SUBSÍDIO-DAVI-LIÇÃO 10

sábado, 5 de dezembro de 2009









Lição 10


06 de dezembro de 2009


Davi e o Preço da Negligência na Família

TEXTO ÁUREO


"Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia"
(1 Tm 3.4).


VERDADE PRÁTICA

Não adianta termos êxito em tudo se a nossa família é uma prova do nosso fracasso.


HINOS SUGERIDOS 77, 141, 210


LEITURA DIÁRIA


Segunda 2 Sm 6.16 O injusto desprezo de uma esposa

Terça 2 Sm 11.1-4; Êx 20.14 Adultério, o inimigo do lar

Quarta 2 Sm 12.11 O juízo divino sobre a família de Davi

Quinta 2 Sm 15.6 Um filho rebelde

Sexta 2 Sm 12.16; 1 Cr 29.19 A oração de um pai em favor de seu filho

Sábado Pv 23.13 A disciplina dos filhos


LEITURA BÍBLICA EM CLASSE


2 Samuel 13.2,5,10-12,14,15


INTERAÇÃO


Prezado professor, como está a sua família? Todos estão bem? Você tem tido cuidado com o seu cônjuge? Será que, como pai, você não está cometendo os mesmos erros que Davi? Pense... A família é o nosso maior patrimônio. É uma das grandes dádivas de Deus para nós. Davi foi um dos maiores reis de Israel, no entanto, fracassou na educação e na formação dos seus filhos. Ele não colocou sua família entre as suas prioridades. Reflita com seus alunos acerca dos erros cometidos por Davi em sua vida familiar e encoraje-os a cuidar e proteger sua família.


OBJETIVOS


Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Identificar a negligência de Davi em relação à sua família.
Compreender o papel da disciplina na educação dos filhos.
Reconhecer a importância do afeto e da presença dos pais na vida dos filhos.


ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA


Reproduza o quadro abaixo e providencie uma cópia para cada aluno. Caso seja possível, apresente-o em forma de slides no PowerPoint. O fato de Davi haver transgredido a Lei Mosaica (Dt 17.17), adquirindo para si muitas mulheres, trouxe-lhe consequências terríveis. Tais consequências não atingiram apenas o "homem segundo o coração de Deus", mas toda a sua família. Utilize o quadro para refletir com seus alunos a respeito de questões familiares, tais como fidelidade conjugal, educação de filhos etc.


COMENTÁRIO



INTRODUÇÃO

Palavra Chave: Negligência ,Desatenção; descuido; desleixo

É fácil ressaltar um lado do caráter de Davi à custa de outros aspectos. Alguns veem Davi como um homem de qualidades e características inigualáveis, assim encontram desculpas para suas fraquezas. A realidade é que Davi tinha muitas falhas. Não queremos, com isso, desprezar as virtudes carismáticas que havia em Davi, esse não é o nosso objetivo.Queremos apenas mostrar que mesmo exercendo uma liderança positiva numa determinada área ou situação, não nos garante em outra tal desempenho. Se Davi tivesse se dedicado à sua família, igual ele se dedicou as guerras contra os inimigos de Israel, certamente, não teria lhe ocorrido tamanho fracasso.
As vezes, dedicamos mais ao trabalho,a escola, a igreja, e deixamos em segundo plano a família, que acaba sofrendo paulatinamente as conseqüências dessa tão chega negligência.
Então, temos algo a aprender com Davi, isto é, aprender não ser negligente como ele foi para com a sua família.Não ser omisso quanto a disciplina dos filhos como ele foi.



I. DAVI FRACASSA NA FORMAÇÃO CULTURAL DOS FILHOS

1. Os valores dos filhos do mundo.

A nação de Israel foi escolhido por Deus para ser diferente das outras nações. Tendo em vista, que,as outras nações viviam alheias à lei de Deus, suas culturas, seus valores e leis,eram totalmente contrários aos valores morais e espirituais ensinados em Israel.
Foi por isso que Moisés, inspirado pelo Espírito Santo, escreveu: “ E não andeis nos estatutos da gente que eu lanço de diante da vossa face, porque fizeram todas estas coisa;portanto, fui enfadado deles” (Lv 20.23). A história Bíblica revela a depravação moral e espiritual que era a cultura dessas nações.

Israel, como uma nação, chamada por um Deus Santo, deveria se abster dessa cultura pagã e corrupta. Mas a história bíblica nos revela que isso não aconteceu. A derrota de Israel, sempre esteve ligada a assimilação ou aceitação dos costumes e valores da cultura mundana de sua época.

E não foi diferente nos dias do Rei Davi. Muitos costumes vividos por Davi, como o de possuir várias mulheres, refletem mais a cultura circundante de seus dias do que a cultura bíblico judaica. Lamentavelmente, foram alguns desses princípios valorativos que Davi deixou de herança para seus descendentes

Há bastante evidência, mesmo dentro do Antigo Testamento, que a poligamia não era o ideal de Deus para o homem. Que a monogamia era Seu ideal para o homem fica óbvio de várias perspectivas. (1) Deus fez uma só pessoa para Adão (Gn 2:18ss.), estabelecendo, assim, o precedente ideal para a raça. (2) A poligamia é mencionada pela primeira vez como parte da civilização cainita ímpia (Gn 4:23). (3) Deus claramente proibiu os reis de Israel (os líderes eram as pessoas que se tornavam polígamos) dizendo: "Tão pouco para si multiplicará mulheres, para que o seu coração se não desvie" (Dt 17:17). (4) Os santos que se tornaram polígamos pagaram seus pecados. 1 Rs 11:1, 3 diz: "Salomão amou muitas mulheres estrangeiras... Tinha setecentas mulheres, princesas, e trezentas concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o coração." (5) O maior polígamo do Antigo Testamento, Salomão, deu testemunho do fato de que tinha um só verdadeiro amor, para quem escreveu Cantares. Este livro é a maior repreensão contra a poligamia, escrita pelo maior polígamo. Até mesmo Salomão com suas 1.000 esposas somente tinha um amor verdadeiro. (6) A poligamia usualmente está situada no contexto do pecado no Antigo Testamento. O casamento de Abraão com Hagar era claramente um ato carnal de descrença (Gn 16:1-2). Davi não estava num ponto alto espiritual quando acrescentou Abigail e Ainoã como esposas (1 Sm 25:42, 43), nem Jacó quando se casou com Lia e Raquel (Gn 29: 23, 28) (7) O relacionamento polígamo era menos do que ideal.

A poligamia como tal não era planejada para o povo de Deus nem para qualquer povo. Era permitida por Deus, como o divórcio, como uma concessão à dureza do coração dos homens (cf. Mt 19:8), e foi ordenada por Deus somente para uma circunstância muito especial, viz., de modo que ninguém passasse totalmente sem herdeiros, numa cultura em que os herdeiros eram uma parte essencial da bênção de Deus.8
Em termos da hierarquia da responsabilidade, pode ser dito que a poligamia como tal nunca é certa.


Os hebreus tinham uma facilidade muito grande de assimilar os costumes das culturas vizinhas. De fato, esse foi um problema crônico que acompanhou o povo de Deus ao longo de sua história. A fim de preveni-los desse mal, ainda no ministério mosaico, Deus advertiu-os: "E não andeis nos estatutos da gente que eu lanço de diante da vossa face, porque fizeram todas estas coisas; portanto, fui enfadado deles" (Lv 20.23). Infelizmente a história irá mostrar que a absorção de tais costumes foi a causa principal da derrocada de Israel. No período dos reis, devido ao afrouxamento na observação dos princípios divinos, esse perigo se tornou mais ameaçador (2 Rs 17.19). Muitos costumes vividos por Davi, como o de possuir várias mulheres, refletem mais a cultura circundante de seus dias do que a cultura bíblico judaica. Lamentavelmente, foram alguns desses princípios valorativos que Davi deixou de herança para seus descendentes.
Davi e outros reis depois dele parecem ignorar aquilo que é moral para se ajustar àquilo que era convencionalmente aceito.

2. Os valores dos filhos do rei.


O jovem Amnom,assim como Absalão e Adonias, demonstraram na história bíblica que os valores que eles receberam de seu pai Davi, não tinha nada daquilo que foi preceituado em Deuteronômio 11.18-21 que diz: “Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma, e atai-as por sinal na vossa mão, para que estejam por testeiras entre os vossos olhos,e ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te;e escreve-as nos umbrais de tua casa e nas tuas portas,para que se multipliquem os vossos dias e os dias de vossos filhos na terra que o SENHOR jurou a vossos pais dar-lhes, como os dias dos céus sobre a terra.”
Amnom possuía uma escala de valores invertidos.Vejamos algumas de suas características:

a) Ele estava dominado pela atração física.

O texto sagrado na versão NTLH:”Absalão, filho de Davi, tinha uma irmã muito bonita, que se chamava Tamar. Outro filho de Davi, chamado Amnom, apaixonou-se por ela. (2 Sm 13.1). Este jovem, parece que não só possuía valores invertidos, com também era dominado pelo instinto sexual exagerado. Ou será que o valor que ele aprendeu sobre o sexo era totalmente distante daquele ensinado pela Torá? Sim. Um valor invertido e sem escrúpulo.

b) Ele estava à procura de sexo.

O jovem Amnom, confundiu sexo carnal, com amor e, uma paixão chega levou à um relacionamento proibido. Amnom era meio-irmão de Tamar e, portanto, deveria saber que um relacionamento entre eles era impossível (Lv 20.17).
A mocidade de Davi, foi bem diferente da de seu filho Amnom. Enquanto que Davi cuidada das ovelhas de seu pai e enfrentava urso e leão, seu filho Amnom, se fingiu doente para abusar sexualmente de sua meia-irmã.

c) Ele demonstra ser um homem impulsivo e não racional.

Se tivesse Amnom, um senso de respeito e amor por sua irmã, certamente não teria cometido tamanho mal. Foi um fracasso para a jovem Tamar, numa cultural machista que não valoriza muito a mulher. Mas, Amnom, colheu a semente que plantou!Foi vítima de seu desejo egoísta e irracional.


REFLEXÃO
Davi deveria ter amado seus filhos o suficiente para se envolver em suas vidas e corrigir seus pecados.
Kenneth Gangel


SINOPSE DO TÓPICO (1)

O fracasso de Davi na formação cultural dos filhos acarretou tragédias para dentro de sua casa.

II. DAVI FRACASSA AO NÃO IMPOR LIMITES

1. Davi não corrigiu o mau comportamento.

Mesmo sabendo do que fez Amnom, com sua irmã Tamar, Davi apenas ficou irado com essa situação, mas não corrigiu Amnom de seu pecado. Assim, Amnom continuou sendo aquela mesma pessoa dominada pelo desejos carnais. Pela pergunta que Absalão fez a Tamar, no versículo 20 do capitulo 13, dá entender que Amnom,não era pessoa boa. No capitulo 13, verso 28b, Amnom era viciado por vinho e gostava de uma festa!
Os filhos do rei não tinha limites.Pois, o rei, não lhes ensinou isso. O rei centralizou o culto a Deus, centralizou a política, unificou o reino, mas não unificou a família. Expandiu os limites do território de Israel, mas deixou seus filhos sem limites! Que negligência rei Davi!

3. Davi não ensinou os valores hieráquicos.

Como qualquer instituição, também a família precisa de liderança para subsistir. Casa sem governo é casa dividida, desestruturada, prestes a cair. É no Antigo Testamento que encontramos os primeiros indicativos do plano de Deus com relação ao exercício da liderança na família, que depois vão ser mais bem desenvolvidos no Novo Testamento (Ef 5.22-6.4).
Qual seria, então, o propósito de Deus para a liderança no ambiente da família? Seria o governo do pai em conjunto com a mãe? Seria a liderança da mulher? Ou seria a liderança do homem? Alguém disse que "qualquer coisa com duas cabeças deveria ir para o zoológico" ou então para o museu de aberrações. Imagine uma família com duas lideranças!
Edward E. Hindson, autor do livro A Família Total, desenvolve o que ele chama de "A cadeia de comando de Deus". Esta cadeia de comando começa com o próprio Deus (A Palavra de Deus), passa pela autoridade civil (Rm 13.1-5) e pela autoridade da igreja local (Hb 13.7-17) e chega à família total (Ef 5.21-6.4), obedecendo a seguinte escala hierárquica: pai, mãe e filhos.
Segundo o autor, "a eficácia da autoridade paterna sobre os filhos será determinada pela atitude dos adultos com relação à autoridade acima deles. Pais que contradizem e criticam as autoridades civis e espirituais estão minando sua própria autoridade." E acrescenta: "As crianças precisam aprender a respeitar a capacidade de seus pais aceitarem a liderança de outros, para terem confiança na liderança deles."

As páginas do Antigo Testamento mostram que a liderança do lar está posta sobre o marido e que ele é que deve zelar pela manutenção da boa ordem familiar. A discussão sobre liderança compartilhada, parceria, dignidade da função auxiliadora da mulher (cf. Gn 2.18) em comparação com a condição de ajudador assumida pelo próprio Deus (Sl 115.9-11), tudo isto deve levar-nos a uma boa conclusão acerca do melhor funcionamento das funções de liderança no lar, mas não negam a existência no Antigo Testamento da preponderância do papel masculino na liderança da família.
Davi não só falhou com pai, mais também com rei ao não ensinar os valores hieráquicos aos seus filhos.




SINOPSE DO TÓPICO (2)

Davi foi um rei bem-sucedido, mas fracassou na disciplina de seus filhos.


III. DAVI FRACASSA COMO PAI

1. Um pai ausente.

Um bom pai deve sempre acompanhar seu filho de perto, ensinando, cuidando e orientando em tudo. Um pai que cuida dos seus filhos, sabe quem são os “amiguinhos e coleguinhas” de seus filhos, quando conversa com seus filhos sabem o que eles andam conversando com seus “amiguinhos” e assim, os pais estão mais presente para ajudar em tudo a seus filhos. Isso, certamente, é feito sem tirar a privacidade e individualidade de seus filhos. Isso não é por força, mas por cuidado e presença amiga!
A Bíblia, registra uma vista de Davi ao seu filho Amnom, no capitulo 13.6, quando este se fingia doente, para que, com isso seu pai viesse visitá-lo e mandar sua irmã Tamar a preparar alguma coisa que comer.Também no mesmo capitulo e verso 25, a gente ver Absalão, também filho de Davi, convidando o seu pai, Davi para tosquia, mas Davi se justifica sua ausência, que isso seria muito peso para Absalão.Essa é a desculpa de um para que sempre se ausentou dos seus filhos!


2. Um pai sem afetividade.

O relacionamento entre Davi e seus filhos obedecia a um formalismo frio. A forma como ele tratou Absalão, após este ter assassinado Amnom, é uma prova disso. Depois de cometer o crime, Absalão fugiu para Gesur (2 Sm 13.38) e, três anos depois do fato ter acontecido, Davi ainda não lhe perdoara. Graças à intercessão de Joabe, Absalão volta ao palácio real, mas sem ter o direito de ver a face do pai (2 Sm 14.28). Após muita insistência, Absalão foi admitido na casa real. Davi, como gesto de perdão e admissão do filho, até o beijou, mas tal ato foi insuficiente para reparar os danos causados pela falta de afetividade do passado (2 Sm 14.33). Completando o círculo de desgraças, Absalão armou um Golpe de Estado e acabou morto (2 Sm 18.9-15).

REFLEXÃO
"Deus nos aceita apesar do pecado e nos disciplina por causa de nosso pecado."
Kenneth Gangel


SINOPSE DO TÓPICO (3)

O afeto e a presença dos pais na vida dos filhos é fundamental para uma boa educação.


CONCLUSÃO

Há por certo outras virtudes de Davi que ainda não contemplamos, todavia, essa análise às avessas visa nos alertar para os perigos que cercam nossas famílias. Seja como for, quer de forma positiva, quer de forma negativa, Davi nos ensina.


AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO



Subsídio Histórico

"Disciplina é um componente necessário do amor (Hb 12.5,6). Obviamente, a disciplina paterna oferecida por cristãos no contexto da família deveria sempre ser amorosa - nunca aplicada com raiva. [...] Disciplina identifica o filho como um membro genuíno da família (Hb 12.7,8). A referência a pais terrenos nesses versículos indica novamente que Deus nos ensina verdades espirituais através de ilustrações familiares. [...] Disciplina de pais humanos nunca é perfeita (Hb 12.9,10). A Escritura ensina que nós temos de reverenciar, ou honrar, pais que nos corrigem, mesmo quando eles fazem isso de forma imperfeita e às vezes mediante seus próprios padrões.[...] Disciplina sempre parece ser dolorosa na hora, mas no fim produz frutos (Hb 12.11). [...] Uma disciplina bem-sucedida requer paciência, persistência e uma visão clara do objetivo. Disciplina nem sempre significa fazer coisas para e por seus filhos. Às vezes pode significar exigir que eles façam coisas essenciais por si mesmos"
(GANGEL, Kenneth O. & GANGEL Jefrey S. Aprenda a ser pai com o Pai. RJ: CPAD, 2004, pp.141-2).


VOCABULÁRIO


Acautelar: Ter cuidado.
Incauto: Ignorante.


BIBLIOGRAFIA SUGERIDA


YONG, Ed. Os 10 Mandamentos da Criação dos Filhos. Rio de Janeiro: CPAD, 2007.
GANGEL, Kenneth O. GANGEL, Jefrey S. Aprenda a ser pai com o Pai. Rio de Janeiro:CPAD, 2004.


SAIBA MAIS
Revista Ensinador Cristão CPAD, nº 40, p.41.


EXERCÍCIOS


RESPONDA

1. Cite três atitudes que demonstram que Amnom não se pautava pelos valores bíblicos.
R. Ele estava dominado pela atração física, à procura de sexo e demonstrava ser um homem impulsivo e não racional.

2. O que significa, segundo a língua original, a expressão "se exaltou"?
R. Significa "levantar-se contra a autoridade constituída".

3. À luz da história de Amnom, como os pais devem agir em relação às companhias de seus filhos?
R. Um bom pai deve acompanhar seus filhos de perto, orientando-os inclusive em relação às suas companhias.

4. Os pais devem ser amigos dos filhos ou cúmplices?
R. Os pais devem ser os melhores amigos dos filhos sem, contudo, serem cúmplices.

5. Comparando a forma de Davi educar com a sua, em que vocês mais se parecem e em que mais divergem?
R.Resposta pessoal.


APLICAÇÃO PESSOAL


Os pais não estão somente criando filhos, mas construindo templos. Uma vez que os seres humanos são feitos para serem preenchidos com a presença de Deus, os pais são construtores de templos, assentando uma fundação sólida de disciplina coberta por um telhado robusto de incentivo. Conectando a fundação (que dá estabilidade) ao telhado (que dá segurança), há duas robustas colunas chamadas estabilidade e firmeza .

(YOUNG, Ed. Os 10 Mandamentos da Criação dos Filhos. Rio de Janeiro: CPAD, 2007, p.)

0 Comments: