ADOLESCENTES-LIÇÃO 6

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

 

rev.adolescentes 3 tri 2010 Conteúdo adicional para as aulas de Adolescentes

Subsídios para as lições do 3º Trimestre de 2010
Minha missão no mundo

Lição 06 - Religiões diferentes. Em quem acredito?

Texto bíblico: 2 Cr 34.1-6

OS PAPEIS DOS PAIS E DOS FILHOS

1. O papel dos pais. Os pais têm a missão de delinear os rumos da vida dos seus filhos, de tal forma que, desde a infância até se tornarem adultos, sejam felizes e ajustados. A Bíblia é o manual por excelência de educação moral, cívica e espiritual para todas as idades. A disciplina é a chave do sucesso da instrução familiar. Diz o sábio Salomão: “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não desviará dele” (Pv 22.6). Um requisito essencial da fascinante missão de criar filhos é:
Educação (Dt 6.,7; Sl 78.4).
A melhor educação começa no lar. Os pais são os primeiros e mais próximos mestres dos filhos. Nos dias de Moisés houve a preocupação com a educação dos filhos. Do ponto de vista secular, educar os filhos não significa apenas colocá-los na escola e esperar que sejam os doutores de amanhã. Educar tem uma abrangência muito maior. O papel dos pais na arte de educar os filhos significa, antes de tudo, formar o caráter deles e definir objetivos espirituais para as suas vidas. Os pais devem esforçar-se para que seus filhos sejam encaminhados espiritualmente na igreja através da Escola Dominical e outros departamentos próprios ao nível de idade deles. O culto doméstico, há muito substituído por outras atividades, deveria ser uma forma de educar os filhos no caminho do Senhor. Educar não é apenas fornecer conhecimento intelectual aos filhos. Educar requer amor e disciplina no sentido de fazer com que os filhos conheçam os limites necessários para que não tenham frustrações posteriores. Disciplina implica corrigir com firmeza, sem qualquer atitude de violência. A disciplina ensina aos filhos a respeitarem a autoridade dos pais sobre suas vidas.
2. O papel dos filhos (Cl 3.20).
Os filhos terão sua formação moral e espiritual com base no modelo dos pais. Uma boa liderança dentro da família abrange três dimensões da vida dos filhos. A primeira dimensão alcança os filhos pela instrução, isto é, refere-se ao que dizemos para os nossos filhos. A segunda dimensão é a influência, isto é, o que fazemos diante e para os filhos. A terceira dimensão é a imagem do que os pais são e mostram para os filhos no dia a dia. A obediência às vezes contraria a nossa natureza carnal. Os pais devem desenvolver atitudes firmes, amáveis e pacientes para com os filhos, para que eles aprendam que a obediência é para o bem deles. Obedecer é um princípio divino estabelecido para um relacionamento sadio entre as partes dentro da família. Esse ponto deve ser ampliado no ensino para corrigir conceituações erradas acerca da educação dos filhos.

 


TEXTO EXTRAÍDO:
Mordomia Cristã: Aprenda Como Melhor Servir a Deus. Rio de Janeiro, CPAD.

0 Comments: