SUBSÍDIO - DAVI - LIÇÃO 4

sábado, 24 de outubro de 2009



LIÇÃO 4

25 DE OUTUBRO DE 2009


DAVI NA E O TEMPO DE DEUS EM SUA VIDA



INTRODUÇÃO

Mantermos paciente, especialmente, quando estamos na espectativa concernente a alguém ou alguama coisa é tarefa muito dificil, mas não impossível para o cristão nascido de novo.
O cristão, assim como Davi, deve aprender a ser paciente a fim de o caráter de Cristo ser formado nele. E pra tanto, requer tempo e muita perserverança, até que, as pessoas possam ver Cristo nele.

O TEMPO DE DEUS

Do ponto de vista Teológico, toda a discussão que envolve a questão de “tempo” é muito importante, sobretudo quando se sabe que há abundantes menções da expressão em toda a Bíblia, principalmente relacionada ao cumprimento de determinadas profecias (Jr 31.1; 33.15; 46.21; 50.4,27, 31, etc.). É o que se conhece como “tempo de Deus”, ou seja, o momento em que o Eterno realizará o cumprimento de determinada promessa. Em sentido pleno, todo o tempo pertence a Deus, pois Ele não apenas o precede (Is 43.13; Dn 7.9), transcende (Sl 90.4), mas também o criou (Gn 1) e domina (Sl 74.16), entretanto, quando se fala em “tempo de Deus, o que se quer assinalar é a sua intervenção direta em ocasiões especificas (principalmente as vaticinadas e preditas), as quais demonstram de maneira explícita sua soberania. Poderia, com razão, se perguntar; “Há algum momento, por mais fortuito que seja, que escapa à sua soberania?” Evidentemente que não!
Davi contrariou a regra humana da impaciência é preciso que admiremos ainda mais a sua biografia, pois ele esperou com paciência (Sl 40.1), Sendo perseguido por aquilo que via (o trono de Israel ocupado, visivelmente por alguém caído), e isso é um problema para o ser humano (Rm 8.24). Acredito até que Davi foi ungido aos 12 anos, a “espera dos dezoito anos” é absolutamente normal, mesmo porque não havia condições humanas (não divinas ou sobrenaturais) de ele ser respeitado como líder da nação. Se o Eterno fizesse Israel aceitá-lo nesta época, com certeza o comportamento da maioria seria semelhante ao de Golias que certamente pensou: “Mandaram uma criança? Não tem um homem para lutar comigo?”.
Davi esperou o “tempo de Deus” porque sabia que tal momento aconteceria em sua vida, não como algo independente e à parte de seu livre-arbítrio, mas como o cumprimento do propósito de sua existência; “Pois possuíste o meu interior; entreteceste-me no ventre de minha mãe. Eu te louvarei, porque de um modo terrível e tão maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem. Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe, e no teu livro todas estas coisas foram escritas, as quais iam sendo dia a dia formadas, quando nem ainda uma delas havia” (Sl 139.13-16). Eis o sentido da existência para o judeu: executar o projeto de Deus para a sua vida. (Gonçalves, José.et.al.Davi, As Vitórias e as Derrotas de um Homem de Deus, Rio de Janeiro, Cpad, 2009.)


O sofrimento produz a paciência, e a paciência produz a esperança

A história de Davi é emocionante, não só pelos seus feitos extraordinários, mais também, pela sua posição, ante o sofrimento e aflição que lhe sobreveio na vida.
Não é fácil, mas, temos de concordar que o sofrimento, é o perído que mais crescemos na vida, principamente, na vida espiritual, como aconteceu com Davi e muitos outros na Bíblia e na história do Cristianismo.
Porque é no sofrimento que aprendemos a depender menos de nós mesmos e confia mais em Deus.
A história de Davi mostra o quanto ele sofreu, o quanto ele foi humilhado. Mas, Davi sempre se encontrava pronto a aprender com seus sofrimentos e suas aflições. Ele, não só tiravam grandes lições dos seus sofrimentos, como também crescia e melhorava sempre. Foi nesses momentos que Davi mais buscou e mais aprendeu sobre Deus.
Davi aprendeu a viver o tempo de Deus na sua vida. O tempo de Deus na vida de Davi, também é um tempo de sofrimento. Deus emprega o sofrimento, não somente para fortalecer a nossa fé, mas também para nos ajudar no desenvolvimento do nosso caráter e retidão. Deus trabalhou o caráter de Davi no sofrimento.
Davi aprendeu a viver o tempo de Deus na sua vida e isso é que fez a difrença na sua vida, de derrota à vitória, de sofrimento à alegria.
O sofrimento na vida de Davi deu-lhe muitas esperanças e muitas experiências na vida.
Servindo de exemplo de paciência e perseverança para todos os cristãos que desejam ser melhor na sua vida cristã
O sofrimento na vida de Davi lhe trouxe muitas esperanças, inclusive, esperança de alegria e paz.


CONCLUSÃO

Deus fez tudo formoso no seu tempo. E não foi diferente na vida de Davi. Davi não entendia o tempo de Deus na sua vida, mas soube esperar no Senhor com muita paciência até o Senhor declarar a sua vontade a ele.
Deus mudou a história de Davi, porque ele pacientemente confiou no Senhor esperando o tempo de Deus na sua vida.
“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu” Ecl.3.1

0 Comments: