Ensinador Cristão - Davi - Lição 13

sábado, 26 de dezembro de 2009













LIÇÃO 13

DAVI, UM HOMEM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS

Neste trimestre, estudamos os pontos altos e baixos da vida de Davi. Deus amou esse homem que da sua descendência veio o Senhor Jesus.

Se fizermos uma retrospectiva da vida de Davi, veremos que ele buscou andar de acordo com a vontade de Deus, e sua vida nos ensina muitas coisas. Sendo filho mais novo, não desprezou sua função de pastor e foi escolhido para o posto mais alto da nação, pois Deus viu que o cuidado que ele tinha com as ovelhas teria com a nação também. Ele se conduziu de forma prudente na corte, um ambiente onde muitas pessoas buscam o poder por meios escusos. Por onde passou obteve sucesso porque dependia de Deus. Foi um músico exemplar, afastando o mal com a sua música. Teve a oportunidade de fazer justiça com as próprias mãos quando estava sendo perseguido sem causa, mas poupou a vida de seu perseguidor, pois reconheceu que não cabia a ele agir em nome de Deus; Deus ungira a Saul, e Ele consertaria as coisas.

Como líder, atraiu homens perturbados, endividados e perseguidos, e os transformou em um exército de homens valentes.
Soube ouvir conselhos prudentes, e os seguiu , atendendo sempre ao bom senso. Soube estar bem quando sozinho e quando acompanhado, e mesmo em aperto, quando seus próprios soldados falavam em matá-lo, buscou ao Senhor e obteve êxito naquela empreitada.

Davi teve seus momentos ruins. Colecionou mulheres ao longo de sua vida. Quando devia estar em guerra, estava no palácio descansando. Não vigiou quando no palácio, fixou seu olhar em uma mulher nua tomando banho, caiu em adultério, fez o que pode para ocultar as provas de seu delito e cometeu o assassinato de um de seus melhores homens de forma covarde.
Não disciplinou seus filhos quando necessário, teve em sua casa um incesto e não se pronunciou contra o estuprador. Dois de seus filhos, Absalão e Adonias, tentaram dar um golpe para obter o reino a força, o que lhes custou no final a vida e deixou Davi abatido. Viu a espada consumindo sua casa, e o que fez em oculto com Bate-Seba Deus permitiu que fosse feito com suas mulheres, e diante do povo. Por ser um homem de guerra, não pode construir o templo para o Senhor. Mas por ser um homem segundo o coração de Deus, teve um coração quebrantado quando ouviu a repreensão divina.

Precisamos entender que o fato de Davi amar a Deus não o impediu de pecar, mas o trouxe de volta para o altar quando necessário. Garantiu o perdão divino para a sua vida e o prosseguimento da promessa de Deus, apesar de tudo o que aconteceu.
Assim é a pessoa segundo o coração de Deus: sujeito a falhas, mas sempre quebrantada diante do Senhor.


*Extraído de Ensinador Cristão, Ano 10 – N° 40, CPAD - por Alexandre Coelho.

0 Comments: