LIÇÕES BÍBLICAS-JEREMIAS LIÇÃO 13

sábado, 26 de junho de 2010

rev.jovens-adultos -2010

LIÇÃO 13

27 DE JUNHO DE 2010

ESPERANÇA NA LAMENTAÇÃO

OBJETIVOS

  • Revisar alguns pontos importantes do trimestre
  • Definir os objetivos da presente lição, quais sejam: Tema, local, data, importância e propósito das lamentações de Jeremias.
  • Comparar o lamento de Jeremias ao de Cristo.
  • Explicar o porquê da necessidade de se lamentar diante de Deus.

INTRODUÇÃO

Meus caros irmãos chegamos mais uma vez, com a graça de Deus ao término de mais um trimestre abençoado, em que aprendemos muito não somente a respeito do Profeta Jeremias e das suas labutas, mas sobretudo do estado espiritual de Israel do Sul e de Jerusalém.

Nesta lição vamos trazer a memória alguns pontos importantes das lições anteriores que nós estudamos neste trimestre. E logo mais, desenvolveremos o tema da presente lição: ESPERANÇA NA LAMENTAÇÃO. Onde iremos abordar alguns pontos do livro das lamentações de Jeremias. Tais como: Tema, data, importância e propósito das lamentações de Jeremias.

I- PANORAMA HISTÓRICO

Quando Deus chamou Jeremias ao ministério profético em 626 A.C., a Assíria, senhora do mundo, sujeitara Judá ao seu domínio, cobrando-lhe tributo. Todavia, a própria Assíria gradualmente enfraqueceu, após a morte de Assurbanipal em 633 A. C. Certas províncias do império perderam-se em 614 A. C., e outras no cerco final de dois anos. Assurubalut foi o último monarca reinante, conservando-se em Harran durante, pelo menos, dois anos após a destruição de Nínive em 612 A. C.

Potencialmente, o trono da Assíria estava aberto a qualquer cabo de guerra do tempo. Neco, do Egito, conduziu as suas forças até ao norte da Palestina, defrontando e matando Josias, rei de Judá, em Megido em 609 A. C., subjugando a Síria e pondo-se novamente em marcha até ao Eufrates. Foi, porém, enfrentado por Nabucodonosor da Babilônia, que desbaratou os seus exércitos na histórica batalha de Carquemis e o obrigou a recoar para as suas próprias fronteiras, pondo, assim, termo temporário à ambição egípcia de dominar o Oriente. Foi deste modo que Judá, até ali sujeito à Assíria, passou automaticamente para o controle da Babilônia.

Nabucodonozor não se contentou em derrotar Neco na batalha de Carquêmis,assim veio atacar diversos estados, inclusive Jerusalém, em 605.Entre os cativos judeus, levou alguns nobres, dos quais se destacaram Daniel e os seus companheiros. Eliaquim, que tinha sido crismado com o nome de Jeoaquim, foi levado em cativeiro para Babilônia também, e em seu lugar reinou Joaquim, com vasso de Babilônia. Joaquim deu ouvido ao Egito e preparou-se para entrar numa coligação contra Babilônia.O Rei Nabucodonozor mandou os seus exércitos cercar Jerusalém em 597, privando os judeus de qualquer liderança nacional.Em lugar de Joaquim , foi posto no trono Zedequias.

Depois de algumas tristes ocorrências, os exércitos de Nabucodonozor entraram de novo em Jerusalém em 585 a.C ou 586 a.C, levando Zedequias para Babilônia, juntamente com todo o povo, deixando apenas alguns dos mais pobres do povo,e a Gedalias como chefe. Sendo Gedalias morto, após o que os revoltosos carregaram Jeremias e fugiram para o Egito.Mas tarde, quando Nabucodonozor invadiu o Egito, vingou-se, destruindo muitos judeus que lá encontraou.

O Israel do Norte tinha sido desterrado para as planícies da Ásia em 722 e agora, em 586, desaparece o Reino do Sul, para tomar o mesmo caminho, o caminho da servidão e da desgraça.

II- QUEM ERA JEREMIAS

Jeremias nasceu por volta de 648 a.C. e cresceu na mesma época do avô de Manassés, Josias. Por morar apenas a três ou seis quilômetros de Jerusalém e ser oriundo de família sacerdotal, provavelmente estava bem familiarizado com a situação política e espiritual de Judá.

Era filho de Hilquias, sacerdote em Anatote (cidade sacerdotal).

Pela sua linhagem, poderia ter exercido o ofício levítico que lhe traria muitas honras, mas não o fez.

Não sabemos exatamente, quando Deus chamou Jeremias para o ministério profético. A Bíblia limita-se a informar que não passava ele de uma criança (Jr 1.6).

Alguns estudiosos, dizem que Deus chamou Jeremias ao ministério aos vinte e um ano de idade, em 626 a.C.

O ministério de quarenta anos de Jeremias (626-586 a.C) estendeu-se pelos últimos dias da existência de Judá como nação independente.

Exerceu seu ministério setenta anos depois de Isaías.

Foi contemporâneo dos reis Josias, Jeoaquim e Zedequias (Jr 1.3).

Profetas contemporâneos de Jeremias: Habacuque (597 a.C) e Sofonias (638-621 a.C), e no período final, Ezequiel e Daniel (605 a.C. primeiro grupo deportado para Babilônia).

A tradição judaica diz que morreu em Mênfis, no Egito, por volta de 577 a.C. (Jr 43.4-7). Também é conhecido como o profeta das lágrimas.

III- LIVRO DE JEREMIAS

O tema predominante do livro é a apostasia nacional e o juízo iminente de Deus.

O livro de Jeremias não está em ordem cronológica. Porque o livro é uma antologia de sermões pregados durante o reinado de vários reis de Judá.

O melhor método para ler e ensinar o livro é estudar os sermões pregados no período de cada rei, e não capítulo por capítulo.

O livro abrange o reinado de Josias e vai até o cativeiro na Babilônia. Os capítulos 1-12 se encaixam no reinado de Josias. O capítulo 11 parece ser uma referência ao achado do livro da Lei (2 Rs 22.8-13).Os capítulos 13-20 parecem se encaixar no reinado de Jeoaquim, mas outros capítulos podem estar conectados a eles (22,25,26,35,36 e 45). Os capítulos 22 a 24 e 27 a 30 são do reinado de Joaquim, filho de Jeoiaquim.

Há uma série de profecias contra as nações inimigas, proferidas em datas diferentes e agrupadas a partir do capítulo 46: Egito, Filístia, Moabe, Amom, Edom, Síria, Elão, Hazor sendo que os capítulos 50 e 51 falam sobre a Babilônia. O último capítulo descreve a destruição de Jerusalém e o cativeiro de Judá (52).

Duas vezes a palavra profética fala do retorno de Judá após os 70 anos na Babilônia, que deu ao povo esperança da reconstrução nacional (25.11; 29.10). Jeremias anunciou a vinda do Messias, o rei da descendência de Davi (23.5,6). O livro é citado muitas vezes no Novo Testamento: 7.11 (Mt21. 13);9.24 (1Co1.31); 10.7 (Ap15.4); 11.10 (1Ts2.4); 17.10 (Ap2.23); 22.5 (Mt23.38); 25.10 (Ap18.22,23); 31.15 (Mt2.17); 51.7-9 (Ap14.8;17.2,4;18.3,5); 51.45 (Ap18.4); 51.63,64 (Ap18.21).

IV- LIVRO DE LAMENTAÇÕES

1-VISÃO GERAL.

O livro de Lamentações, escrito durante o período em que Judá esteve na Babilônia, expressa os sentimentos mais profundos dos judeus arrancados de sua terra e separados do Templo, então destruído, em virtude de sua rebeldia e de seus muitos pecados.

Esse livro do Antigo Testamento é composto de cinco poemas sombrios.

Provavelmente foram escritos alguns anos após a destruição de Jerusalém. Diz a tradição que Jeremias conseguiu escapar do Egito para a Babilônia e lá escreveu esses textos anônimos.

Lamentações mostram porque Jeremias é conhecido como o profeta das lágrimas.

2- TÍTULO

O título mais completo, "As Lamentações de Jeremias" é encontrado nos manuscritos gregos e na Septuaginta. Mas o Talmude e os escritores rabínicos se referem a ele simplesmente como "Lamentações" (qinoth) ou como "Como!" (’ ekhah), a palavra inicial no hebraico.

Na septuaginta Lamentações vem logo após o livro do profeta Jeremias. Em grego, este é o título das Lamentações: THRENOI, que carrega este significado: Chorar em alta voz. Ao traduzir a porção sagrada ao latim, Jerônimo deu-lhe este título: LIBER THRENORUM – Livro das Lamentações. É por isso que, em português, TRENÓDIA significa “canto plangente” ou “lamento”.

3- POSIÇÃO NO CÂNON

Na Bíblia Hebraica é um dos cinco "Megilot". Significa "rolos" do Antigo Testamento. Os cinco "Megilot" (rolos) são: Cantares de Salomão, Rute, Lamentações, Eclesiastes e Ester. Eles foram escritos sobre rolos para ser lidos nas festas judaicas. Cantares de Salomão na Páscoa, Rute na Festa de Pentecoste, Eclesiastes na Festa dos Tabernáculos, Ester na Festa do Purim e Lamantações no Aniversário da Destruição de Jerusalém, no nono dia de Ab (cerca de meados de julho).

4- TEMA E DATA:

Donald Stamps, assim sumariou o tema das Lamentações de Jeremias: Tristeza Presente e Esperança Futura.

As evidências internas e externas indicam terem sido as Lamentações compostas um ano depois da destruição de Jerusalém.Sugere-se o ano de 585 a.C.

5- AUTORIA

Sem dúvida o autor do livro é Jeremias. O nome do livro indica isso. O nome do livro também indica o conteúdo do livro. Quais são: as tristezas, os sofrimentos e as lamentações de Jeremias sobre o cativeiro de Judá.

6- ESTRUTURA

O livro está escrito em forma de acróstico. Isso quer dizer segundo o alfabeto hebraico. O alfabeto hebraico tem 22 letras.

Os comentadores rabínicos se referem aos "sete acrósticos" e pode ser observado de imediato que cada capítulo tem vinte e dois versículos, que correspondem ao número e à ordem das letras no alfabeto hebraico, fazendo exceção o capítulo 3, que possui sessenta e seis versículos, no qual cada letra sucessiva conta com três versículos dedicados à mesma, em lugar de um versículo. Diz-se que esse arranjo alfabético tem o propósito de mostrar que "Israel pecou de álefe a tau", isto é, como diríamos de A Z, assim como em Sl 119 a implicação é que a lei deve merecer a atenção e o desejo totais do homem. No capítulo 5, entretanto, não são empregadas as letras do alfabeto em ordem sucessiva ainda que alguns eruditos afirmem que esse deve ter sido o caso, originalmente.

7- CONTEÚDO

São cinco capítulos compostos em forma poética que vêm como um apêndice às profecias de Jeremias. O livro é, na verdade, o cântico fúnebre da Cidade, e exprime o sentimento de dor pela desolação de Jerusalém e pela destruição do Templo. Rico em expressão patriótica, seu objetivo é trazer os judeus ao arrependimento e ensinar o povo a não desprezar o castigo divino. No Novo testamento há uma reminiscência de Lamentações (3.45; 1 Co 4.13).

8- O PROPÓSITO DAS LAMENTAÇÕES

Para chorar e lastimar:

1-A queda da monarquia da casa de Davi;

2-A destruição de Jerusalém, de seus muros e do Templo;

3-A deportação dos judeus mais abastados e nobres para a distante Babilônia.

9- A IMPORTÂNCIA DAS LAMENTAÇÕES

As Lamentações de Jeremias até hoje são lidas no nono dia do mês hebreu de abe, por volta de meados de julho do nosso calendário, ocasião em que os israelitas rememoram a destruição de Jerusalém por Nabucodonosor.

As lamentações não só fazem os judeus rememorarem as tragédias, mas, sobretudo relembrarem as causas que trouxe as tragédias.

10- O LAMENTO DE JEREMIAS AO DE CRISTO

Vemos em Cristo um lamentador que, em vários aspectos, lembra a Jeremias. À semelhança deste, chorou a sorte de Jerusalém e dos filhos de Abraão.

Jeremias sofreu por um povo duro e rebelde, que não lhe aceitava como profeta. Igualmente Jesus, veio sofreu e foi rejeitado por esse povo rebelde, que não lhe aceitou como o Messias.

Em toda a Bíblia, não há sofrimento semelhante ao de Jeremias. A única exceção é a do Senhor Jesus que haveria de ser conhecido como o homem de dores e que sabe o que é padecer (Is 53.3-7).

11- PRECISAMOS LAMENTAR

Assim como Jeremias lamentou por Judá e Jerusalém, precisamos lamentar e chorar pela igreja do Senhor.

Jeremias bem poderia haver escapado a todas aquelas angústias. Optou, porém, por sofrer com o povo de Deus. Optou a lamentar e chorar pelo povo rebelde que lhe odiava como profeta.

Jeremias acompanhou a sua nação até as últimas conseqüências. Sabe que isto representa? Jeremias era um homem de dores, e de lamentações.

CONCLUSÃO

Deus abençoe você meu irmão, que assim como o profeta Jeremias tem sofrido, lamentado e se angustiado pelo povo de Deus. Certamente, assim como Deus era com Jeremias Ele é contigo. Ele não vai deixar a sua esperança esmorecer. Deus vai te dá vitória em o nome de Jesus!

Há esperança para o povo de Deus! Jesus!

Coifa Nele e Ele te exaltará!

0 Comments: