SUBSÍDIOS-DAVI LIÇÃO 13

sábado, 26 de dezembro de 2009













Lição 13

27 de dezembro de 2009


Davi - Um Homem Segundo o Coração de Deus

TEXTO ÁUREO


"E, quando este foi retirado, lhes levantou como rei a Davi, ao qual também deu testemunho e disse: Achei a Davi, filho de Jessé, varão conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade"
(At 13.22).


VERDADE PRÁTICA


Fazer a vontade de Deus é o segredo de todo projeto bem-sucedido.


HINOS SUGERIDOS: 305, 535, 580


LEITURA DIÁRIA

  • Segunda Rt 4.22; 1 Sm 17.12; Mt 1.6; Lc 3.31,32 A genealogia de Davi
  • Terça 1 Sm 17.13-15 O filho caçula
  • Quarta 1 Sm 16.12,13 Davi, o ungido de Deus
  • Quinta 1 Sm 17.45 Davi, um homem que confiava em Deus
  • Sexta 2 Sm 8.1-5 Davi, um homem de conquistas
  • Sábado 1 Rs 2.10,11 O fim de um reinado próspero


    LEITURA BÍBLICA EM CLASSE


    1 Samuel 13.13,14; 16.11,12; Salmos 89.20


    INTERAÇÃO


    Professor, com a graça de Deus, chegamos ao final de mais um trimestre. Durante os encontros dominicais, você e seus alunos com certeza foram edificados, exortados e consolados através do exemplo de vida do "homem segundo o coração de Deus". Davi começou bem a sua carreira, teve alguns tropeços, no entanto, buscou a Deus, colocou-se de pé novamente e terminou os seus dias bem, na presença do Pai. Aprendemos com isso que fazer a vontade de Deus é o segredo para se ter uma vida bem-sucedida. A Palavra de Deus diz que "Davi dormiu com seus pais e foi sepultado na Cidade de Davi" (1 Rs 2.10). Que cada um de nós saiba também reconhecer os erros, arrepender-se deles e confessá-los, pois somente assim teremos cumprido nossa missão existencial.




    OBJETIVOS


    Após esta aula, seu aluno deverá estar apto a:

  • Conscientizar-se que fazer a vontade de Deus é o segredo de todo projeto bem-sucedido.
  • Compreender que Davi foi um homem segundo o coração de Deus, mas isso não significa que fosse isento de falhas.
  • Descrever as características de Davi que tanto agradaram ao Senhor.



    ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA


    Para a finalização do trimestre, reproduza o quadro abaixo. Utilize-o ao concluir a lição. Mostre aos seus alunos os principais acontecimentos da vida do "homem segundo o coração de Deus". Conclua perguntando à classe o que aprenderam de mais significativo durante o trimestre e que gostariam de relatar à turma.



    PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS DA VIDA DE DAVI
  • Samuel unge Davi como o próximo rei. 1 Samuel 16.1-13
  • Davi torna-se músico de Saul. 1 Samuel 16.19-23
  • Davi enfrenta e derrota Golias. 1 Sm 17.48-58
  • Saul dá início à perseguição a Davi. 1 Sm 18.6-11
  • Davi casa-se com Mical, filha de Saul. 1 Sm 18.27
  • Davi foge para Nobe, e vai ter com o sacerdote Aimeleque. 1 Sm 21.1-10
  • Davi torna-se rei de Judá. 2 Sm 5.1-25
  • Davi é constituído rei de todo Israel. 2 Sm 1-2
  • Davi traz a Arca para Jerusalém. 2 Sm 6.1-23
  • A queda e a restauração de Davi. 2 Sm 11.2,4,5,14-17; Sl 51.1-19
  • Os últimos dias de Davi. 1 Rs 1.1-53; 2.1-10






    COMENTÁRIO



    INTRODUÇÃO

    Palavra Chave:


Servo : Aquele que não tem direitos, ou não dispõe de sua pessoa e bens.


Chegamos ao término de mais um trimestre com a graça de Deus. Se não fosse a graça de Deus na nossa vida, não conseguiríamos alcançar os nossos objetivos e, não teríamos nenhum êxito neste Trimestre. Mas graça a Deus por tudo,nos dando coragem e ânimo nessa jornada de aprender-ensinar.
A vida de Davi é um exemplo pra todos nós. Podemos aprender de Davi lições positivas e também negativas. Mas, as lições positivas falam mais alto que as negativas, não só em quantidade, mas também em qualidade. Na verdade, Davi é um modelo de vida cristã.Temos ao nosso alcanço a graça de Deus e toda a manifestação do Espírito Santo na nossa vida para nos fazer até mesmo melhor do que Davi.
O homem segundo o coração de Deus, antes mesmo de ter o coração de pastor, tinha um coração de ovelha, sabia servir e fazia isto de maneira humilde.
O exemplo de Davi, como um bom rei, foi regra para os demais reis .Se um rei, fosse bom, ele seguiu o caminho de Davi, se não, seguiu o caminho de Jeroboão, filho de Nebate,do reino do norte.



I. UM HOMEM CHMADO POR DEUS.

Como vimos na primeira lição , Davi tinha um chamado especial da parte de Deus.Penso que todos têm potencial para liderança, mas precisam despertar ou desenvolver esse potencial que se encontra inerte.
Mas creio, que não obstante, esse potencial que há dentro de cada ser humano, há também uma vocação de Deus que capacita o homem ou a mulher de Deus para uma tarefa especial, uma obra segundo o propósito de Deus que somente uma intervenção divina soberana para poder realizá-la. E isso a gente ver na vida de Davi.
Davi, não tinha, por assim dizer, quando aparece nas escrituras sagradas, em comparação aos seus irmãos, e as necessidades materiais da época, perfil de um rei. Embora ele possuísse, estava ainda, por se manifestar.
O chamamento de Deus na vida de Davi, não anulou sua responsabilidade como tal.
Davi cooperou com a chamada de Deus atendo-a e fazendo a vontade divina.
Cada um nós, a semelhança de Davi, temos um chamado especial de Deus na nossa vida. Cabe a nós, assim como Davi, atendermos esta vocação.
Uma das muitas diferença de Davi e Saul, se mostra aqui; Davi aprendeu fazer boa escolha, enquanto Saul não.


II. UM HOMEM OBEDIENTE A DEUS.

A vida de Davi é uma vida de obediência humilde não somente a Deus, mas também aos seus superiores humanos, a quem prestava serviços.
Na sua família, ele é o filho menor, o caçula. Ele aparece fazendo serviço de gente grande. Cuidava das ovelhas de seu pai, num campo onde haviam muitos animais ferocíssimos. Ele tinha toda desculpa para dizer: “não vou cuidar dessas ovelhas”. Mas ele não fez isto. Simplesmente, aceitou cuidar das ovelhas e cuidar bem, ao ponto de enfrentar um leão e um urso para proteger as ovelhas de seu pai.
Levavam suprimentos para seus irmãos nas batalhas sem murmurar.
Mesmo depois de ter matado o gigante, Davi ainda se mostra obediente aos seus pais.
Na corte, Davi foi obediente a Joabe, seu chefe militar; foi obediente a Jonatas, e esta obediência lhe trouxe uma amizade sublime com o filho do rei. Com sua obediência ele sentou ao lado do rei Saul, serviu ao rei Saul em tudo.
Geralmente, a nossa obediência aos superiores constituídos, demonstra a nossa obediência ao nosso Deus Supremo. Se não obedecermos aos nossos superiores que vemos, como obedeceremos ao nosso Deus Superior que não vemos?!
Davi foi obediente a Deus em tudo. Ele foi submisso a Deus. Ele aprendeu de seus pais a obediência que devemos a Deus.


III. UM HOMEM SENSÍVEL A DEUS.


Não é muito incomum um homem ter poder. Mas também não é muito raro o poder "possuir" um homem. Os governantes e os reis são julgados não tanto pela autoridade que possuem, mas, sim, pelo modo como essa autoridade os governa. Durante o cur¬so da história, já houve muitos homens em posição de comando e autoridade. Alguns a herdaram ao nascer. Outros foram eleitos. Alguns a tomaram pela força. Mas a maioria simplesmente abriu caminho com unhas e dentes, para chegar ao topo, através de anos e anos de muito trabalho e esforço. Mas tudo isso é esquecido rapidamente. O que realmente fica na lembrança de todos é a maneira como cada um exer¬ceu a autoridade que deteve.
Deus escolheu Saul para reinar sobre Israel; mas Saul preferiu reinar sem a interferência de Deus. Nas mãos dele, a autoridade real tornou-se um instrumen¬to duro, agressivo, arbitrário e cruel. Ele segurava o cetro, mas o cetro também o segurava. Dava ordens simplesmente pelo prazer de dar ordens. Agarrando-se ao poder conferido por seu cargo, inutilizou o maior poder que existe: a presença do Espírito de Deus. É quando reconheceu que sua soberania havia-se esvaziado, frustrado, ele passou a brandir o seu sabre com mais vigor, e procurou matar aquele que ora era o detentor da posição que ele, por sua insensatez, deixara escapar de suas mãos.
Davi, que foi caçado e acossado nos primeiros anos de sua vida adulta, também se viu ocupando uma posição de poder. Vemos em 1 Samuel 24 como Deus colocou ao alcance de suas mãos a vida de seu maior inimigo, Saul.
"Tendo Saul voltado de perseguir os filisteus, foi-lhe dito: Eis que Davi está no deserto de En-Gedi. Tomou então Saul três mil homens, escolhidos dentre todo o Israel, e foi ao encalço de Davi e dos seus homens, nas faldas das penhas das cabras monteses. Chegou a uns currais de ovelhas no caminho, onde havia uma caverna; entrou nela Saul, a aliviar o ventre. Ora Davi e os seus homens estavam assentados no mais inte¬rior da mesma." (1 Sm 24.1-3.)
A oportunidade perfeita. Que excelente momento para Davi se levantar e acabar com o homem que jurara matá-lo. Saul estava desarmado, numa situa¬ção vulnerável, e não suspeitava de nada. Os homens que acompanhavam Davi estavam até fora de si, de tanta alegria. Ali estava a oportunidade que tanto aguardavam. Quase não se continham de vontade de gritar. E um deles chamou Davi de lado e, com voz tensa, em cochichos, disse-lhe:
"Hoje é o dia do qual o Senhor te disse: Eis que te entrego nas mãos o teu inimigo e far-lhe-ás o que bem te parecer.'' (1 Sm 24.4.)
Por que Davi hesitava?
— Vá pegá-lo! Diziam eles entre dentes. Mate-o! Meta a espada nele. Ele está em suas mãos!
Então o jovem pastor foi-se arrastando em meio à escuridão e cortou uma ponta do manto de Saul com sua adaga afiada. Com a mesma facilidade, ele pode¬ria tê-la enterrado no coração dele. Os homens que seguiam a Davi devem ter ficado perplexos com a atitude de seu chefe, no momento em que ele voltava para o fundo da caverna.
"Sucedeu, porém, que, depois sentiu Davi bater-lhe o coração, por ter cortado a orla do manto de Saul." (1 Sm 24.5.)
O simples ato de cortar um pedaço do manto do rei afetou a consciência sensível de Davi. Havia levan¬tado a faca contra o rei de Israel — estendera a mão contra o ungido do Senhor. Fora demais. E Davi reteve seus soldados parados no fundo da caverna, enquanto Saul saía. Ele tivera em suas mãos a opor¬tunidade de se vingar dele. Mas preferiu deixar com Deus esse poder. E o que disse foi o seguinte:
— Se alguém deve matar Saul, esse alguém é Deus, não eu. Não vou utilizar esse instante de supre¬macia sobre ele para satisfazer minha necessidade de vingança. Não vou tocar no ungido do Senhor.
E deixou que ele escapasse. Deus concedera a Davi poder para praticar um ato, mas ele preferiu ser controlado pelo Senhor, do que por esse poder.
Muitos séculos depois, um Filho de Davi iria tomar uma decisão semelhante. Abdicando do poder que estava em suas mãos, esse descendente do Rei Da¬vi permitiu que homens ímpios o prendessem, o sub¬metessem a um arremedo de julgamento, e depois o pregassem a um cruel instrumento de morte, sozinho e nu.
"Pois ele, subsistindo em forma de Deus não jul¬gou como usurpação o ser igual a Deus; antes a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz.” (Fp 2.6-8.)
"...dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; contudo, não se faça a minha vontade, e, sim, a tua." (Lc 22.42.)
Uma pessoa segundo o coração de Deus recusa-se a tirar vantagem de uma situação, mesmo quando tudo leva a crer que foi Deus quem preparou essa situação, para que ela fizesse isso. Ê possível que Deus tenha nos colocado numa posição de autoridade, pela qual, de um momento para outro, nos achamos em condições de nos desforrarmos de alguém que nos prejudicou. Talvez atuemos no mundo dos negócios e tenhamos sido colocados em posição de superioridade em relação a outrem, e pensemos: "Ahhhh! Chegou minha vez! Graças a Deus! Agora tenho a oportunida¬de que aguardava." É uma tentação quase irresistível.
Quando estive na Nicarágua, fiquei conhecendo um jovem que era redator de uma revista, e que recebera a Cristo seis meses antes, durante um estudo bíblico. Após uma entrevista coletiva, saímos juntos e fomos tomar um café. Ali o jovem jornalista me revelou uma luta muito difícil que estava enfrentando naquele momento.
— Durante muitos anos, explicaram, dois jornalistas tentaram destruir-me, divulgando mentiras a meu respeito. Há poucos dias, quando estava examinando um arquivo, encontrei alguns documentos que pode¬riam simplesmente arrasar os dois. Tempos atrás, eu não teria hesitado em publicar um artigo, com cha¬mada de capa e tudo, para denunciar os dois sujeitos.
— E hoje? Indaguei.
— Hoje estou vivendo uma luta intensa. Toda a minha vontade é agredir esses dois mentirosos, é acabar com eles. Mas você sabe, senti, pela inspiração do Espírito Santo, que não devia fazer isso. Mas tal atitude é contrária a tudo que sempre aprendi. Que é que você acha que devo fazer? Devo denunciá-los? Devo revelar tudo e acabar com eles, ou não fazer nada? Sabe, se descobrirem que fiquei a par disso e retive a notícia, posso até perder meu emprego.
— Escute aqui, falei, até agora você obedeceu à voz do Espírito Santo. É melhor fazer o que Deus está mandando.
Embora aquilo que esse redator queria fazer fosse uma coisa certa, a motivação dele era incorreta. Mas ele estava sendo sensível à voz do Espírito Santo, e retendo os fatos, mesmo sabendo que poderia enterrar neles a faca até o cabo.
— Espere em Deus, falei. Ele tem operado em situações iguais desde o início da História. Ele resolve¬rá isso de modo maravilhoso.
Antes do término de minha cruzada, ele me procurou novamente.
— Lembra-se de que me aconselhou a não me desforrar daqueles dois homens? Indagou. Você me disse que provavelmente Deus tinha uma solução bem melhor, e melhor do que eu poderia imaginar. Sabe o que aconteceu? Essa semana recebi um chamado do presidente. Vou ser mandado para o exterior como as¬sessor do embaixador.
Que coisa maravilhosa! Deus resolveu aquela situação, e o jovem foi impedido de tomar uma atitude da qual poderia ter-se arrependido mais tarde. E sua consciência estava limpa diante de Deus. Em Roma¬nos 12.19, lemos o seguinte:
''Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito: A mim me perten¬ce à vingança; eu retribuirei, diz o Senhor.''
A Bíblia ensina que nunca devemos nos vingar. E alguém pode perguntar:
— Você está querendo dizer nunca mesmo? Não posso tirar nem uma vingançazinha só para mostrar a eles que não sou bobo, que sei muito bem tudo que está acontecendo?
Não; a Bíblia diz nunca. Deus cuidará do caso. Davi sabia que Saul estava acabado. Sabia que ele seria o próximo rei de Israel. Até Jônatas, o filho de Saul, já afirmara:
— Você será o rei. Eu serei o segundo, depois de você.
Davi sabia de tudo, sabia das profecias, das indicações. Sabia que ele seria mesmo o rei. E seria muito normal sua natureza humana dizer-lhe: "Ma¬te-o agora, e assim você assume o reino hoje mesmo! Para que esperar mais?" E ele tinha direito de matar Saul. Guerra é guerra. Saul estava atrás dele para matá-lo. Mas Davi disse:
— Não, não. Não vou dar nem um passo à frente de Deus.
Ele era sensível à orientação de Deus. O poder que havia subido à cabeça de Saul e fizera com que se afastasse de Deus, em Davi teve o efeito de levá-lo a confiar ainda mais no Senhor. O poder e a influência que ele teria iriam superar em muito os do seu ante¬cessor, mas sua força era equilibrada — temperada por uma grande mansidão e pela sua submissão ao comando do Espírito de Deus.
Vamos pensar nisso por uns instantes. Qual é nossa reação quando Deus nos coloca numa posição de poder? Qual é a sua reação? Mas talvez você diga:
— Que poder? Não sou nenhum rei. Não ando por aí com uma espada na cintura.
Não; mas todos nós, vez ou outra, encontra¬mo-nos em posição de superioridade sobre outros, ou como detentor de um cargo na igreja, ou chefe de secção em nosso trabalho, ou como pai ou mãe, ou como marido ou mulher que sabe exatamente em que aspectos nosso cônjuge é mais vulnerável. A maneira como agimos nesse momento em que temos vantagem sobre outros poderá revelar muita coisa sobre nosso caráter e nossa vida espiritual. Davi entregou a Deus aquela sua oportunidade, aquela situação de superio¬ridade, aquela vantagem. Deu as costas àquela chance de vingança, e saiu correndo, por assim dizer, atrás do coração de Deus. Em que direção você está correndo?







CONCLUSÃO

Davi foi o homem segundo o coração de Deus, no entanto, como aprendemos, isso não significa que fosse isento de falhas ou imune ao pecado. Ele teve seus acertos, mas também seus erros. Os aspectos do caráter de Davi revelados nas Escrituras tornaram-no muito mais que um rei. Eles o transformaram em um líder-servo, um homem segundo o coração de Deus, que até hoje ilustra as histórias bíblicas para as crianças, inspira vocações e serve de referencial para nós, adultos.




AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO






Subsídio Histórico


"Os motivos de Davi”

O mais significativo em toda a narrativa do censo e suas consequências é que Davi pôde perceber que a eira de Araúna, o jebuseu, deveria ser o local do templo de Yahweh (1 Cr 21.28-22.1). Obtendo esta percepção, passou a reunir os materiais e a mão-de-obra especializada para dar início às preparações da edificação que seu filho Salomão veria terminada.
O desejo de Davi de edificar um templo para Yahweh começou após Hirão, rei de Tiro, ter-lhe construído um palácio real, e a arca da Aliança ter sido trazida para Jerusalém. Por várias razões, incluindo talvez a rebelião de Absalão, a obra não pôde ser executada naquele período. Agora, cerca de quatro ou cinco anos depois, o momento parecia propício, especialmente porque a eira de Araúna havia sido comprada e designada para esse propósito.
O motivo da intenção de Davi construir um templo é claro: ele vivia em um suntuoso palácio de cedro, enquanto Yahweh habitava em uma simples tenda (2 Sm 7.1,2; 1 Cr 17.1). É importante entender que, no antigo Oriente Médio, a soberania de um monarca não era totalmente reconhecida até que tivesse construído uma apropriada habitação. Se isto era verdade sobre os reis humanos, quanto mais o seria sobre os deuses, que, afinal, eram os verdadeiros reis sob os quais os governadores serviam!
(MERRILL, Eugene H. História de Israel no Antigo Testamento. 7 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2008.pp. 290-291).


(BERGSTÉN, Eurico. Teologia Sistemática. RJ: CPAD, 2004, pp.243-245).




VOCABULÁRIO



Sem ocorrências






BIBLIOGRAFIA SUGERIDA


MERRILL, Eugene H. História de Israel no Antigo Testamento. Ed. 7. Rio de Janeiro: CPAD, 2008.
DEVER, Mark. A Mensagem do Antigo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2008.




SAIBA MAIS


Revista Ensinador Cristão CPAD, nº 40, p.42.





EXERCÍCIOS


RESPONDA

1. Qual a mensagem que resume o 'coração da Bíblia'?
R. A palavra servir.

2. Quem é o nosso maior exemplo de servo?
R. Jesus Cristo..

3. O que está por trás de cada ação de Davi?
R. A fé inabalável em Deus.

4. Ao perceber que Deus feria o povo por causa do censo, qual foi a atitude de Davi?
R. Quebrantou-se mais uma vez diante do Senhor.

5. Se alguém lhe perseguisse, assim como Saul fez com Davi, você estaria disposto a perdoar-lhe?
R. Resposta pessoal.





APLICAÇÃO PESSOAL


Você deseja que Deus faça em sua vida o mesmo que fez com Davi? Se a sua resposta for afirmativa, coloque-se no altar do Espírito Santo; apresente sua vida àquEle que a todos transforma segundo a imagem de Cristo. Davi, o homem segundo o coração de Deus, não era perfeito. Já é do seu conhecimento que este personagem, como servo de Deus, soldado, pai e rei, teve muitas falhas e erros, mas colocou sua vida inteiramente nas mãos de Deus. Ele não usou máscaras ou disfarces. Você tem se colocado por inteiro no altar do Senhor?
Davi conhecia ao Senhor e sabia que Ele era poderoso para livrar e transformar o homem pecador. Davi conhecia ao Senhor de modo pessoal, pois andava em sua presença. Conhecia ao Senhor por experiência própria e não porque ouviu falar dEle. Você conhece ao Senhor pessoalmente? Mantém um relacionamento diário com Ele? O fato de conhecer ao Senhor pessoalmente fez a diferença na vida do filho de Jessé. Para ser um homem ou mulher segundo o coração de Deus, se faz necessário conhecê-Lo e viver inteiramente com Ele, obedecendo-Lhe em tudo. Que o Altíssimo continue a derramar ricas bênçãos sobre sua vida e família. Confie nEle e viva para a glória do Deus Pai, Aquele que também o ungiu para uma grande obra.

0 Comments: