SUBSÍDIOS DAVI LIÇÃO 2

domingo, 11 de outubro de 2009



LIÇÃO 2
11 DE OUTUBRO DE 2009
DAVI ENFRENTA E VENCE O GIGANTE
INTRODUÇÃO
Temos duas fontes excelentes para entendermos o crescimento de Davi até a grandeza. A primeira é o relato da história de sua vida, que encontramos em 1 e 2 Samuel, 1 Reis e 1 Crônicas. A segunda são os Salmos escritos pelo próprio Davi, os quais retratam essa vida rica em sentimentos e emoções e revelam suas atitudes e seu coração em vários estágios de sua existência. Precisamos explorar tanto as fontes históricas quanto as poéticas, pois Davi é a chave para compreensão do maior e melhor período da história de Israel. Além disso, Davi é um modelo espiritual para nós.
OS INIMIGOS DO POVO DE DEUS
O jovem Davi, que provavelmente ainda não tinha vinte anos de idade, ficou pasmado, pois nenhum pagão que desafiasse o exército do Deus vivo poderia ter chance de vitória! O Senhor certamente daria a vitória ao homem que aceitasse o desafio.
Os Filisteus
A definição da origem e raça dos filisteus tem provocado controvérsias entre os historiadores, mas é idéia bem aceita que eles procederam da ilha de Creta, e o termo “quereteus”, como o qual são identificados na Bíblia (1 Sm 30.14;Ez. 25.16), significaria cretenses.
Os Filisteus seriam descendentes de Casluim, filho de Mizraim, filho de Cão (Gn.10.14), tendo adquirido notoriedade na Palestina ente os anos de 1200 a 1000 a.c., quando opuseram forte resistência aos israelitas, na ocupação da “terra de Canaã”. E o território que eles ocuparam, uma planície costeira da fronteira sudoeste de Canaã, com apenas 100 km de extensão e bem menos de largura, era chamado de “eres pelistia” ou “Filistia”, originando-se daí o nome Palestina. Embora os filisteus tenham se destacado por volta de XIII a.c., a Bíblia menciona contatos deles com os patriarcas hebreus por volta do século XIX a.c., quando Abraão, e posteriormente seu filho Isaque, se relacionaram com um rei filisteu de nome Abimeleque (Gn.21.22;Gn 26.1).
Sabe-se, por exemplo, que os filisteus, por ocuparem um território litorâneo do Egito até
Gaza, obrigou os israelitas, por ocasião da sua saída do Egito, a se desviarem mais para o interior, a fim de evitar o “caminho dos filisteus” (Ex.13.17). Outro dado importante é o de que os filisteus possuíam o monopólio da indústria do ferro, metal usado na produção de armas de guerra.
Os filisteus ocuparam cinco cidades na Palestina (Gaza, Ecrom, Asquelom, Gate e Asdode), e destas somente Gaza ainda existe com certa importância, sendo que Ecrom e Asdode são pequenas Aldeias, Asquelom jaz em ruínas e Gate desapareceu há muito tempo.
O General Pompeo, de Roma, anexou o território Filisteu mais tarde à província romana da Síria.

Golias o inimigo de Davi

A numerosidade dos filisteus já era de espantar-se “E os filisteus se ajuntaram para pelejarem contra Israel: trinta mil carros, e seis mil cavaleiros, e povo em multidão como a areia que está à borda do mar; e subiram e se acamparam em Micmás, ao Oriente de Bete-Àven” (1 Sm 13.5). Tinha muito ferro e todos os instrumentos de aprimoramento. Pois eles dominavam essa pratica muito bem. Os israelitas, povo pastoril, acostumados com a vida no campo ainda não dispunha das armas que os filisteus já estavam acostumados a fabricar e manusear com muita habilidade.
A Bíblia registra um confronte anteriormente entre Filisteus e Israel. Os filisteus deixam o povo de Israel assustados que muitos procuram se esconder nas cavernas. E nesse momento, apenas Saul e Jônatas seu filho possuem espadas. Mas mesmo assim, o povo de Israel devia pagar para amolar suas espadas e seus instrumentos de ferro que possuía em pouca quantidade.
A situação ainda piora quando aparece agora um gigante no meio do povo filisteu. Um homem de estatura física de aproximadamente 2,76 a 3 m de altura. Portando uma lança com ponta de ferro de aproximadamente 7 kg de ferro. Uma armadura de aproximadamente 55 a 60 kg. Tinha a sua cabeça um capacete de proteção e nas suas pernas joelheiras e nos seus pés sapatos especiais para aquele fim. Um guerreiro, um lutador, um campeão! Já haviam obtido muitas vitórias para seu povo e agora afronta o povo de Israel.
Olhando assim, Davi não tinha nenhuma chance se quer para sair com vida dessa batalha. Mas Davi tinha experiência com Deus, ele sabia que aquele incircunciso afronta não ao povo de Israel em si, mas, sobretudo a Deus.
A visão que Davi tinha de Deus era de um Criador e sustentador de todas as coisas, portanto Deus iria dar vitória a ele contra Golias.
“Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu vou a ti em nome do Senhor dos Exércitos de Israel, a quem tens afrontado” “e saberá toda esta congregação que o Senhor salva, não com espada, nem com lança; porque do Senhor é a guerra, e ele vos entregará na nossa mão” “e Davi meteu a mão no alforje, e tomou dali uma pedra, e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa; e a pedra se lhe cravou na testa, e caiu sobre o seu rosto em terra”.
Observe a coragem e ousadia do jovem Davi. Ele confiava inteiramente em Deus. A arma que Davi dispunha era uma funda e foi essa arma que Deus deu a vitória a Davi. Deus foi o segredo da vitória de Davi contra o gigante Golias.
Davi lutava a batalha de Deus. Os seus irmãos, a batalha de Saul.
Olhando a cena, a gente ver um homem valente, Davi e por outro, a gente ver um homem covarde e medroso, Golias. Que aproveita da sua estatura física, das suas armas para afrontar um povo pastoril, um jovem pastor! Que covarde! Igual a Saul, responsável pelo povo, aquele que foi escolhido para estar à frente do povo, defender o povo, mas estava se escondendo da sua responsabilidade de batalhar.
Davi enfrente e vence o gigante
A cena da vitória de Davi não é o começo da história. Essa vitória está arraigada aos anos tranqüilos que Davi viveu como pastor no campo, ao medo que Davi deve ter sentido das feras do campo à volta dele e à coragem testada muitas vezes quando saía para enfrentar seus desafios. Está arraigada ainda na percepção crescente que Davi tinha da presença de Deus e na sua confiança no Senhor.
Davi não tinha experiência militar igual a Golias, não carregava uma espada, nem uma lança, nem um escudo. Mas Davi tinha experiência no campo cuidando das ovelhas de seu pai, Jessé. Ser pastor de ovelhas, num campo onde há feras terríveis não é pra qualquer pessoa. Havia muitos perigos que um pastor podia correr num campo cuidando de ovelhas, desde animais selvagens a salteadores.
Davi já havia matado um leão e um urso. Quando estes tentaram comer as ovelhas do seu rebanho. Ele mesmo, isto é, Davi descreve para o rei Saul que tinha todos os quesitos para enfrentar o gigante Golias, pois ele já havia enfrentado feras piores.
Com essa experiência e cheio de confiança em Deus Davi partiu contra o gigante e pegando da sua funda e colocando uma pedra lançou contra a cabeça do gigante, cravando a pedra na testa. O gigante cai e Davi rapidamente pega a espada que o gigante carrega e corta a cabeça dele.
Davi vence o gigante e coloca todo o exército filisteu para correr!

0 Comments: