DEUS FALOU POR MEIO DE SONHOS E VISÕES

domingo, 4 de julho de 2010

LEITURA DIÁRIA

Segunda - Nm 12.6

"...Se entre vós houver profeta, eu, o Senhor, em visão a ele falarei com ele". (Nm 12.6b)

Deus no Antigo Testamento falou ao seu povo, de muitas maneiras e muitas vezes;por meios dos seus profetas,sacerdotes, juízes, reis, e por urim e tumim(luzes e perfeições).
  Deus em muitos casos, se revelava a alguém em sonho ou visão.Essa forma de comunicação divina, era muito comum no meio do povo de Israel, e também em todo Oriente.
  Os orientais, e particularmente os judeus, tinham em grande consideração aos sonhos e recorriam, para a sua interpretação àqueles que diziam saber explicá-los.
  A visão é, a vezes, a representação simbólica do mundo espiritual invisível.
De maneira que  o significado não se restringe aos objetos visivéis;mas no significado espiritual que eles representam.
  O Sonho profético, assim como a visão e uma forma de Deus revelar aos seus servos verdade oculta e espiritual, que está além do que podem os homens.
  No capítulo 15, de Gênesis, Deus aparece e fala com Abrão por meio de sonho e visão. Nesta visão,Deus se apresenta a Abrão e o anima.
  Abrão se posiciona de conformidade com a palavra que vem do Senhor.
  Nessa comunicação visionária, de Abrão com Deus;"E eis que veio a Palavra do Senhor a ele..."Era um verdadeiro diálogo harmônico do Criador com sua criatura!
  No verso 12,"Caiu um profundo sono sobre Abrão;e eis que grande espanto e grande escuridão cairam sobre ele".
  Nesse momento,Deus revela a Abrão, o que iriam ocorrer com ele e sua descendência no futuro.
  Foi ainda, nesse sonho-visão, que Deus fez uma aliança com ele.
  Vê-se quanto é antigo essa forma de comunicação, na história do padeiro e copeiro-mor de Faraó (Gn 40),o próprio Faraó (Gn41), e Nabucodonosor(Dn2), quiseram,também, que fossem explicados os seus sonhos.
  Considerais também os sonhos de Abimeleque (Gn20.-7),de Labão (Gn31.24)m de José (Mt 1.20), dos Magos (Mt 2.12),e da mulher de Pilatos (Mt 27.19),os sonhos de Jacó (Gn 31.9,10),os sonhos de José (Gn 37.5,9,10), a visão de Pedro (At 10.9-19), a visão de Paulo (At 16.9,10).
  Deus sempre quando tinha algo a comunicar, nas muitas vezes, Ele fez por meio de sonhos e visões aos seus servos ou àqueles que ele queria mostrar algo revelando seus propósitos.
 
  "Certamente o Senhor JEOVÁ não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas." (Amós 3.7)
 

-------------------------------------------------
Sobre sonho, alguns pensadores disseram:
Frédéric Gaussen:  "Símbolo da aventura individual, tão profundamente alojado na intimidade da consciência que se subtrai a seu próprio criador,o sonho nos aparece como a expessão mais secreta e mais impudica de nós mesmos."
Freud: "Sonho é a expressão, ou a realização, de um desejo reprimido."
-"A interpretação dos sonhos, disse:Freud, é a estrada para se chegar ao conhecimento da alma."
Jung: "É a outo-representação, espontânea e simbólica,da situação atual do inconsciente."
J.Sutter: "É um fenômeno psicológico que se reproduz durante o sono, constituido por uma série de drama cujo desenvolvimento representa um drama mais ou menos concatenado."
-Observação:
  O Egito Antigo atribuia aos sonhos um valor sobretudo premonitório: "o deus criou os sonhos  para indicar o caminho aos homens, quando esses não podem ver o futuro, diz um livro de sabedoria."
Alguns classifica os sonhos como:
  • sonho profético ou didático
  • sonho telepático
  • sonho visinário
  • sonho pressentimento
  • sonho mitológico

0 Comments: