Ensinador Cristão -DAVI LIÇÃO 9

domingo, 29 de novembro de 2009









LIÇÃO 9



O PECADO DE DAVI

Davi esteve, em sua trajetória, colecionando esposas, o que desagradava a Deus. Por não ter uma vida regrada neste aspecto, acabou cedendo ao pecado em um momento de tranqüilidade, quando o sucesso havia sido alcançado.
Não é pecado ter sucesso na liderança. A questão é como reagimos ao sucesso obtido e o que fazemos com ele.

Richard D.Phillips comenta que “ o sucesso tem um efeito desorientador sobre a maioria de nós. Depois de lutar tanto tempo para chegar à tão sonhada posição no topo, deixamos de fazer as coisas que nos levaram até ela”.
E o pecado pode atacar os que estão na liderança e levá-los direto para a queda.

Davi deu muitas vitórias ao seu povo. Derrotou os filisteus do oeste, os moabitas do leste, e os arameus de Damasco, no Norte, dominando a Síria ( 2 Sm 8-10). “E o Senhor ajudava Davi por onde quer que ia. Reinou, pois, Davi sobre todo o Israel; e Davi julgava e fazia justiça a todo o seu povo”, 2 Sm 8.14-15. Aqui vemos Davi no auge de sua liderança e dependência de Deus. Entretanto, em 2 Sm 11, vemos o seu pecado. Davi deveria estar no combate, mas estava em seu palácio, deixando suas tropas sob os cuidados de outra pessoa. Deixar que outras pessoas façam o que podemos fazer é delegação, e isto não constitui um problema. A delegação auxilia os liderados a executar tarefas cada vez mais responsáveis. O problema reside no fato de que aquele era o tempo de os reis estarem na guerra.

Quando esquecemos a hora de fazer a nossa parte na obra de Deus, abrimos brechas para a tentação e o pecado. No tempo em que devemos trabalhar, não podemos:
a) Estar ociosos, tirando um cochilo enquanto o combate está acontecendo: “Levantou-se Davi do seu leito”;
b) Andar sem objetivos: “Andava passeando no terraço da casa real”; Se você acorda e não possui um objetivo correto, volte para sua cama!;
c) Depositar nosso olhar naquilo que não provém de Deus; “Viu uma mulher que estava tomando banho; e era mui formosa”. A cobiça dos olhos derruba qualquer pessoa;
d) Interessar-nos por aquilo que não é da nossa conta: “Davi mandou perguntar quem era”. Não bastou para ele o olhar. Ele quis saber quem era ela para a tomar para si;
e) Atrair para si o que não era seu: “Enviou Davi mensageiros que a trouxessem”. Como rei, seria ruim envolver-se diretamente, então ele usou terceiros para aumentar seu pecado;
f) Efetivar o pecado; “ela veio, e ele se deitou com ela”. Como se não bastasse, para ocultar seu pecado, matou o esposo de Bate-Seba e a tomou como esposa de forma oficial.

Davi foi vencido porque desprezou a Palavra do Senhor e fez o que era mal aos seus olhos. Observe que “desprezar a palavra do Senhor” neste caso foi cometer o adultério e o homicídio com dolo. Não há homem ou mulher imune à tentação quando se esquece de Deus.







*Extraído de Ensinador Cristão Ano 10 - n° 40 , por Alexandre Coelho.

0 Comments: