LIÇÃO - JOÃO BATISTA

domingo, 22 de agosto de 2010

 

LIÇÃO 8

JOÃO BATISTA

  Jesus teve o início de seu ministério anunciado por um profeta, João Batista, conforme predito por Malaquias (Ml 3.1).

Nascido da linhagem sacerdotal, João foi escolhido por Deus para ser profeta e alertar o povo sobre a vinda do Desejado das nações.Seu trabalho foi essencial como homem de ligação profética entre o Antigo e o Novo Testamento, demonstrando que o tempo de Deus para a salvação da humanidade tinha chegado ao seu ápice e que era necessário, da parte do povo, o arrependimento para entrar no Reino de Deus.

Dentre as características da pessoa de João Batista e seu ministério, observamos:

João batizou o Senhor Jesus. Muitas pessoas vinham até João para serem batizadas, e  entre elas, veio o Senhor Jesus. Ele pediu a João para ser batizado, e o profeta ficou surpreso com o pedido. "João opunha-se-lhe, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim? Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então, ele o permitiu", Mt 3.14-15. João participou do ministério do Senhor batizando-o para que Jesus se identificasse com os pecadores, mesmo sem ter  pecado. Diferente daqueles que vinham ao Jordão ser batizados para arrependimento, Jesus o foi para que se cumprisse toda a justiça.

João despertou a atenção das autoridades. "Então, ia ter com ele Jerusalém, e toda a Judéia, e toda a província adjacente ao Jordão; e eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os  seus pecados. E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes; Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?", Mt 3.5-7. Séculos após o retorno do exílio, os fariseus e saduceus vêem o povo ir ouvir um homem vestido de forma peculiar, com uma mensagem radical, exigindo arrependimento até dos líderes da nação.

Mateu 14.5 mostra a importância que João tinha para o povo de sua época. Herodes queria matar João Batista, mas "temia o povo, porque o tinham como profeta". Aquele homem que pregava no deserto da Judéia e cobrava arrependimento de todas as pessoas foi reconhecido como um autêntico profeta enviado por Deus.

João passou por uma crise em seu ministério. Quando esteve preso, antes de sua morte pelas mãos de Herodes, João teve dúvidas sobre a pessoa de Jesus. Ante a essa situação, Jesus não respondeu repreendendo o profeta nem o chamou de incrédulo (afinal, quem primeiro deu testemunho público de Jesus foi João), mas mandou dizer-lhe que os sinais do Reino que João anunciou estavam se cumprindo, e  o Evangelho era anunciado aos pobres. Jesus tratou de forma correta com João, que mesmo tendo alguma dúvida sobre a pessoa do Messias, recebeu a resposta de que seu ministério fora cumprido fielmente.  

 

 

Por Pr.Alexandre Coelho.

 

Revista Ensinador Cristão.Ano 11- n° 43 - p.40,CPAD.Síte: http://www.cpad.com.br

0 Comments: