ENSINADOR CRISTÃO-2CORÍNTIOS-LIÇÃO 2

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010








LIÇÃO 2


O CONSOLO DE DEUS


Quem pensa que servir ao Senhor é uma caminhada sem dificuldades com certeza não leu a Bíblia Sagrada inteira. À medida que acompanhamos a vida dos homens e mulheres de Deus, observamos que passaram por diversas adversidades, mas que sempre tiveram o conforto do Senhor. Sem esse consolo, que é igualmente uma forma de confirmação da parte de Deus em prol de nosso ministério, com certeza teríamos dificuldades de ser fiéis ao Senhor.
Uma sentença de morte. A forma com que Paulo descreve a situação angustiosa por que passou na Ásia é resumida na expressão: “sentença de morte”. Ainda assim, mesmo citando essa morte, ele crê que Deus o livraria da morte. O sentimento de angústia é descrito nos versos 8 a 11. “Faz parte da natureza humana, quando atacados, nos defendermos apontando nossas potencialidades. Paulo não age assim, pois compartilha as suas fraquezas abertamente. É impressionante observar o comentário do apóstolo de que está atribulado “mais do que podíamos suportar”. Porque ele teria mudado assim tão de repente? Paulo sabe que não pode forçar os outros a se mostrarem sensíveis à sua autoridade. É preciso confiar em Deus para que possa ocorrer uma mudança interior” (Guia do Leitor da Bíblia, CPAD,pág.775).
Mesmo com essa sensação na Ásia, Paulo pede a oração dos coríntios, pois cria que ela move a mão de Deus em prol dos seus filhos. Por isso diz que a oração dos crentes coríntios por ele e sua equipe lhes servia de consolo.
O consolo por meio de Cristo. Paulo comenta que ele sofre as aflições de Cristo, e que por Ele é igualmente consolado.
São duas formas de experiências que se complementam no ministério. Paulo fora chamado pelo Senhor paras ser uma testemunha do Evangelho, e nessa caminhada teria diversas adversidades inerentes à sua chamada, mas teria igualmente a certeza de que as alegrias e consolações seriam excedentes se comparadas às dificuldades que encontrava: “Porque, como as aflições de Cristo são abundantes em nós, assim também a nossa consolação sobeja por meio de Cristo”, 2Co 1.5. O próprio Senhor se encarregava de prover a consolação para seu servo. “Paulo continua a oferecer uma perspectiva positiva em relação às aflições. No verso 4, suas palavras revelam que resistir às provações através do conforto divino é parte do plano de Deus para nos equipar, a fim de sermos seus agentes confortadores. As próprias aflições de Paulo(v6) e o conforto que recebeu de Deus foram os meios de prepará-lo para oferecer encorajamento divino aos coríntios quando enfrentavam provações. Tal encorajamento assegurava sua libertação...habilitando-os a perseverar na fé através dos mesmos sofrimentos suportados por Paulo. Certamente, Paulo entendia que o elo entre o que sofre e o que conforta nunca é mais forte do que quando estabelecido por uma experiência comum de dor” (Comentário Pentecostal do Novo Testamento, CPAD, pág.1076.



*Extraído de Ensinador Cristão, Ano11- N°41 - CPAD, Pr. Alexandre Coelho.

0 Comments: