DEUS FALOU PELO MINISTÉRIO DO PROFETA JEÚ

sábado, 3 de julho de 2010

LEITURA DIÁRIA

Quinta - 1 Rs 16.12 (ver 2 Cr 19.1-3)


"...conforme a palavra do SENHOR que falara pelo ministério do profeta Jeú, sobre Baasa" 1Rs 16.12

    Jeú era um profeta (vidente), filho de Hanani. Exerceu seu ministério profético tanto no Reino do Sul(Judá), quanto no Norte (as dez tribos que seguiram a Jeroboão I, filho de Nebate).
Era um profeta de Judá, a quem Deus mandou que fosse ter com Baasa, rei de Israel, a fim de predizer-lhe o mau resultado das suas cruéis açoes (1 Rs 16.1-7), pois havia ferido a casa de Jeroboão. Ele também denunciou o rei Josafá, rei de Judá (2Cr 19.2,3;1Rs 22.1-4),quando este, fez aliança com Acabe, rei de Israel, contra a Síria.
O ministério profético de Jeú foi muito importante para o povo de Israel do Norte. Se Baasa e os demais governantes, tivesse dado ouvindo aos profetas do Senhor, certamente, Israel,não seria levado em cativeiro pelos Assírios.
  Enquanto,o Reino do Norte, não dava ouvido aos profetas do Senhor, pois o falso sistema religioso de Jeroboão, os haviam distanciado do verdadeiro Deus de Israel;o Reino do Sul(Judá) e seus governantes, ainda que poucos, dava muita importância, não somente aos profetas, mas principalmente as suas mensagens divinas.Podemos citar: Asa, no ínicio do seu reinado, Josafá, um rei temente a Deus que prezava pela sua palavra.E via os profetas do Senhor como verdadeiros porta-vozes de Deus.
  Os governantes de Israel não deram ouvido aos profetas, que foram verdadeiros arautos de Deus. Deus usou o ministérios de muitos profetas para trazer esse povo de volta  à verdadeira adoração em Israel, mas eles não deram créditos aos profetas do Senhor.
  Muitos profetas trabalharam em prol do reino do norte, podemos citar alguns:

  1. AÍAS (1RS 11.14)
  2. JEÚ (1Rs 16)
  3. ELIAS (1Rs 17__2Rs 2)
  4. MICAÍAS (1Rs 22)
  5. ELISEU (1Rs 19__2Rs 2)
  6. OBADIAS
  7. JONAS (2Rs 14)
  8. AMÓS
  9. OSÉIAS
  10. OBEDE (2Cr 28)
   Portanto, Israel foi infeliz por não dar ouvido a voz de Deus por meio dos profetas,que clamavam de dia e de noite em prol da sua salvação.
  

0 Comments: