DEUS FALOU PELO MINISTÉRIO DE SAMUEL

sexta-feira, 2 de julho de 2010

LEITURA DIÁRIA

Terça - 1 Cr 11.3

"...conforme a palavra do Senhor pelo ministério de Samuel."

  O primeiro livro de Samuel no capítulo 1 descreve a situação espiritual e moral do povo de Israel que não estava muito boa.
  Por meio da família de Samuel que, também estava passando por uma crise famíliar, descobrimos que esses males não só atingiram a sua família e o povo de Israel,mais também e, sobretudo o ministério sacerdotal de Israel - a casa de Eli.
  Ana a mulher amargurada por não ter filhos e vendo a situação que estava o ministério sacerdotal, só lhe  aumentava mais a sua angústia e sofrimento perante essa situação difícil.
  Não ter filhos, em Israel, eram algo muito triste para a mulher.Ter filhos eram símbolos de realização pessoal. Para Ana, o fato de ser estéril era um fardo dobrado, pois "sua rival a provocava continuamente, a fim de irritá-la".(v.6).
   A sua esterilidade lhe trouxe muitos efeitos trágicos.Influênciou a sua maneira de ver as coisas de um ponto de vista negativista, alheios aos seus reais significados. E isso foi tão real na vida de Ana que ela não conseguia nem mesmo reconhecer as providências da graça de Deus na vida dela. A perspectiva de Ana estava tão ofuscada pela sua esterilidade que ela não conseguia perceber a misericórdia, a graça que Deus tinha para preencher o seu vazio pessoal.
   Mesmo na agonia pessoal, Ana continua a pedir a Deus um filho,agora, não para satisfazer o seu conceito pessoal, mas para satisfazer uma necessidade urgente no ministério na casa de Deus.Ana agora, via a necessidade que estava passando o povo de Deus sem revelações, sem palavra de Deus.E foi nesse momento de agonia de uma mulher sem filho, que Deus ouviu a sua oração e deu-lhe um filho; e que ela o deu ao Senhor para sua obra.
   O fracasso da família de Eli (1 Sm 2.12-36), trouxe o filho de Ana ao ministério na casa de Deus.
Os filhos de Eli "não se importava com  o Senhor"(v.12).Pecando tantos nos atos cerimôniais,quanto nos morais. Violavam os preceitos litúrgicos cerimôniais,quanto aos sacríficios que significavam a aceitação de Deus aos pecadores.Quanto aos atos imorais, eram tão corruptos, cometia adúlterios e agiam de violência para com aqueles que usavam do sacerdócio.
  Foi nessa situação,o chamado de Samuel aconteceu.(1Sm3.1-21).A vida e obra de Samuel foram profícuas. Após a morte de Eli,ele assumiu o poder espiritual, exercendo o sacerdócio, e o temporal, como juiz, pois julgou o povo, até a sua morte, em idade avançada (1Sm 7.15-17).
Além disso, foi reconhecido como profeta de Deus, visto que as Escrituras registram: " E cresceu Samuel, e o Senhor era com ele; e nenhuma de todas as suas palavras deixou cair em terra" (1Sm 3.19;9.6-19;10.1-10);15.1-3,13-28).
  Samuel foi juizo, sacerdote e profeta. Foi Samuel que organizou a atividade profética, dando lhe ordem e estrutura formando assim, o ministério profético do Antigo Testamento. Samuel, nesse sentido foi o primeiro profeta do Antigo Testamento.Foi ele quem deu origem ao ofício de profeta como uma ordem ou instituição organizada. Isso não quer dizer, que não havia o ofício profético antes de Samuel.Pois a Bíblia diz que Abraão era profeta, e foi Moisés que lançou a base para o ministério profético no Antigo Testamento.


0 Comments: