JUVENIS - LIÇÃO 6

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

 

 

rev.juvenis 3 tri 2010 Conteúdo adicional para as aulas de Juvenis.

Subsídios para as lições do 3º Trimestre de 2010
O adolescente e seus relacionamentos

Lição 06 - Os Seres Angelicais

Texto Bíblico: Hb 1.5-7,13,14


AS EVIDÊNCIAS BÍBLICAS DOS ANJOS
Os anjos desfrutam de uma razão de viver que todos os seres volitivos poderão experimentar. Adoram a Deus e prestam-lhe serviços. Seu propósito geral, refletido nas palavras hebraicas e gregas traduzidas por “anjo” (mal’akh e angelos, “mensageiro”), é levar a mensagem das palavras e das obras divinas.
Os anjos, portanto, servem primariamente a Deus. Embora as Escrituras reconheçam-os como “espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação” (Hb 1.14), não deixam de ser espíritos enviados por Deus (Ap 22.16).
Que são servos de Deus fica também subentendido pela linguagem das Escrituras. São designados como “o anjo do SENHOR” (49 vezes), “o anjo de Deus” (18 vezes), e os anjos do Filho do Homem (7 vezes). Deus os chama especialmente “meus anjos” (3 vezes), e as pessoas se referem a eles como “seus anjos” (12 vezes). Finalmente, quando o termo “anjos” ocorre isoladamente, o contexto normalmente indica a quem eles pertencem – Deus!
Todos os anjos foram criados numa só ocasião. A Bíblia não dá nenhum indício de um cronograma de criação incremental de anjos (nem de alguma outra coisa). Foram formados por Cristo e para Ele quando “mandou, e logo foram criados” (Sl 148.5; ver também Cl 1.16-17; 1 Pe 3.22). E posto que os anjos “nem casam, nem são dados em casamento” (Mt 22.30), formam um grupo completo, que não necessita de reprodução.
Como seres criados, são perpétuos, mas não eternos. Somente Deus tem a “imortalidade” (1 Tm 6.16) no sentido de não ter começo nem fim. Os anjos tiveram um começo, mas não terão fim, pois estarão presentes nos tempos eternos e na Nova Jerusalém (Hb 12.22; Ap 21.9,12).
Os anjos têm uma natureza incomparável; são superiores aos seres humanos (Sl 8.5), mas inferiores ao Jesus encarnado (Hb 1.6).

0 Comments: