DEUS FALOU PELO MINISTÉRIO DE MOÍSÉS

segunda-feira, 28 de junho de 2010

LEITURA DIÁRIA

Segunda - Js 20.2

"...de que vos falei pelo ministério de Moisés;"

Moisés que significa tirado (certamente em alusão dele ter sido tirado da água). Era filho de Anrão e Joquebede, da tribo de Levi.(Nm 26.59).Ele foi o líder espiritual de seu povo e também legislador de Israel.

O tempo de bonança para Israel no Egito tinha acabo. O Faraó que conhecera José morreu, e subiu ao trono um novo governante que não conhecia José. Esse novo Faraó sentindo injeva e medo do povo de Israel porque crescia e prosperava abundantemente em tudo que fazia; passou a escravizar o povo com duros trabalhos. Não bastasse, o Faraó mandou matar todas crianças que nascesse dos sexo masculino dos hebreus.

Foi nesse tempo que nasceu o menimo Moisés que seria o libertador do povo de Israel do Egito.

O nascimento de Moisés e este como libertador do povo de Israel era um sonho do povo hebreu. Em contrapartida, um pesadelo para o povo do Egito. Os seus adivinhos já haviam alertado o Faraó quanto um nascimento de uma criança que iria subjugar o Egito.

Moisés desde criança foi sendo preparado por Deus para um grande ministério. Ele não somente iria tirar o povo do Egito,mas iria conduzir esse povo à terra prometida. Ele iria prepar esse povo a cultuar Javé na beleza da sua Santidade.

Moisés foi chamado ao ministério ainda quando era pastor de ovelhas de seu sogro Jetro. Isso foi muito bom;porque logo ele seria pastor de Isarel,ovelhas de Deus.

Moisés como libertador foi eficiente, como legislador eficaz,ainda como profeta, não só foi um profeta, mais um grande profeta. Lançando a base do ministério profético do Antigo Testamento. Um profeta que Deus falava face-a-face.Um profeta que tipifica o ministéro profetico de Jesus. (Dt 18.18)

Quando Deus quer fazer alguma coisa, Ele sempre usa alguém mesmo que seja já na velhice.Quando Deus enviou Moisés a Faraó ele tinha 80 anos. Samuel foi chamado ainda bem jovem, e assim sucessivamente.

Moisés não só preparou seu irmão Arão ao Sacerdócio, mais também todos profetas que profetizaram depois dele. Moisés foi o grande profeta do Antigo Testamento.As suas palavras, não eram suas, mas de Deus.Daí a importância desse grande homem de Deus não somente para o povo de Israel, mas também para a igreja e as nações.

Podemos aprender com a chamada de Moisés:

  • Ser paciente na preparação do trabalho do Senhor
  • Aproveitar o tempo e as oportunidades
  • Atender logo o chamado divino
  • Confiar na providência divina

0 Comments: