RAZÕES VERDES P/ AMAMENTAR (REVISTA CRESCER)

terça-feira, 23 de março de 2010






Razões verdes para amamentar

É mais econômico, não precisa de embalagem e evita o desperdício. Além de fazer bem para a mãe e o bebê, o leite materno protege também a saúde do planeta. Aqui, listamos os principais motivos ecológicos para incentivar ainda mais essa prática.


1. O leite materno já vem pronto
É um dos poucos alimentos produzidos e liberados para consumo sem nenhuma poluição. Completamente natural, é feito de acordo com as necessidades de cada bebê.

2. Não precisa de complemento
O leite materno atende a todas as necessidades de nutrientes e sais minerais da criança até os 6 meses.Isso significa que você vai economizar em fórmula infantil.

3. Economiza água
Ao dar de mamar para seu filho, você não usa água para preparar as fórmulas infantis, nem para lavar e ferver as mamadeiras.

4. Não gasta energia elétrica
A fórmula infantil, por ser um produto industrializado, consome energia elétrica ao ser confeccionada. Já o leite materno é feito pela natureza (ou seja, você!) e, como tem a temperatura ideal, dispensa aquecimento elétrico ou a gás.

5. Não precisa de embalagem
Está sempre pronto para ser ingerido. E quer coisa mais gostosa do que passar aqueles minutos olhando para o bebê que mama no seu peito?

6. Reduz a quantidade de lixo
Mamadeiras, bicos e demais acessórios são feitos de plástico, vidro, borracha e silicone, geralmente reutilizáveis, mas raramente reciclados ao final de sua vida útil. Todos esses produtos desperdiçam recursos naturais, causam poluição desnecessária na sua produção e empacotamento. Isso sem falar que depois viram lixo. Ao dar de mamar para seu filho, você evita que todos esses materiais sejam despejados na natureza.

7. O seio não precisa ser esterilizado
Ao contrário da mamadeira, a mama não precisa ser esterelizada. Isso também favorece a economia de água, gás e energia elétrica.

8. Evita o contato com o bisfenol A
Presente em alguns plásticos (como a mamadeira), o bisfenol A é considerado perigoso para a saúde. Como a substância é liberada depois de aquecida, o uso das mamadeiras seria desaconselhado – exceto os modelos sem a substância em sua composição. Ao dar de mamar, portanto, você adia o contato do seu filho com esse produto químico.

9. Não gasta combustível para ser transportado
O leite materno não precisa ser transportado, pois toda mulher já tem o seu estoque de leite, que ela leva para aonde quer que vá. O industrializado, pelo contrário, passa por uma longa cadeia de produção que contribui para a poluição do planeta: sai das fazendas, é esterilizado, ganha uma embalagem e depois é distribuído.

10. Se “sobrar”, pode ser doado
Quando o leite é mais do que suficiente para o seu bebê, você pode doar uma parte para bancos de leite humano. A retirada pode ser feita em casa, mas requer cuidados para evitar contaminação ou armazenagem incorreta. Geralmente, os bancos fazem a coleta domiciliar. Para saber se há o serviço na sua cidade, acesse http://www.redeblh.fiocruz.br.

Fontes: Márcia Regina, enfermeira-chefe do Gaam (Grupo de Aleitamento Materno) do Hospital e Maternidade São Luiz (SP); Green Baby (Editora DK) ; site da Waba (World Alliance for Breastfeeding Action) sobre a Semana Mundial de Amamentação de 1997; Lélia Cardamone Gouvêa, pediatra da Unifesp (SP); Alessandro Danesi, pediatra do Hospital Sírio-Libanês (SP).

Fonte: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI124668-10473,00-RAZOES+VERDES+PARA+AMAMENTAR.html

0 Comments: