MOISÉS E OS DIREITOS HUMANOS

segunda-feira, 12 de julho de 2010

 

 

LEITURA DIÁRIA

 

Segunda - Jr 7.3

 

  "Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Melhorai os vossos caminhos e as vossas obras, e vos farei habitar neste lugar" (Jr.7.3).

   A melhor doutrina jurídica dos hebreus acha-se no livro de Deuteronômio. As suas leis são mais esclarecidas que as do Código de Hamurabi.Elas expressam um espírito liberal e humanitário para com  os escravos,os pobres e os estrangeiros.As dívidas prescrevem ao fim de 7 anos.Os filhos não podem ser punidos pelas culpas dos pais.Condena-se a feitiçaria e a adivinhação.O povo escolhe os juízes e outros funcionários.O poder do rei e de seus funcionários é limitado. A administração da justiça fica nas mãos do povo.As leis visavam tornar a sociedade judaica mais democrática e igualitária.

  O Antigo Testamento serviu de fonte de direito e de teoria política para os calvinistas do século XVI e para muitos cristãos de diversas épocas.Os ideais hebreus do governo com poder limitado,da soberania da lei e da consideração pela dignidade e pelo  valor do indivíduo contam entre as grandes influências formadoras que caracterizam o desenvolvimento da moderna democracia.A base do direito hebraico (bíblico) é a revelação de Deus.

  Embora o Antigo Testamento não seja um manual de princípios éticos em qualquer sentido formal, nenhuma outra obra escrita,excetuando o Novo Testamento, tem exercido tão vasta influência sobre o pensamento ético do mundo.Essa influência inclui tanto a ética individual quanto a ética social.O Antigo e o Novo Testamento, e em certa medida, o Direito Romano, têm sido os mais decisivos fatores na formação das leis civis dos países civilizados.

 

 

 

Fonte: Damião,Valdemir.História das Religiões.CPAD,RJ,2003.pp.348,349.

0 Comments: