SUBSÍDIO DAVI LIÇÃO 5

sábado, 31 de outubro de 2009






LIÇÃO 5

1° DE NOVEMBRO DE 2009

DAVI E SUA EQUIPE DE LIDERADOS


INTRODUÇÃO

Davi como líder segundo o coração de Deus, é exemplo para todos os líderes cristãos da atualidade, tendo em vista, que, os princípios elementares para uma eficiente liderança são atemporais e universais.
O mundo está cheio de seguidores, gerente e supervisores, mas carente de líderes.
Líderes são pessoas comuns que acreditam ser colocadas sob circunstâncias extraordinárias, as quais fazem aparecer o seu potencial latente, produzindo um caráter que inspira a confiança de outros. O nosso mundo atual precisa desesperadamente de tais indivíduos.
Na verdade, muitos dos indivíduos que tem afetado profundamente a humanidade eram pessoas simples que foram vítimas de circunstâncias que exigiram as qualidades ocultas do seu caráter, ou, então, foram movidas por um objetivo pessoal apaixonado.
Davi é um exemplo de uma pessoa comum, de uma pessoa simples, mas foi movido por um objetivo, por um propósito pessoal apaixonado.
Iremos comentar esta lição, abordando mais o aspecto da liderança.

A NECESSIDADE DE LIDERANÇA

Na primeira lição, estudamos a Vocação de Davi e as circunstâncias em que ele foi chamado. Vimos que o povo de Israel possuía uma liderança teocrática, formada por pessoas escolhidas por Deus, as quais defendiam suas causas.
O povo não aceitando mais o sistema de liderança, e também o governo teocrático, pede para si um modelo de liderança igual das nações vizinhas, isto é, a monarquia. Sendo seu líder principal um rei.
Saul é escolhido rei, mas muito cedo em seu governo se demonstra não ser um líder eficiente, e, portanto desqualificado para ser líder de um povo eleito de Deus. (1 Sm 13.14;15.26-28).
As nossas nações, sociedades e comunidades estão sofrendo de um espantoso vazio de liderança a exemplo do povo de Israel nos dias dos Juízes de Israel.
Todos lamentam esta carência de verdadeira liderança no mundo inteiro. Sovinice, pusilanimidade e falta de visão caracteriza a atual safra de “pseudolíderes”.
Esta não é a primeira vez que o mundo é carente de liderança efetiva e de qualidade. Os maiores líderes da História surgiram quando as nações foram abaladas pelo caos moral, social, econômico, espiritual e político. A Bíblia registra isso. Deus exigia líderes de qualidade durante os períodos de crise da humanidade. A sua busca por liderança eficaz está expressa em inúmeras afirmações, como;

Busquei entre eles um homem que tapasse o muro e se colocasse na brecha perante mim, a favor desta terra, para que eu não a destruísse; mas a ninguém achei. (Ez.22.30).

Olhei, e eis que não havia homem nenhum... (Jr.4.25)

Daí volta às ruas de Jerusalém; vede agora, procurai saber, buscai pelas suas praças a ver se achais alguém, se há um homem que pratique a justiça ou busque a verdade; e eu lhe perdoarei a ela. (Jr.5.1).

Já agora não subsistirá o teu reino. O Senhor buscou para si um homem que lhe agrada e já lhe ordenou que seja príncipe sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o Senhor te ordenou. (1 Sm 13.14).

As escrituras e a história nos revelam que sempre que uma nação carece de líderes de qualidades, legítimos e justos, ocorre uma deterioração nacional. Revelam, que o remédio de Deus para este tipo de situação é a descoberta e o surgimento de líderes novos e competentes comprometidos com a justiça e a honestidade. Em suma, a lideraça de qualidade é a chave para uma vida e uma nação prósperas e pacíficas.

Assim como nos dias de Samuel, as nossas nações carecem dramaticamente de líderes competentes e comprometidos com a justiça. A igreja sofre desesperadamente a falta de líderes. Nossos jovens estão suplicando por líderes.
A resposta de Deus aos nossos problemas sociais, econômicos e morais é líderes qualificados, justos e honestos. Contudo, é impossível que um mundo injusto produza líderes honestos, e que um sistema injusto produza pessoas justas.

Não podemos funcionar sem líderes. Nossa qualidade de vida depende da qualidade dos nossos líderes. E como ninguém mais parece candidatar-se, compete a você tomar a iniciativa. Assim como fez Davi, quando não havia ninguém com coragem suficiente para enfrentar o gigante, ele se dispôs e venceu o gigante. Libere o líder que há dentro de você. Faça alguma coisa em prol da nossa nação, da comunidade, da igreja e das famílias.
O sofrimento de Samuel, não era somente, porque ele estava sendo deixado de lado pelo povo, mas porque ele via a necessidade de um líder competente e justo na frente do povo de Israel. Os seus filhos, não eram competentes para dirigir, governar e liderar o povo. Então, ele se encontra numa situação difícil. Foi quando Deus lhe manda a ungir a Davi rei de Israel.
Samuel na casa de Jessé, manda passar todos os filhos de Jessé diante dele, mas Deus não escolhe a nenhum. Então, Samuel pergunta: Acabaram-se os teus filhos? Nesta pergunta, a gente vê o desespero, a preocupação de Samuel. Passou todos os filhos de Jessé que ali se encontrava presente, mas, Deus não escolhera a nenhum. Quem sabe, ele deve ter pensado, Deus me mandou vir à casa de Jessé a ungir um dos seus filhos; e agora, o povo vai continuar sem líder! Não pode ser o Deus de Israel não mente, pensou consigo, e então, fez esta pergunta: Acabaram-se os teus filhos Jessé? Jessé lhe respondeu imediatamente: Ainda falta um, o mais moço, que está apascentando as ovelhas. Disse Samuel, agora aliviado e feliz: Manda chamá-lo, pois não nos assentaremos á mesa sem que ele venha. Pois, vir aqui, por causa dele.

Acredito que há atualmente, muitos que estão preocupados, sofrendo e até mesmo morrendo espiritualmente, psicologicamente e até fisicamente, com a ausência de líderes competentes e honestos. Que Deus, assim como nos dias de Samuel, levante líderes segundo a sua vontade para líder com competência e sabedoria.

Um verdadeiro líder é um modelo
para os seus seguidores.


COMPREENDENDO A LIDERANÇA

“Os grandes líderes nunca
desejam liderar, mas servir”

Liderança é a habilidade para conduzir outros pela influência.
Se este princípio for verdadeiro, então todos nós temos exercido algum grau de liderança em nossas vidas. A liderança também pode ser vista simplesmente como uma resposta à responsabilidade.

A liderança tem muito pouco a ver com o
que você faz, e é fundamentalmente uma
questão de se tornar o que você é.

Por conseguinte, se você alguma vez assumiu algum tipo de responsabilidade, que fosse para cumprir ordens dos seus pais, arrumar a cozinha depois de uma refeição familiar, fazer uma apresentação diante da classe, limpar as toaletes numa igreja, organizar um evento ou arrumar o seu quarto de dormir, em qualquer caso você estava exercendo alguma medida de habilidades de liderança.
Sei que você talvez nunca tenha pensado que algumas das atividades relacionadas acima tenham a ver com a técnica de liderança; contudo, é provável que o próprio conceito de liderança o impeça de se tornar o líder que você nasceu para ser. Além disso, é essencial notar que as atividades mencionadas anteriormente são funções de comportamento e não elementos de caráter. Em suma, você aprenderá que a liderança tem muito pouco a ver com o que você faz, e é fundamentalmente uma questão de se tornar o que você é.

O GRANDE E FALSO CONCEITO DE LIDERANÇA

Os grandes filósofos gregos como Platão, Aristóteles e Sócrates analisaram e exploraram a dinâmica do comportamento humano e a natureza da humanidade. Uma parte significativa da sua reflexão investigativa enfocava a arte e a dinâmica das relações sociais humanas relativas ao governo. Eles estudaram o complexo problema da liderança detalhadamente.

Uma de suas conclusões e doutrina básica foi de que a liderança é um produto de um dom natural e de características de personalidade. Em suma, um indivíduo nasce para liderar e outros para serem subordinados. Por muitos anos, este conceito de liderança tem prevalecido em numerosas escolas de pensamento praticamente intocável. O resultado é que tem produzido um conceito histórico e global de que o destino das massas é serem governadas por uma minoria privilegiada, condenadas pela providência ás suas circunstâncias, a viverem como lhes for ordenado.

Contudo, a História tem nos apresentado repetidamente fatos que contradizem a premissa deste conceito de liderança, e em muitas maneira, negam a noção de que os líderes são “natos”.
Inúmeros reis depostos e herdeiros desventurados de grandes fortunas podem atestar que os líderes não são natos – as pessoas tornam-se líderes. É como se os verdadeiros líderes se inventassem a si mesmos. Eles não são feitos num único seminário de fim de semana, como muitos dos porta-vozes da teoria de liderança sustentam.

Há indivíduos que, com base na teoria de Platão, jamais teriam sido aceitos como material de liderança, e, no entanto, tornaram-se alguns dos maiores líderes na história. Moisés, um fugitivo da Justiça de Faraó, um assassino e um homem que apresentava todo tipo de desculpa para não ser designado a liderar, tornou-se o maior legislador da história.
Gideão, o covarde hebreu, estava debulhando trigo para o seu pai fazendeiro quando recebeu o chamado para se levantar e tornar-se o libertador da sua nação. Sua resposta a este desafio foi: “Minha tribo é a mais fraca, minha família é pobre e eu sou o candidato menos plausível em minha família.” Não obstante, Gideão veio a ser um dos maiores líderes e guerreiros de sua geração.

Davi, um jovem insignificante pastor de ovelhas, considerado o menor da família, tem o seu lugar na história como o maior rei que a nação de Israel jamais produziu. Pedro, um simples pescador, foi catapultado à posição do maior líder da Igreja Cristã primitiva.

TODOS PODEM LIDERAR

Aprender a liderar é mais fácil do que muitos pensam, pois cada um de nós possui a capacidade de liderança. Líderes são simplesmente pessoas que ousam ser elas mesmas e são capazes de se expressar plenamente. Com isto quero dizer que eles sambem quem são quais os seus pontos fortes e as suas fraquezas, e como tirar o máximo proveito daqueles, compensando, os possíveis efeitos de suas deficiências. Eles também sabem o que querem, porque querem e como comunicar o que querem aos outros. Eles sabem como alcançar os seus objetivos.


Para um líder, a vida é uma carreira.

Para um líder, a vida é uma carreia. Você torna-se um líder quando decide não ser uma cópia mas o original. Em síntese, um líder não toma a decisão de ser um líder não apenas para o ser, mas sim para se maximizar total e livremente. Os verdadeiros líderes não tem interesse permanente em se expressar. O líder dentro de você revela-se quando você descobre o propósito e visão para a sua vida e se dispõe a realizar esse ideal sem transigir.

Todas as pessoas tem capacidade para liderar, lamento dizer que nem todas se tornarão líderes, especificamente no contexto confuso e antagônico me que vivemos. Um grande número de pessoas são meros produtos de suas circunstâncias e vítimas do seu contexto social. Falta-lhes vontade para mudar, para desenvolver o seu potencial e declarar independência das opiniões dos outros. Tornar-se um líder é sinônimo de se tornar você mesmo. É tão simples assim e tão difícil.

Você torna-se um líder quando decide
não ser uma cópia, mas um original


Todos nós somos capazes de liderança
por natureza, mas não poderemos
liderar correta e eficientemente se não
formos guiados pelo Espírito Santo de Deus.


O QUE É LIDERANÇA?

“Liderança é, primeiro, ser; depois, fazer. É a
habilidade para inspirar outros a se realizarem e
transformarem através dos seu exemplo.”

Por definição, liderança é simples, porém complexa. Por vários séculos tem sido feitos estudos para determinar o que é liderança.
Os resultados são tão variados como as tentativas para defini-la.
A “Administrative Quarterly” sintetizou-se assim, num estudo sobre o assunto:

“Ao analisarmos o caminho que a teoria da liderança tem percorrido, constatamos o fracasso da “teoria das características pessoais”, a “ teoria do grande homem” e a “ crítica situacionista”, estilos de liderança funcional e, finalmente, liderança sem líder, para não mencionar a liderança burocrática, liderança carismática, liderança centrada no grupo, liderança centrada na realidade, liderança por objetivos, e assim por diante.”

Este sumário da idéia das muitas teorias e conceitos que tem aparecido na tentativa de capturar a natureza complexa deste aparentemente enganoso fenômeno de liderança.Contudo, há vários princípios gerais que são comuns a todas as definições, e que merecem a nossa consideração.

Há uma diferença entre “liderança” e “líder”. O líder é a posição designada e o indivíduo que assume a posição, aceitando a responsabilidade e os deveres que acompanham a posição designada.

Liderança, por outro lado, é a função da posição designada e o exercício das responsabilidades envolvidas na posição. Há muitas circunstâncias em que os indivíduos que são nomeados e postos em cargos como líderes fracassam em exercer e providenciar a liderança. Em suma, um título e cargo não garantem desempenho e produtividade. Por conseguinte, é necessário que compreendamos as diferenças entre as duas idéias e tenhamos uma definição operacional de ambas.

LIDERANÇA

Uma definição simples e geral de liderança inclui a capacidade de influenciar, inspirar, animar, dirigir, encorajar, motivar, induzir, mover, mobilizar e ativar outros a perseguir um alvo ou propósito comuns, mantendo, ao mesmo tempo, o compromisso, ímpeto, confiança e coragem.

Liderança é a organização e coordenação de recursos, energias e relacionamentos num contexto produtivo para um resultado pretendido. Na sua forma mais simples, liderança é o gerenciamento de administradores em direção a um objetivo comum. Portanto, liderança, por sua própria natureza, incorpora uma visão e propósito claros que fornecem o combustível para a inspiração, motivação e mobilização.
A liderança é impossível sem uma visão ou propósito diretor que gera paixão para realizar. A visão ou propósito diretor é a fonte da qual a liderança extrai o seu campo magnético para ativar o compromisso, atração e confiança de outros. A liderança deriva seu poder de valores, convicções profundas e princípios corretos. Liderança é a mais alta perspectiva de gerenciamento.

A liderança consiste basicamente de dois componentes: o primeiro é a visão e valores; o segundo é inspirar e motivar outros a trabalhar em conjuntos com um propósito comum. Deve haver equilíbrio entre os dois componentes para que você possa experimentar uma liderança eficaz.

Inspiração é o oposto de intimidação, e é refratária a manipulação. Há, por assim dizer, muitas situações de liderança em que a motivação é o medo, em vez de um compromisso baseado numa resposta a uma vida inspirada.

A descoberta de si mesmo é a origem da liderança.


O QUE É UM LÍDER?

“Bons líderes empregam outros;
Grandes líderes promovem o desenvolvimento
de si mesmos e dos outros.”

Todas as pessoas tem a capacidade, potencial e matéria-prima para se tornarem líderes pelo desígnio do Criador.
Contudo, é uma tragédia que a maioria delas neste planeta sepultará no túmulo de um seguidor o líder oculto dentro de si.
De fato, muitas pessoas morrem sem nunca conhecerem o que realmente foram. Isto é porque muitos de nós somos meros produtos do nosso ambiente, sem vontade de mudar, desenvolver e maximizar o nosso potencial e nos tornarmos quem realmente nós somos.

Não é fácil tornar-se um líder; mas aprender a liderar é bem mais fácil do que pensa, pois Deus criou você com a capacidade de liderança. Você nasceu para lidera, mas em que se tornar um líder da mesma maneira que um bebê do sexo masculino tem que se tornar um homem.

Os líderes de hoje parecem ser espécies perigosas e, em muitos casos, estão sendo substituídos por gerentes. Outros tem confundido liderança com chefia. Contudo, é difícil e talvez impossível tornar-se algo que você não conhece ou não pode definir.

Davi e sua equipe de homens valentes deixam-nos algumas dicas de liderança eficaz.
Nós podemos ver na vida de Davi e de sua equipe:

NÃO É UM ATO DO HOMEM

A palavra “líder” é definida como alguém que conduz por influência, ou que aponta o caminho indo à frente ou junto de outrem. Não importa o título, você não pode tornar-se um líder sem seguidores. Em suma, uma pessoa que tem subordinados mas não são seguidores, não é um líder. Os subordinados que não são seguidores podem ser considerados como um recurso a ser administrado, em vez de seguidores a serem liderados. Em linguagem simples, um líder é alguém que conduz outros à liderança. Ele lidera a si mesmo primeiro e, agindo assim, inspira outros a segui-lo rumo à liderança.
Um líder é aquele que influencia outros a segui-lo em prol de uma causa ou propósito comuns, e possui o caráter que inspira a confiança deles.

O QUE FAZ COM QUE ALGUÉM SE TORNE UM LÍDER

Ninguém nasce líder, torna-se um. Todos tem a capacidade e potencial para se tornarem líderes.
Davi é um exemplo. Ele se tornou líder quando obedeceu ao seu pai quando este lhe mandara cuidar das ovelhas. Ele se mostrou líder quando aceitara o convite de Saul para tocar harpa. Ele se mostrou com propósito de líder ao enfrentar o gingante. Davi desenvolveu o seu potencial de líder que havia dentro dele, não só pelas circunstâncias, mais também pelo propósito que tinha em seu coração.

Os líderes eficazes revelam alguns ingredientes básicos que todos eles compartilham, os quais são:

1. Propósito
A chave fundamental para se tornar um líder é a descoberta e captura de um sentido de propósito para a sua vida. O propósito é o desígnio original, uma razão para a criação ou existência de uma coisa. Descobrir o propósito pessoal para sua vida é encontrar a razão e significado para viver.

2. Paixão

A paixão é um profundo desejo controlador que faz do compromisso do líder para com o propósito um caso de amor com o destino. O líder ama o que faz e ama fazê-lo. O seu trabalho é a sua vida. Jesus enunciou isto quando declarou: “ A minha comida é fazer a vontade de meu pai”. Davi mostrou esta paixão quando enfrentou o urso, o leão, e também quando enfreou o gigante Golias.

3. Integridade

Esta envolve conhecimento próprio, lealdade e maturidade. “Conhece-te a ti mesmo” é a inscrição sobre o oráculo de Delfos, sendo ainda uma das tarefas mais difíceis que enfrentamos. Mas até que você se conhece de verdade, suas virtudes e fraquezas, o que quer fazer e por que deseja fazê-lo, você não pode experimentar nenhum sucesso significativo em sua vida. O líder conhece os seus defeitos e fraquezas e lida com eles diretamente. O líder se empenha em descobrir o seu potencial pleno.

4. Confiança

A integridade é a base da confiança, que é um produto da liderança. È uma qualidade que não pode ser adquirida – ela tem que ser ganha. Ela é concedida por colegas de trabalho e seguidores e, sem ela, o líder não pode funcionar. “A confiança é um produto do tempo e da integridade”.
A confiabilidade é, quem você é e o que pode fazer. Confiabilidade é o fundamento da lealdade. Para que você se torne um líder eficaz, você deve conquistar o respeito e confiança dos outros.

5. Curiosidades e ousadia

Um líder deseja correr riscos, avançar com fé, tentar novas coisas e desafiar as convenções.
Ele não se preocupa com o fracasso, pois sabe que aprenderá algo com ele.
É importante notar que nenhum dos ingredientes mencionados aqui são qualidades inatas e não podem ser mudadas. O que é verdadeiro para os líderes também é verdadeiro para todos nós – nós somos a nossa própria matéria-prima. Os líderes são verdadeiramente como exploradores corajosos. Ele possuem um senso tão elevado de propósito e segurança que se regozijam com o desconhecido.
O mundo anseia por e confia em pessoas que lutam pelo que acreditam, mesmo que não tenham o apoio de ninguém.

A essência de se tornar um líder é conhecer e tornar-se você mesmo.

Para se um líder, você precisa se conhecer e tornar-se você mesmo. Conhecer-si
a si mesmo significa separar, quem você é e quem deseja ser daquilo que o mundo pensa que você é e quer que você seja. Ninguém pode ensinar-lhe como tornar-se você mesmo e a expressar completamente o que você é exceto você.


Os verdadeiros líderes aprendem de outros
mas não são feitos por eles
nem se tornam outros.

LIDERES, NÃO GERENTES

É essencial que distinguimos a diferença entre um “gerente” e um “líder”. É importante que estes conceitos sejam compreendidos, porque há muitas situações em que gerentes tem sido confundidos com líderes e colocados em posições nas quais são incapazes de atuar, frustrando, assim, a organização e seus colegas.

Esta diferença pode ser expressa no ditado seguinte: “Há quatro tipos de pessoas no mundo: aquelas que olham as coisas acontecer, aquelas que deixam as coisas acontecer, as que perguntam o que aconteceu e aqueles que fazem as coisas acontecer”. Os líderes são aqueles que fazem as coisas acontecer, os gerentes estão nos outros grupos. Líderes são aqueles que dominam o contexto; gerente são aqueles que se submetem a ele. Todos os líderes foram gerentes no seu caminho rumo à liderança.

Warren Bennis, professor de Administração de Empresas na Universidade da Califórnia, apontou algumas destas diferenças em seu livro sobre liderança. Elas são enormes e cruciais. Observe a lista a seguir e confira o seu estado de liderança.

O gerente administra, o líder inova.
O gerente é uma cópia, o líder é original.
O gerente mantém, o líder desenvolve.
O gerente concentra-se nos sistemas e na estrutura, o líder concentra-se nas pessoas.
O gerente confia no controle, o líder inspira confiança.
O gerente tem um raio de visão limitado, o líder tem uma perspectiva de longo alcance.
O gerente pergunta como e quando, o líder pergunta tem o quê e por quê.
O gerente tem os olhos na linha do futuro, o líder tem os seus olhos no horizonte.
O gerente imita, o líder cria.
O gerente aceita o status quo, o líder é ele mesmo.
O gerente é o clássico bom soldado, o líder é ele mesmo.
O gerente faz bem as coisas, o líder faz a coisa certa.

Líderes são indivíduos que declaram independência das expectativas dos outros e decidiram ser verdadeiros para com eles mesmos diante de uma sociedade que pretende que todos sejam iguais.

Lembre-se, a liderança depende de habilidades em fazer com que as pessoas queiram ser lideradas voluntariamente. Eles não são formados em cursos promovidos pelas empresas nem em cursos universitários – eles tornam-se líderes pela experiência.

Portanto, um verdadeiro líder está mais preocupado com a expansão do que com o emprego. Ele não tenta clonar pessoas ou fazer todos os outros à sua imagem. O seu desejo profundo é ajudá-los a se descobrir e explorar as suas habilidades, talentos, dons e potencial. Para ele, contanto que elas tenham os mesmos objetivos não é importante que elas tenham a mesma personalidade.





Extraído do livro, Tornando-se um líder
Todos podem conseguir
MYLE MUNROE, EDITORA KOINONIA.

0 Comments: