LIÇÃO 7 - OS FALSOS PROFETAS NO ANTIGO TESTAMENTO

sábado, 14 de agosto de 2010

 

LIÇÃO 7

OS FALSOS PROFETAS NO ANTIGO TESTAMENTO

  Não é difícil imaginar que a capacidade de o Diabo imitar as coisas de Deus se estende até mesmo fazendo simulacros das mensagens divinas. Como Deus utilizou os seus servos, os profetas, para transmitir sua verdade e seus desígnios, e também cobrar do povo que andasse de forma correta e justa com seus irmãos, Satanás utilizou-se, no Antigo Testamento, de "profetas" que traziam mensagens contrárias às que Deus tinha enviado.Thais emissários traziam mensagens que muitas vezes foram tidas por verdadeiras profecias, mas que puderam ser desmascaradas.

  Se Deus sabia que uma profecia falsa poderia desviar indivíduos e mesmo uma nação, por que Ele permitiu que tais coisas acontessem? Para provar seu povo: "Quando profeta ou sonhador de sonhos se levantar no meio de ti e te der um sinal ou prodígio, e suceder o tal sinal ou prodígio, de que te houver falado, dizendo: Vamos após outros deuses, que não conheceste, e sirvamo-los, não ouvirás as palavras daquele profeta ou sonhador de sonhos, porquanto o Senhor, vosso Deus, vos prova, para saber se amais o Senhor, vosso Deus,com todo o vosso coração e com toda a vossa alma", Dt 13.1-3. Se o povo de Deus o amasse de verdade, não daria ouvidos às falsas profecias, nem aos falsos emissários. Sempre houve quem falasse mentiras em nome do Senhor, como também aqueles que falavam em nomes dos deuses das nações que cercavam Israel. Em ambas as ocasiões, os falsos profetas obtinham não apenas a audiência, mas também a confiança de muitas pessoas. Eis aqui uma prova com  que podemos demonstrar nosso amor pelo Senhor: sabendo reconhecer a sua voz e atentando para ela.

  O Tempo prova os falsos profetas. Certo ditado diz que o tempo é o senhor da razão. Nesse aspecto, o tempo é o maior acusador dos falsos profetas, pois um dos testes para se reconhecer tanto uma profecia quanto um profeta era a passagem do tempo e o cumprimento do que fora dito na história. Se aquilo que foi dito não se cumprisse, tal profeta falou de si mesmo, e deveria ser apredejado, pois não falara em nome do Senhor. Uma falsa profecia não resiste ao teste do tempo, pois sua fonte é falsa, ao passo que a verdadeira profecia se cumpre na história.

  A existência de falsos profetas, mesmo em nosso dias, não pode nos afastar do apreço pela verdadeira profecia. Se há a falsa profecia, sua existência se deve à imitação, um modelo sem valor da verdadeia profecia. Não podemos desprezar o verdadeiro porque existe igualmente um falso, mas podemos treinar nosso entendimento para reconhecer quando Deus está falando ou não.

 

 

 

 

Pr.Alexandre Coelho.

 

 

*Extraído da Revista Ensinador Cristão - Ano 11 -n°43 - p.39,CPAD -http://www.cpad.com.br

0 Comments: