Ensinador Cristão -DAVI LIÇÃO 10

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009












LIÇÃO 10

DAVI E O PREÇO DA NEGLIGÊNCIA COM A FAMILIA

Davi teve diversas esposas e filhos. Não é difícil imaginar que em um lar onde há diversas mulheres e filhos competindo pela atenção de um único homem, a paz e a felicidade certamente não andam juntas. Na época em que cometeu adultério com Bate-Seba, Davi tinha seis esposas. Não se preocupou muito em educar e disciplinar seus filhos, e o resultado foi catastrófico. O relato bíblico aponta não apenas o resultado de sua indolência para com os filhos:

a) Um irmão, Amnom, violenta sua meio-irmã, Tamar (2 Sm 13.1-17). Sua paixão durou pouco, e após o intercurso sexual, desprezou aquela por quem estava apaixonado;
b) O irmão desta, Absalão, revoltou-se com a inércia de seu pai em dar um castigo exemplar a Amnon;
c) Davi ficou apenas irado com Amnon, mas não fez nada para discipliná-lo de forma exemplar! (2 Sm 13.21);
d) Davi nada fez para consolar sua filha violentada e humilhada. Tamar teve de lidar com o desprezo do estuprador e o desinteresse do pai;
e) Absalão esperou por dois anos, alimentando o ódio por Amnon, e o matou depois pelo estupro ( 2 Sm 13.23,32);
f) Absalão tem de fugir e fica fora do país por três anos. Desta forma, Davi mostrava a fragilidade nas relações familiares ocasionada por sua falta de disciplina com os filhos e na própria vida sexual. No saldo da falta de ação de Davi, houve uma filha estuprada, dois filhos mortos e outras mulheres violentadas, e na frente do povo ( 2 Sm 7.23). Pode parecer estranho,mas o homem segundo o coração de Deus, que se lembrava de Deus em meio às lutas, guerras, perseguições e momentos alegres e vitoriosos, esqueceu-se de orientar e corrigir seus filhos, permitindo que eles vivessem como queriam.
Se temos filhos, precisamos tratar com eles de forma íntegra.
Não é justo cobrar deles o que não temos, nós mesmos, condições de realizar. É preciso passar tempo com eles, ensinando pelo exemplo a ser fiéis a Deus e dando-lhes a atenção que eles merecem. “ Como Flechas na mão do valente, assim são os filhos da mocidade”, Sl 127.4. Como pais, devemos ter resistência e flexibilidade, pois este equilíbrio permite ao arco apontar e lançar as flechas aos alvos e distâncias corretas. Portanto, seja equilibrado e cuide bem dos filhos que Deus lhe deu.
A família é o nosso primeiro rebanho, o lugar em que Deus deseja que possamos atuar em nome dEle. De nada adianta nos “dedicarmos” às coisas de Deus, se a família que Ele nos dá de forma graciosa é desprezada. Nada é mais espiritual que cuidar de nossa família, e se ela é por nossa culpa, que exemplo temos para dar diante do rebanho? Paulo diz: “ Mas, se alguém não tem cuidado dos seus e principalmente dos da sua família, negou a fé e é pior do que o infiel”, 1 Tm 5.8. É dessa forma que Deus aufere quem milita em sua obra e esquece de zelar pela sua própria casa.



*Extraido da Revista Ensinador Cristão, Ano 10 - n° 40 - CPAD - Por Alexandre Coelho,

0 Comments: