalmasse os nervos, acedeu prontamente, sem resmungar. Ele poderia ter dito:
- Ei, eu sou o sujeito que calou a boca daquele falador do Golias? As mulheres estão cantando canções a meu respeito. Por que tenho de ficar aqui sentado, tocando lira para esse rei velho e nervoso?
Mas não disse: Pelo contrário, disse o seguinte: está bem; se tenho de tocar para este rei que está querendo matar-me, tocarei.

FIEL NO POUCO

A Bíblia diz que a pessoa que é fiel no pouco também será fiel no muito. Vamos raciocinar. Para Davi, cuidar das ovelhas de seu pai era pouco, não era? Mas o fato é que Deus estava observando-o .
Também era “pouco” levar alimentos para seus irmãos na frente de batalha. Mas Deus estava preparando uma grande oportunidade para ele, nessa ocasião.
O que é “pouco” e o que é “muito”? Será que existe mesmo esse “pouco”, existem pequenas responsabilidades ou pequenas tarefas na obra de Cristo?
Lembremos que Deus não mede as coisas pelo mesmo padrão com que medimos. Calculamos a medida do sucesso de uma pessoa pela divulgação que ela recebe, pela aclamação popular, pelo seu reconhecimento público. Mas Deus olha a fidelidade dela.
Qual foi o “pouco” que Deus lhe deu para realizar? Quais as pequenas responsabilidades de que ele o encarregou? Você se sente esquecido, ignorado, abandonado? Consagre seu serviço a Deus. Peça-lhe que o ajude a realizá-lo com a força dele, pela perspectiva dele, refletindo a alegria dele.
Existem muitas pessoas famosas no mundo hoje, recebendo muita atenção e aclamação geral. Deus ao olha para elas, mas procura pessoas insignificantes, que estão realizando tarefas simples, mas com grande fidelidade a Deus e com o coração totalmente dedicado a ele. Será que os olhos dele estão voltados para você?

CONCLUSÃO

Abra sua Bíblia e faça uma listagem das virtudes de caráter de Davi que não foi mencionada aqui. Responda à seguinte pergunta: o que havia em Davi que o tornava um homem segundo o coração de Deus? Mas não para aí. Não foi só por causa do registro histórico que Deus deixou essas coisas na Bíblia para as lermos. Nesses séculos todos, ele tem procura pessoas que estejam dispostas a deixar a mediocridade e passar a segui-lo de todo o coração. E ainda as está procurando.

0 Comments: