Ensinador Cristão - DAVI LIÇÃO 6

sábado, 7 de novembro de 2009







LIÇÃO 6


DAVI UNIFICA O REINO DE ISRAEL





Não é fácil administrar uma casa dividida. Um líder precisa, em uma situação como esta, unificar os grupos que estão separados para que haja harmonia entre os irmãos. Este era o caso de Davi, que quando se tornou rei, encontrou uma nação dividida. Para que possamos entender o que aconteceu, vejamos:



a) Após a morte de Saul, Abner, seu general, colocou o quarto filho de Saul, Isbosete( também conhecido por Esbaal), no trono de Israel. Ele reinou sobre Israel, Gileade e sobre as tribos de Efraim e Benjamim. Houve uma indisposição entre esses dois homens por causa de uma mulher. Soma-se a isso o fato de que Abner, além de ser o comandante do exército, “ Se esforçava na casa de Saul” ( 2 Sm 3.6).
b) Abner foi morto a traição por Joabe, general de Davi, sem que Davi soubesse do fato. Desta forma, o exército de Saul fica sem um comandante digno.
c) Isbosete, herdeiro de Saul no trono, foi assassinado, deixando vago o reino, Seus assassinos foram mortos por Davi, pois mataram “um homem justo em sua casa, sobre a sua cama”, 2 Sm 4.11. Aqueles homens receberam a morte como recompensa por sua maldade.
d) As tribos governadas por Saul procuram Davi para que reine sobre elas, pois reconhecem que Davi seria, como Deus havia prometido, chefe sobre todo o Israel. Assim, todas as tribos se juntaram a Davi.


Davi capturou Jerusalém e a transformou em capital de Israel. Uma não precisa de um centro para organização e comando, onde as decisões possam ser tomadas de forma adequada e a administração funcione de forma a beneficiar todo o povo. Jerusalém foi o local onde Davi fez a capital de Israel. Sobre esse assunto, comenta W.T. Purkiser, onde Isbosete havia reinado, nem Hebrom, que havia sido a capital de Judá, eram adequadas para serem a capital da nação. A primeira fica na Transjordânia, fora da própria terra da Palestina; a segunda estava longe, ao sul, identificada muito mais com a tribo de Judá. Assim, Davi e seus homens vieram a Jerusalém, uma antiga cidade jebusita, situada ao sul de Benjamim, mas não distante da fronteira norte de Judá. Ela fica em um planalto na região montanhosa, aproximadamente 32 quilômetros a oeste da extremidade do Mar Morto. O terreno é fortificado pela própria natureza de tal maneira que, em tempos antigos, foi capaz de resistir a longos cercos” (pág.236). È digno de nota que a Bíblia relata a sua conquista por Davi. Os moradores desta fortaleza zombaram de Davi, alegando que os coxos e cegos da cidade teriam capacidade de repelir qualquer investida contra a cidade. Nesta ocasião, os soldados de Davi entraram na fortaleza, possivelmente rastejando por um “canal” (2 Sm 5.8) Por este lugar os soldados entraram na cidade e a tomaram, fazendo dela, posteriormente, a casa de Davi.

*Extraído da Revista Ensinador Cristão, Ano 10 -n° 40 - por Alexandre Coelho.

0 Comments: