ENSINADOR CRISTÃO-JEREMIAS-LIÇÃO 1

sábado, 3 de abril de 2010



LIÇÃO 1


O PROFETA DAS LÁGRIMAS


Nesta trimestre, estudaremos o livro e a vida de Jeremias, profeta de Deus em Jerusalém. Pertencente à classe sacerdotal, Jeremias foi escolhido por Deus para ser profeta e dizer ao povo a sua Palavra. Certamente, essa não era uma situação muito confortável, pois um sacerdote não precisava confrontar seus ouvintes de forma que estes se voltassem para Deus e mudassem seus corações.

Como profeta, desejoso, de que seu povo ouvisse suas palavras, Jeremias se viu diversas ocasiões tomado pela angústia de sua própria profecia, sendo chamado de “profeta chorão”. Ele também viveu para presenciar o julgamento de Deus sobre seu povo. Não apenas viu o julgamento ser exercido, mas viu os motivos desse julgamento: a idolatria no Templo do Senhor e o sacrifício de crianças no Vale de Hinon, local próximo a Jerusalém. Que pessoa temente a Deus deixaria de se lamentar, pois, além de sua mensagem não encontrar guarida nos ouvidos e corações do seu próprio povo, foi tido como persona non grata, e viu o resultado de sua profecia sendo realizado.

Eis que ponho as minhas palavras na tua boca. Uma das característica mais importantes que devem marcar o ministério profético é a certeza de que aquilo que os profetas falam é a Palavra de Deus. Mesmo aqueles que utilizam a pregação e a exposição das Escrituras devem ter o cuidado absoluto de não adulterar aquilo que está escrito. Jeremias profetizou e falou aquilo que Deus ordenara. Nem mais nem menos.

O ministério de Jeremias. Nem todos os homens da Bíblia Sagrada foram pessoas de sucesso em suas funções. Com aproximadamente 20 anos de idade, Jeremias foi convocado por Deus. Quando alegou ter pouca idade para exercer o ministério profético, Deus já lhe falara que o conhecera antes que fosse formado no ventre de sua mãe. Como Jeremias, todos nós somos conhecidos por Deus antes mesmo de O conhecermos.

Antes de Jeremias ter seu ministério profético conclamando Jerusalém a se arrepender, Isaías, aproximadamente um século antes, conseguira evitar que Jerusalém não caísse nas mãos dos assírios. O fato de Jerusalém não ter sido salva das garras da Babilônia não significa necessariamente que o ministério de Jeremias deva ser colocado em cheque. Ele profetizou por mais de quarenta anos, contemplando os últimos dias de Judá como nação. O povo não entendeu que Deus desejava utilizar a Babilônia como uma nação que os disciplinaria por causa de suas maldades. Por causa de sua mensagem, foi um profeta impopular, detestado e tido como um traidor da nação.




*Extraído da Revista Ensinador Cristão, Ano 11 N° 42, CPADA, Pr. Alexandre Coelho

0 Comments: