LIÇÃO 5 - A AUTENTICIDADE DA PROFECIA

segunda-feira, 26 de julho de 2010

 

 

A AUTENTICIDADE DA PROFECIA

 

    A profecia, como já foi dito, não trata apenas de predições sobre o futuro, mas também fala das questões sociais da humanidade. No aspecto preditivo, tendo em vista o plano da Salvação, Deus sinalizou em diversas profecias que enviaria ao mundo o Salvador da humanidade, Jesus. E nesse aspecto, podemos fazer uma análise da autenticidade da profecia quando olharmos para os eventos que marcaram a vinda de Jesus, seu ministério terreno e sua obra, comparando-os com as profecias que descreviam esses fatos. Isto deve nos remeter à autenticidade da profecia: sendo ela divina, Deus zela por cumprir seus planos na história, deixando-nos os sinais que demarcariam o cumprimento de sua vontade.Esta também é uma das formas com que consideramos uma profecia como sendo divina: seu cumprimento mostra que não veio do homem, mas do próprio Deus.

   Se uma profecia é autêntica, se vem da parte de Deus, ela deve ter um cumprimento na história.O passar do tempo apenas reforça a expectativa do que Deus disse que ia acontecer. No tocante à pessoa de Jesus, a Bíblia fala:

  • Que Ele seria descendente de Abraão(Gn 12.3), cumprido em Mt 1.1: "Livro da geração de Jesus Cristo, Filho de Davi, Filho de Abraão").
  • Por ocasião de sua morte, nenuhum de seus ossos seria quebrado, como era o costume nos casos de crucificação, quando a pessoa que estava na cruz tinha suas pernas quebradas para morrer mais rápido (Êx 12.46, cumprindos em Jo 19.32,33: "Foram, pois, os soldados e, na verdade, quebraram as pernas ao primeiro e ao outro que com ele fora crucificado. Mas, vindo a Jesus e vendo-o já morto, não lhe quebraram as pernas").
  • Ele seria tido por profeta (Dt 18.15, cumprido em Mt 21.11: "E a multidão dizia: Este é Jesus, o Profeta de Nazaré da Galiléia").
  • Jesus deveria ser descendente de Boaz e Rute (Rt 4.12-17,Lc 3.23,32.).
  • Até as crianças lhe prestariam louvor (Sl 8.2, cumprido em Mt 21.15-16: "Vendo, então, os principais dos sacerdotes e os escribas as maravilhas que fazia e os meninos clamando no templo: Hosana ao Filho de Davi, indignaram-se e disseram-lhe: Ouves o que estes dizem? E Jesus lhes disse: Sim, nunca lestes: Pela boca dos meninos e das criancinhas de peito tiraste o perfeito louvor?").
  • O Messias seria golpeado na face (Lm 3.30, cumprido em Jo 18.22: " E, tendo dito isso, um dos criados que ali estava deu uma bofetada em Jesus, dizendo: Assim respondes ao sumo sacerdote?").

    Estas são algumas das muitas predições relatadas acerca de Jesus. Tanto seu pronunciamento quanto seu cumprimento encontram-se nas Escrituras.

 

 

Pr.Alexandre Coelho.

 

Extraído da Revista Ensinador Cristão - Ano 11 - nº 43 - p.38 - http://www.cpad.com.br/

0 Comments: