ENSINADOR CRISTÃO - LIÇÃO 13

segunda-feira, 22 de março de 2010







LIÇÃO 13




SOLENS ADVERTÊNCIAS PASTORAIS


O apóstolo Paulo termina aqui sua Carta, fazendo suas últimas observações e dando suas recomendações para que os crentes sejam aperfeiçoados em santidade, olhem para si mesmos e aprendam a ser pessoas alegres em Deus.

A motivação dos escritos do apóstolo Paulo: Ele mostra a verdadeira intenção que tinha para com os coríntios: a santificação destes. “cuidais que ainda nos desculpamos convosco? Falamos em Cristo perante Deus , e tudo isto, ó amados, para vossa santificação”, 2Co 12.19. Há obreiros hoje, como os acusadores de Paulo em Corinto, que possuem motivações espúria em relação ao ministério e à pregação do Evangelho. Desejam dominar o rebanho, humilham os congregados, pregam um Evangelho diferente daquele descrito nas Sagradas Escrituras, não tem amor pelo rebanho e agem com violência quando lhes convêm. Isto em nada conduz as pessoas à santidade nem as aproxima de Deus.
Paulo tinha por objetivo a edificação daqueles crentes e vê-los separados para Deus, o verdadeiro sentido da santidade, era a recompensa do apóstolo.

Olhando para si mesmos. A auto-análise sempre foi necessária na vida cristã. Deus nos convida e incentiva a que olhemos para nós mesmos e utilizemos nossas consciências com o objetivo de ver onde estamos agindo de forma certa ou errada, se nossas motivações e atitudes estão coerentes com que pregamos. Por ocasião da Santa Ceia, a recomendação é que cada um examine a si mesmo, para depois participar do evento. “Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos...Se não é que já estais reprovados”,2Co 13.5.

Coisas importantes na vida cristã. “Quanto ao mais, irmãos, regozijai-vos, sede perfeitos, sede consolados, sede de um mesmo parecer, vivei em paz; e o Deus de amor e de paz será convosco”, 2Co 13.11. Paulo fala que seu motivo para escrever é que a igreja seja perfeita em santidade, e manda que os crentes coríntios sejam pessoas alegres.
Santidade não está divorciada da alegria, como algumas pessoas pensam. É possível e totalmente recomendável que a alegria e a santidade andem juntas, pois isto alegra o coração de Deus. Santidade não é sinônimo de um rosto quase triste, como se a face circunspecta e aflita indicasse maior aproximação entre a pessoa e Deus. O salmo 32.11 diz: “Alegrai-vos no Senhor e regozijai-vos, ó justo; exaltai, vós todos que sois retos de coração”, Sl32.11. Como diz a Palavra de Deus, os justos e retos de coração tem motivos de estar alegres no Senhor. Outra coisa importante é a consolação, o pensamento dentro do mesmo propósito e a convivência pacífica, para que Deus esteja conosco. Deus não aprova a divisão nem a falta de apoio de uns para com os outros em momentos de aflição.


*Extraído da Revista Ensinador Cristão, Ano 11 N° 41, CPADA, Pr. Alexandre Coelho

0 Comments: