Ensinador Cristão - DAVI LIÇÃO 7

sexta-feira, 13 de novembro de 2009






LIÇÃO 7



A EXPANSÃO DO REINO DAVÍDICO

O império de Davi cresceu com uma junção de estratégias políticas e vitórias militares. Primeiro, Davi se sagrou como um grande combatente que dependia de Deus, desde a época em que estava com Saul. Dessa forma, ganhou fama como estrategista não apenas em Israel, mas também entre seus inimigos. Convenceu seu povo em relação às suas ações, e após conquistar Jerusalém, fez dela o centro de seu governo, tendo em vista sua posição geográfica e a estrutura protegida daquela cidade. A seguir, tratou de destruir o poder dos filisteus, tomando a cidade de Gate e desmantelando a unidade filistéia, que tanto trabalho deu a Israel. Mas era necessário travar outras batalhas para que a nação estivesse em paz. Ele derrotou a nação de Moabe, além de Zobá e Damasco (estes dois últimos reinos fizeram uma aliança para combaterem Davi, mas foram derrotados, e deixaram para Davi muitos escudos de ouro como despojos de guerra – 2 Sm 8.12-13). Depois, derrotou também os edomitas e amonitas, trazendo efetiva segurança para seu povo.

Comenta Neta Kamp de Money: “ De todas estas guerras que Davi sustentou com seus vizinhos inimigos, inspirado por seu zelo em prol da segurança de Israel em face da agressão estrangeira, bem como pela conservação de seu culto para contrapor-se à insidiosa infiltração do paganismo dos povos circunvizinhos, saiu-se vitorioso, e como resultado, o império entregue a Salomão era o maior daquela época, estendendo-se desde o império limítrofe meridional entre Israel e Egito, até ao curso superior do Eufrates ao Nordeste.”

Sua própria experiência e o período dos juízes provaram que a nação não poderia depender de um exército formado pelo povo. Por esta razão, Davi criou um exército de soldados profissionais...” (Dicionário Vine, CPAD, pág. 528).

A questão espiritual no Reino de Davi. Não podemos esquecer que a prosperidade de Davi na liderança de Israel se deve também ao fato de que sua preocupação com o culto ao Senhor foi prioridade em sua administração, e fez o que pode para restaurar a adoração ao Senhor, mas desta vez na capital, Jerusalém. “Ele o fez estabelecendo a adoração do povo de Israel de acordo com a Lei Mosaica, como se pode ver no ritual da Arca. Colocando a Arca, símbolo do Deus Invisível, no centro do país, Davi centralizou a adoração em Jerusalém e preparou o caminho para o templo” ( Dicionário Vine, CPAD, pág.528). Ele estabeleceu um programa elaborado para os levitas - que estavam espalhados por toda a nação - fazendo com que sua participação nos cânticos, na adoração e no ensino fosse mais efetiva. Portanto, toda esta prosperidade caminha ao lado com a preocupação com a fé nacional no Deus Vivo e Verdadeiro.





Extraído da Revista Ensinador Cristão, Ano 10 – n° 40 – Por Alexandre Coelho

0 Comments: