SETOR EDUCAÇÃO CRISTÃ CPAD-PRÉ-ADOLESCENTES

sexta-feira, 4 de junho de 2010



Conteúdo adicional para as aulas de Pré-Adolescentes

Subsídios para as lições do 2º Trimestre de 2010


As Parábolas de Jesus




Lição 10 - Luz para todos

Texto Bíblico: Marcos 4.21-25


Na antiga nação de Israel, a candeia era um pavio aceso numa tigela de barro que estava cheia de óleo. Essa candeia não era acesa e depois colocada em um lugar fechado, mas num velador onde sua luz podia brilhar e iluminar o ambiente. Os discípulos podem ter imaginado porque Jesus estava deliberadamente ocultando a verdade do Evangelho através das suas histórias. Talvez pensassem: Se as palavras iriam cair em corações empedernidos, por que semeá-las tão liberalmente? Será que o Senhor não deveria limitar os seus ensinos àqueles que estivessem prontos e ansiosos para ouvir? “Não” explicou Jesus, “Não estou deliberadamente tentando esconder a verdade do povo. Isso seria como acender uma candeia e depois colocá-la debaixo de uma tigela. Por que, então, haveria de acendê-la? Se estivesse escondendo a verdade, não teria razão para ensinar”. A finalidade das histórias não era esconder a verdade, mas mostrá-las; as histórias explicam as verdades espirituais em termos cotidianos. Portanto, elas não escondem, mas esclarecem – porém somente aqueles que estiverem dispostos a ouvir e crer.
Como histórias são muito importantes por causa daquilo que ensinam, Jesus advertiu as pessoas de que elas deviam atender ás suas palavras. Devemos preservar cuidadosamente as palavras de Jesus. Aqueles que ouvem, entendem, e depois as compartilham com os outros alcançarão uma compreensão maior para poderem transmiti-las. Os crentes são responsáveis pelo bom uso do entendimento, critério e oportunidades que receberam de Deus para compartilhar o Evangelho. O importante não é se eles têm muito ou pouco, mas sim o que fazem com aquilo que receberam.

Texto extraído do: Comentário Bíblico do Novo Testamento Aplicação Pessoal, pp.2010-211, CPAD

0 Comments: