SETOR EDUCAÇÃO CRISTÃ CPAD-ADOLESCENTES

quinta-feira, 10 de junho de 2010





Conteúdo adicional para as aulas de Adolescentes

Subsídios para as lições do 2º Trimestre de 2010

Minha missão no mundo




Lição 11 - Problemas enfrentados na obra missionária

Texto bíblico: Romanos 2Co 10.16




Professor (a), quando se fala em dificuldades no campo missionário, nada é melhor do que ouvir um missionário descrever exatamente as dificuldades presentes quando se chega a uma terra longínqua, como faz os autores José Satírio dos Santos e Judson Canto:


O missionário, ao chegar a uma nação estranha, fatalmente há de se defrontar com os inimigos naturais da terra. Até pouco tempo, quem se aventurava a pregar na antiga União Soviética convivia com a perspectiva de prisão ou morte nas garras do comunismo. Hoje o mesmo inimigo está vivo na China. O islamismo persegue, prende e mata os cristãos no Oriente Médio. São os gigantes das canaãs missionárias, que impõem o terror para manter sua hegemonia e impedir o avanço do Evangelho. Israel encontrou poderosos inimigos – e gigantes literais – na terra da promessa:




E contaram-lhe e disseram: Fomos à terra a que nos enviaste; e, verdadeiramente, mana leite e mel, e este é o fruto. O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades, fortes e muito grandes; e também ali vimos os filhos de Anaque... descendentes dos gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos e assim também éramos aos seus olhos (Números 13.27,28,33).



A Colômbia também é habitada desde a época do descobrimento por uma raça de gigantes: a Igreja Católica. A Espanha alimentava um ideal religioso, que conferia às suas conquistas militares um objetivo missionário. Os novos reinos de ultramar seguiam um político-religioso. Os laços entre o Estado e a Igreja Católica eram estreitos. No século XVI, predominou a ideia de um vicariato régio, que outorgava ao rei e seus representantes diretos poder para desempenhar funções pontifícias por toda a América Latina. No mesmo século, buscou-se transformar os habitantes do Novo Mundo no que chamavam “um verdadeiro povo cristão”, resultando em uma colossal ação evangelizadora para implantar doutrinas, liturgias e tradições católicas. Assim a opinião colombiana formou-se sob o ponto de vista do catolicismo.

Somente quando foi lavrada a constituição de 1991 a Igreja Católica perdeu sua posição privilegiada. Agora as leis do país concedem maior liberdade ás minorias étnicas e religiosas.

Quando cheguei a Cúcuta, pisei macio para não acordar os gigantes da cidade. Porém as primeiras conversões já alvoroçaram o clero. E daí em diante fiquei na mira da Igreja Católica. Cada templo erigido, cada projeto executado, cada ação conjunta de nossa “seita protestante” – que é como costumam denominar o Centro Cristiano e a Assembleia de Deus – tem uma história de sobrevivência a um bombardeio romano.



Extraído da obra “Missão Cúcuta” de José Satírio dos Santos e Judson Canto, Rio de Janeiro, CPAD, p. 149-50


Professor (a) converse com os seus alunos sobre a importância de se fazer Missões e o seu desdobramento (local, regional, nacional e internacional). Boa Aula!

0 Comments: