DEUS FALOU PELO MINISTÉRIO DO PROFETA AÍAS

sexta-feira, 2 de julho de 2010

 

LEITURA DIÁRIA

Quarta - 1 RS 12.15   (Ver tb  1 Rs 11.29-39;14.2-18)

"...para confirmar a palavra que o SENHOR tinha dito pelo ministério de Aías, o silonita, a Jeroboão, filho de Nebate." (1Rs12.15)
"...a qual dissera pelo ministério de seu servo Aías, o profeta." (1Rs14.18)

   O Profeta Aías desempenhou seu ministério no período em que o povo de Israel havia se dividido em dois reinos: Reino do Sul e Reino do Norte.O Reino do Sul, chamado Judá, teve Roboão,filho de Salomão como seu primeiro rei. O Reino do Sul continuou existindo com "alguns reis" que "andou segundo Davi" até ser levado ao cativeiro em 586 a.C, pela Babilônia.
O Reino do Norte, chamado Israel, teve Jeroboão como seu primeiro rei. A tribo de Israel do Norte continou separada de Judá(Sul), até ser levada em cativeiro para Assíria em 722 a.C. A maioria,se não todos reis andaram segundo o caminho errado de Jeroboão I, 931 a.C.
  Nesse período sombrio, onde aparecem governantes errando, também aparecem homens de Deus-Os profetas-cuja voz se levantava em períodos críticos da expirência de cada nação.
  Nesse período, os profetas são direcionados aos governantes como palavras de Deus.Assim como aconteceu nos primeiros dias do ministério profético. Natã, o profeta, repreendeu Davi (2Sm12), como também fez Gade (2Sm24).Foi Samuel ,o profeta-juiz, que ministrou a Saul e ungiu Davi como rei.Visto que os reis decidiram afastar-se de Deus, os encontros entre profetas e governantes muitas vezes transformavam-se em confrontos.No dia em que institui sua falsa religião, Jeroboão foi contestado por "um  homem de Deus [...]" (1Rs13.1).Esse profeta pronunciou juízo sobre o altar que Jeroboão estava consagrando e profetizou o nascimento de Josias, rei de Judá, que um dia queimaria os ossos dos falsos sacerdotes naquele altar.
  Foi nesse contexto sombrio, onde o Reino do Norte, estava sendo governado por Jeroboão, que surgiu os profetas. O "homem de Deus" (1Rs13.1), e outro "profeta velho" (1Rs 14.11), como também o profeta Aías,o silonita que havia profetizado acerca de Jeroboão (1Rs 11.29-38),também foi esse profeta, que Jeroboão mandou sua esposa procurá-lo para ele curar o menino.
  Nesse mesmo perído, o Reino do Sul, na pessoa de Roboão estava se caminhando muito bem, pois, até então, dava ouvindo a voz do Homem de Deus, o profeta Semaías(1RS12.22;2Cr 11 e 12).
  O ministério profético de Aías, foi reconhecido, pelo rei Jeroboão rebelde,mesmo que sua mensgem não foi recebida. Os reis-tementes a Deus ou não- e o povo em geral reconheciam esses homens como porta-vozes de Deus e os viam com respeito e, às vezes, com temor.
Neste tempo, o reino do norte, não prosperou espiritualmente, não por falta de eficiência do ministério profético, mas por falta de ouvir os porta-vozes de Deus. Principalmente, o ministério do profeta Aías (1Rs11.29-38).

0 Comments: