O MINISTÉRIO PROFÉTICO NA BÍBLIA - LIÇÃO 6

sábado, 7 de agosto de 2010

 

PROFETAS MAIORES E MENORES

 

   Esses homens de Deus, os profetas do Antigo Testamento foram homens que tiveram um encontro com Deus de uma forma toda especial. E nessa comunicação entre Deus e seus profetas, eles receberam mensagens extraordinárias, pois tinha uma tarefa especial para cumprir e um dever difícil de realizar. Não obstante, todos tinham ouvido a voz maravilhosa de Deus e se prontificaram a obedecer ao Senhor e a entregar a palavra que vinha de um Pai amoroso aos seus filhos desobedientes e rebeldes.

  Esses mensageiros de Deus muitas vezes por trazer uma mensagem de juízo de Deus contra o pecado do povo, do rei ou dos líderes religiosos, eram vistos como inimigos do povo. Corriam até perigo de ser morto ao anunciar severas repreensões contra a casa de Israel. Mas, persistiram em anunciar que Deus estava contra os seus pecados.

Todos os profetas seja ele pré-clássico ou Clássico, maiores ou menores, todos tiveram um encontro com Deus, todos anunciaram a mensagem de Deus, a um povo de Deus. Suas mensagens tinham as mesmas proporções. No ministério profético, vários profetas foram contemporâneos e assim duas ou três profecias eram proferidas ao mesmo tempo, ou seja, sobre o mesmo assunto, com o mesmo fervor e urgência. Todos tiveram um encontro com Deus. Deus preparou e ungiu todos, portanto, todos eram legítimos porta-vozes do Senhor.

 

  A ESTRUTURA DA BÍBLIA

    A Bíblia é o mais singular de todos os livros, seja ele de cunho filosófico,moral, político,etc.Porque é um livro cujo o autor é Deus.Esse Deus amoroso, que dirigiu ao homem pecador, a fim de instruí-lo em questões que dizem respeito tanto a Deus quanto ao homem. Não é apenas um livro, são vários livros, uma coletânea de 66 livros.É uma bibloteca - onde está a história acerca do passado, presente e futuro da humanidade.Também é onde se encontra a verdade, na sua essência e beleza.Que liberta o homem do poder do pecado elevando esse ao reino de Deus, onde há perfeita liberdade.

  A estrutura da Bíblia é algo maravilhoso.Nenhum obra escrita por homem tem tal estrutura. Pois ela não foi feita por uma só pessoa,mas por mais de quarenta, e durante um período de 1600 anos, mas, ela revela, a presença de uma única mente brilhante e inteligente formadora.Isso mostra a veracidade da Revelação divina aos escritores, durante a vida de cada um deles.

  Os livros não foram escritos na ordem em que estão dispostos, mas esta divisão foi estabelecida mais tarde, para atender uma questão de conveniência.

  O arranjo dos livros proféticos e a sua classificação divergem nos principais cânones das Escrituras Sagradas do Antigo Testamento  sem prejuízo do contéudo. O texto é exatamente o mesmo, exceto a questão dos apócrifos e pseudepígrafos da LXX, pois o Cânon Protestante seguiu o judaico, divergindo apenas na classificação e na ordem dos livros, mas conservando o mesmo texto.

  No Novo Testamento são feitas várias referências às Escrituras que são chamadas de "Moisés e os profetas".Esta denominação, então,divide os livros do Antigo Testamento em dois grupos apenas: os cinco livros de Moisés, que chamamos "livros da lei", estariam em um grupo; os restantes formariam outro grupo, chamado"os profetas', pois, de certa forma, todos os escritores eram profetas ou mensageiros de Deus.

O Cânon judaico divide-se em três partes; Lei, Profetas e Escritos ou Hagiógrafos.

O CÂNON JUDAICO

 

Torah Profetas Anteriores Profetas Posteriores
1.Gênesis 6.Josué 10.Isaías
2.Êxodo 7.Juízes 11.Jeremias
3.Levítico 8.1e2 Samuel 12.Ezequiel
4.Números 9.1e2 Reis 13.Profetas Menores
5.Deuteronômio    

Hagiógrafos

Estão subdivididos em três:

LIVROS POÉTICOS MEGILOTH LIVROS HISTÓRICOS
14.Salmos 17.Rute 22.Daniel
15.Provérbios 18.Cantares 23.Esdras e Nemias
16.Jó 19.Eclesiastes 24.1e2 Crônicas
20.Lamentações
21.Ester  

 

  O nosso Antigo Testamento é a primeira das duas principais partes da Bíblia, contendo 39 livros, classificados em quatro grupos; Lei,Históricos, Poéticos e Proféticos. Esta ordem é a padronizada no Ocidente,mas há alterações em outros cânones, principalmente em outros ramos do cristianismo como os católicos romanos, ortodoxos,armênios, etíopes,cópticos,sirícos,nestorianos,os quais incluem os livros apócrifos, e em alguns casos so pseudígrafos. O Antigo Testamento Hebraico não contém os apócrifos, porém estão dispostos de forma diferente.

ANTIGO TESTAMENTO

 

Lei (5)

1.Gênesis 2.Êxodo
3.Levítico 4.Números
5.Deuteronômio

Livros Históricos (12)

6.Josué 7.Juízes 8.Rute 9.1Samuel
10.2Samuel 11.1Reis 12.2Reis 13.1Crônicas
14.2Crônicas 15.Esdras 16.Nemias 17.Ester
       

Livros Poéticos (5)

18.Jó 19.Salmos 20.Provérbios
21.Eclesiastes 22.Cantares de Salomão

Livros Proféticos

Estão subdivididos em dois:

Profetas Maiores (5)

Profetas Menores (12)

23.Isaías 28.Oséias
24.Jeremias 29.Joel
25.Lamentações 30.Amós
26.Ezequiel 31.Obadias
27.Daniel 32.Jonas
  33.Miquéias
  34.Naum
  35.Habacuque
  36.Sofonias
  37.Ageu
  38.Zacarias
  39.Malaquias

 

OS LIVROS PROFÉTICOS

  O enfoque neste estudo nos livros proféticos é o período do ministério dos profetas literários e a época da composição de seus oráculos.

A data aproximada do início do ministério dos profetas literários, segundo Freeman, citado Por Esequias Soares, é a seguinte:

 

1000.a.c

800 a.C 600 a.C 400 a.C 200 a.C

0

 
 

PROFETAS

PERÍODOS

 

Obadias

845 a.C

Joel

835 a.c

Jonas

782 a.C

Oséias

760 a.C

Amós

760 a.C

Isaías

739 a.C

Miqueias

735 a.C

Naum

650 a.C

Sofonias

640 a.C

Jeremias

627 a.C

Habacuque

609 a.C

Daniel

605 a.C

Ezequiel

593 a.C

Ageu

520 a.C

Zacarias

520 a.C

Malaquias

433 a.C

 
 
 
  Os profetas, no gráfico abaixo, nos três períodos de crise da nação de Israel.
Os profetas Joel e Jonas não aparecem no gráfico, uma vez que seus ministérios ocorreram bem antes, no século IX a.C.(900-800 a.C.).
 
Crise Assíria Crise Babilônica Crise do Cativeiro
Amós     760-750 Naum              630 Daniel          606-536
Oséias    760-725 Jeremias    628-585 Ezequiel        593-571
Isaías     744-695 Sofonias    630-625 Ageu                   520
Miquéias 735-700 Habacuque 609-600 Zacarias       520-480
Malaquias            430

 

OS PROFETAS MAIORES

LIVROS (5)

Isaías
Jeremias
Lamentações
Ezequiel
Daniel

  Os quatros homens que escreveram os livros agrupados sob a designação de "Profetas Maiores" forma os mais notáveis profetas de toda a história de Israel. Isaías chamou ao arrependimento o reino de Judá, o que salvou o paías da punição divina,adiando o castigo por 130 anos.

Jeremias tentou fazer o mesmo, em seus dias,mas sua mensagem foi rejeitada. Seu livrete, Lamentações de Jeremias, contém seu triste lamento por terem sido desnecessariamente destruída a grande cidade de Jerusalém e a nação judaica, com resultado de haverem rejeitado a Deus.Ezequiel e Daniel foram levados cativos para a Babilônia, e profetizaram a futura restauração de Israel, antes da primeira vinda de Cristo, e também nos "últimos dias".O livro de Daniel é considerado um dos mais notáveis do Antigo Testamento, e é comparado ao livro de Apocalipse do Novo Testamento.

Isaías - Período de crise :Assíria

  De toda as escrituras proféticas o livro de Isaías é a mais formosa e sublime.Em nenhum dos outros livros obtemos uma visão tão goloriosa do Messias e de seu reino.Por causa da ênfase dada à graça de Deus e à sua obra redentora com relação a Israel e às nações, o livro de Isaías tem sido chamado "O quinto Evangelho", e seu autor "o Evangelista do Antigo Testamento".

  Isaías, o maior dos profetas, foi chamado ao ministério no reinado de Uzias (cap.6).Seu nome, que significa "salvação de Jeová", descreve bem o seu ministério e mensagem .Profetizou durante os reinados de Uzia, Jotão, Acaz e Ezequias e talvez durante o reinado de Manassés (entre 757-697, a.C).Foi estadista e também profeta, porque o encontramos falando e tratando dos assuntos públicos da nação. A tradição nos diz que foi morto pelo ímpio Manassés sendo serrado pelo meio.

Os acontecimentos históricos registrados em Isaías abrangem um período de mais ou menos 62 anos. De 760 a 698 a.C.

Isaías era casado, sua esposa era profetisa (Is 7.3), teve no mínimo dois filhos que foram quais recursos visuais da sua mensagem.(Is 8.3)

Jeremias - Período de crise: Babilônia

  Jeremias começou seu ministério profético uma geração  após a morte de Isaías. O clima de avivamento que se desenvolveu em Judá durante a época de Isaías, enfraqueceu gradualmente e a nação afundou no pecado.

  Tantos Jeremias e Isaías levaram mensagens de condenação ao Israel apóstata. Enquanto que o tom de Isaías é vigoroso e severo, o de Jeremias é moderado e suave. O primeiro leva uma expressão da ira de Jeová contra o pecado de Israel; o último, uma expressão de seu pesar por causa dele.Ao repreender Israel, Isaías imergiu sua pena no fogo e Jeremias, nas lágrimas.

  Jeremis era filho de Hilquias, um sacerdote de Anatote na terra de Benjamim. Foi chamado ao ministério quando era jovem ainda(1.6), no ano décimo-terceiro do rei Josias, mais ou menos setenta anos depois da morte de Isaías.Mais tarde,provavelmente por causa da perseguição de seus patrícios e de sua própria família(11.21;12,6), deixou Anatote e foi para Jerusalém.Ali e em outras cidades de Judá, exerceu seu ministério por cerca de quarenta anos.

  Nos reinados de Josias e Jeoacaz, foi-lhe permitido continuar seu ministério sem embaraços, mas nos reinados de Jeoiaquim, Joaquim e Zedequias, sofreu perseguição severa. No reinado de Joaquim foi aprisionado pela audácia em profetizar a desolação de Jerusalém. No reinado de zedequias, foi preso como desertor, e permaneceu na prisão até a tomada da cidade, época em que foi posto em liberdade por Nabucodonosor que lhe permitiu-lhe voltar a Jerusalém. Quando de seu regresso, procurou dissuadir o povo de voltar para o Egito a fim de escapar do que acreditavam ser um perigo iminente. Recusaram seus apelos e emigraram para o Egito levando consigo Jeremias. No Egito continou os seus esforços para levar o povo de volta ao Senhor. Antiga tradição conta que, encolerizados por suas contínuas  admoestações e repreensões, os judeus mataram-no no Egito.

 

Ezequiel - Período de crise: Cativeiro

  Ezequiel é conhecido como o profeta das visões. Quase um terço de suas mensagens foram recebidas por meio de visões.

  O ponto central das predições de Ezequiel é a destruição de Jerusalém. Antes deste acontecimentos seu motivo principal era chamar ao arrependimento aqueles que viviam em segurança descuidada, admoestando-os a que não abrigassem a esperança de que, com a ajuda dos egípcios, sacudiriam o jugo da Babilônia (17:15-17) e assegurando-lhes que a destruição da cidade e do templo eram invevitáveis e se aproximavam rapidamente.

   Ezequiel como Jeremias foi ao mesmo tempo sacerdote e profeta. Foi levado cativo juntamente com o rei Jeoiaquim, por Nabucodonosor, cerca de dez anos antes da destruição de Jerusalém. Seu lar era Telabib na Babilônia. Ali ministrou aos desterrados, a maioria dos quais resistiram à suas palavras aderindo à esperança falsa de um regresso rápido. A tradição informa que foi morto por um dos desterrados repreendido por ele por causa de idolatria.

   Daniel e Jeremias foram dois famosos contemporâneos de Ezequiel . Jeremias exerceu seu ministério profético na terra de Judá, advertindo o povo sobre a destruição de Jerusalém.Daniel ministou na corte em Babilônia, servindo como estadista e profeta, e Ezequiel ministou para os judeus exilados no cativeiro.

Daniel - Período de crise: Cativeiro 

   O livro de Daniel é, na sua maior parte, uma história profética dos poderes gentílicos mundiais desde o reinado de Nabucodonosor até a vinda de Cristo.

   Daniel era da tribo de Judá e provavelmente membro da família real (1.3-6).Quando ainda muito jovem, foi levado cativo à Babilônia no 3°. ano do rei Jeoaquim (2Cr 36.4-7), e oito anos antes de Ezequiel. Juntamente com outros três Jovens foi colocado na corte de Nabucodonosor a fim de obter uma preparação especial na educação dos caldeus. Ali chegou a um dos postos mais elevados do reino, posição que reteve durante o governo persa, que se seguiu ao babilônico. Profetizou durante todo o cativeiro, sendo proferida sua última profecia no reinado de Ciro, dois anos antes do regresso dos judeus à Palestina. Sua vida imaculada em meio à corrupção de uma corte oriental, leva Ezequiel a mencioná-lo como um dos exemplos notáveis de piedade. O mesmo profeta dá testemunho de sua sabedoria (Ezequiel 28.3).

  O Império babilônico caiu 70 anos mais tarde, e o profeta Daniel foi testemunha ocular da passagem da hegemonia política e militar dos caldeus para os medos-persas, que aconteceu em 538 a.C (1.1-6;5.29-31).Ele que "No ano terceiro de Ciro, rei da Pérsia, foi revelada uam palavra a Daniel" (Dn 10.1).Essa data corresponde a 536 ou 535 a.C. Assim, datar a composição de suas profecias até 530 a.C. é aceitável, depois dessa data é exagero.

OS PROFETAS MENORES

 

LIVROS (12)

1° Oséias 6° Miquéias 11° Zacarias
2° Joel 7° Naum 12° Malaquias
3° Amós 8° Habacuque
4° Obadias 9° Sofonias
5° Jonas 10° Ageu  

  Os profetas menores se dividem em três grupos:

1.Os profetas de Israel: 2.Os profetas de Judá: 3.Os profetas do pós-cativeiro:
Jonas Obadias Ageu
Amós Joel Zacarias
Oséias Miquéias Malaquias
Naum
Habacuque
Sofonias  

  Os doze profetas menores foram homens que Deus levantou em momentos críticos da história de Israel, para chamara o povo de volta ao Senhor. São chamados de "menores" porque seus livros são menos extensos. Embora suas mensagens sejam bem espécificas para determinadas pessoas, podemos encontrar muitas lições nestes pequeninos livros.

Oséias - Israel (as dez tribos)

  Oséias é o primeiro dos livros proféticos menores.

O livro de Oséias é uma grande exortação ao arrependimento dirigido às dez tribos, durante os cinquentas ou sessenta anos antes do cativeiro destas.Seu cálice de iniquidade enchia-se rapidamente.

Os reis e sacerdotes eram assissinados e libertinos;os sacerdotes idólatras desviavam o povo do culto a Jeová; em dificuldade, o governo se voltava ao Egito ou à Assíria pedindo ajuda; em muitos casos o povo imitiva a vileza moral dos cananeus; viviam numa segurança descuidada, interrompida somente em tempos de perigo por um arrependimento fingido;sobretudo, Deus e sua Palavra eram esquecidos.Esses pecados da nação, no seu estado de separação de Deus, são resumidos pelo profeta como o pecado de adultério espiritual, ilustrado pela própria experiência do profeta ao se casar com uma mulher impudica que o abandonou por outro amante.O pecado de Israel é o de infidelidade a seu esposo,Jeová, que a Libertou do Egito, cuidou dela e com quem fez votos sagrados de obediência e fidelidade no Monte Sinai. Mas em lugar de matar a esposa adúltera, como prescrevia a lei, Jeová manifesta para com ela um amor que vai além do humano -ele a acolhe novamente.É o seguinte o tema de Oséias: Israel, a esposa infiel abandona seu esposo compassivo, que a acolhe novamente.

  Oséias foi um profeta do rei do Norte (as dez tribos).

Profetizou na mesma época que Amós, Isaías e Miquéias em Judá.

Seu ministério, de cerca de 60 anos, é o mais longo de todos os profetas.

  Os acontecimentos históricos  a que se refere o livro de Oséias cobrem um período de mais ou menos 60 anos - desde 785 a.C, até o tempo do cativeiro das dez tribos.

Joel - Judá (Isarel do Sul)

  A ocasião da profecia de Joel foi uma invasão extraordinariamente calamitosa de insetos destrutivas - o gafanhoto -  que devastou a terra, destruiu as colheitas, e trouxe a fome geral.O profeta vê nessa calamidade uma visitação do Senhor e se refere a ela como um tipo do castigo final do mundo - o dia do Senhor(1.15).

Os gafanhotos e os efeitos da sua voracidade formaram um paralelo com as nações inimigas de Judá e os resultados arrasadores dos seus ataques contra o povo de Deus.

Pouco se sabe acerca de Joel. Acredita-se que profetizou durante o tempo de Joás, rei de Judá (2Reis,cap.12).

Obadias e Joesl foram os profetas de Judá que viveram e profetizaram aproximadamente 800 anos antes do nascimentos de Cristo.São os profetas mais "antigos" dos profetas maiores e menores.

  A data do livro gira em torno do ano 835 a.C. Naqueles dias houve vários ataques maciços de pragas de locustas, e também a seca castigaram a terra e o povo.A história registra descrições destas pragas.

 

 Amós- Israel (as dez tribos)

  Amós profetizou antes da queda de Israel ( o reino do Norte).

Ele foi contemporâneo de Jonas e Oséias (profetas de Israel), e Isaías e Miquéias (profetas de Judá). Nos seus dias, Uzias reinava em Judá e Jeroboão II reinvava em Israel (Am 1.1).Esses reinos gozavam de grande prosperidade e por serem tributários de seus vizinhos, viviam tranquilos, sem medo de suas invasões. Contudo, suas riquezas os levaram á corrupção e a sua luxúria, tanto política como religiosa.

  Amós era natural de Tecoa, situada cerca de 10 quilômetros ao sul de Belém, habitada na sua maioria por pastores a cuja classe Amós pertencia, sendo também um dos que recolhia figos silvestres.

Não foi ordenado oficialmente como profeta, nem tinha assistido à escola deles; seu único motivo para pregar foi uma chamada divina (7.14,15).Seu ministério foi especialmente ás Dez Tribos, embroa tivesse também uma mensagem para Judá e para os países vizinhos.

Profetizou durante os reinados de Uzias, rei de Judá (2Cr cap.26) e de Jeroboão II, rei de Israel (2Rs 14.23-29), cerca de 60 a 80 anos antes do cativeiro das Dez Tribos.

Obadias- Judá (Isarel do Sul)

  Obadias é um livro de somente 21 versículos; o menor de todos no Antigo Testamento. Isto não diminui a imortânci da sua mensagem contra Edom por suas transgressões, pronunciando sua ruína final.

O grande pecado de Edom - violência contra Judá; seu castigo - extinção nacional.

  Em 930 a.C, o reino de Israel se dividiu em dois; o reino do Norte - Israel e o reino do Sul - Judá. As rixas então continuram, entre o reino do Sul e Edom. A profecia de Obadias ocorre cerca de 85 anos depois desta divisão. A sua data é provável data é 845 a.C.

  Não se sabe absolutamente nada acerca de Obadias. Há muitos com este nome no Antigo Testamento.

Jonas - Israel (as dez tribos)

  O livro de Jonas é diferente das outras profecias, por não conter uma mensagem direta a Israel, sendo a mensagem do profeta dirigida aos ninivitas. Embora não mencionada diretamente, há uma grande lição neste livro para a nação judaica, a saber, que Deus é
Deus não só dos judeus mas também dos gentios.

Jonas era galileu, da cidade de Gatehefer, perto de Nazaré.

Pregou às Dez Tribos no reinado de Jeroboão II, durante o qual profetizou a restauração de algum território israelita (2Rs 14.25-27).

Ao terminar Eliseu seu ministério, o de Jonas teve início.

  O livro foi escrito, aproximadamente,no ano 780 a.C. no fim da sua carreia.Foi contemporâneo de Amós e Oséias. Seu livro foi escrito uns 60 anos antes da tomada do reino do Norte (Israel) pelos assírios.

Miquéias - Judá (Isarel do Sul)

  Miquéias foi profeta do reino do Sul, durante os reinados de Jotão, Acaz e Ezequias. É considerado o "Isaías", dos profetas menores, pelas semelhanças que há nas mensagens desses dois profetas. Foram contemporâneos nos anos 730-700 a.C. Suas profecias foram dirigidas principalmente à Judá, enquanto que as de Oséias, outro porta-voz do seu tempo, adomestava Israel, até que este foi levado em cativeiro em 722 a.C.

  Miquéias era natural de Moresete-Gate, uma aldeia cerca de 32 quilômentros ao sudoeste de Jerusalém.Era um profeta do campo.

Era portador de uma mensagem,tanto para Judá como para Israel, que predizia o cativeiro desses reinos. A sua maior obra foi realizada no reinado de Ezequias, que ficou impressionado por suas profecias (Jr 26.10-19). Sua profecia da destruição de Jerusalém foi um meio indireto de salvar a vida de Jeremias, quando este aguardava ser executado por fazer uma predição semelhante (Jr 26.10-19).

Naum - Judá (Isarel do Sul)

  O livro de Naum tem um único tema saliente: a destruição de Nínive.É a sequência da mensagem do profeta Jonas, por cujo ministério os ninivitas foram conduzidos ao arrependimento e salvos do castigo iminente.É evidente que mudaram de opinião a respeito de seu primeiro arrependimento e de tal maneia se entregaram à idolatria, crueldade e opressão, que 120 anos mais tarde, Naum pronunciou contra eles o julgamento de Deus em forma de uma destruição completa.

  Particularmente nada se sabe a respeito de Naum. Crêem alguns que ele era nativo de El-Kosh, uma aldeia da Galiléia. Ele profetizou durante o reinado de Ezequias e foi testemunha do sítio de Jerusalém por Senaqueribe, acontecimento esse que pode ter sido a ocasião da sua profecia.

Habacuque - Judá (Isarel do Sul)

  Habacuque é o profeta mais culto dentre os demais profetas menores e o último dentre os de Judá. Filósofo, poeta e músico, o seu livro registra experiência práticas e comoventes.

  Esse profeta foi um contemporâneo de Jeremias e profetizou após as reformas do rei Josias. Pouco tempo depois Nínive caiu.

Babilônia ou o reino caldeu, passa ser a potência dominante no mundo.

Uma data provável do seu livro seria 610 a.C.

Não sabemos de onde era Habacuque.Possivelmente era um cantor do templo, sacerdote da tribo de Levi. Seria nesse caso filho nativo de Jerusalém.

Como Naum predisse a destruição da assíria e Obadias a de Edom, assim Habacuque profetizou a queda do império caldeu.Sendo que ele fala do poder crescente da última nação mencionada, e da iminência da sua invasão de Judá, concluí-se que Habacuque profetizou durante os reinados de Jeocaz e Jeoiaquim.

Sofonias - Judá (Isarel do Sul)

  O profeta Sofonias é o único dentre os profetas Menores que é descendente real. A sua genealogia se encontra no primeiro versículo do seu livro. Observamos que era o tetraneto do rei Ezequias. Possivelmente era de Jerusalém e influiu nas reformas religiosas do tempo do rei Josias.

  O tema de Sofonias é o Dia do Senhor, principalmente os seus efeitos 92.3).Ele escreveu seu livro no ano 620 a.C. mais ou menos.

Judá tinha sofrido 50 anos de crueldade e opróbrio sob os reinados de Manassés e Amom. O paganismo e a corrupção alcançaram o seu auge em Judá durante esse tempo. No ano 640 a.C., Josias foi coroado rei, no reino do Sul; e doze anos depois, iniciou uma grande reforma religiosa, porém, o povo não cooperou, e por isso teve pouco êxito.Nínive ainda não tinha sido arrasada (2.13) e Babilônia, vassalo da Assíria, já estava em ascendência. Anos depois a própria Babilônia iria conquistar a Assíria e, posteriormente Judá.

Ageu - Cativeiro (Judá)

  É o primeiro dos profetas conhecidos ocmo profetas pós-exílicos; quer dizer que profetizou depois do cativeiro. Zacarias e Malaquias são os outros dois.

  Sob o decreto favorável de Ciro, o restante dos judeus voltou à sua terra sob a direção de Zorobabel, o governador, e Josué, o sumo sacerdote. Depois de estabelecer-se na terra, o povo erigiu um altar de holocaustos no local do templo. Dois anos mais tarde, em meio a grandes regozijos, foram lançados os alicerces do templo.Seu regozijo logo se tornou em tristeza, porque, por meio dos esforços dos hostis samaritanos foi ordenado, por um decreto imperial, que fosse interrompida a obra. Durante 16 anos o templo permaneceu inacabado, até o reinado de Dario, quando esse rei publicou uma ordem permitindo a conclusão da obra.Mas, nesse tempo o povo se tinha tornado indiferente e egoísta, e, em vez de construir o templo, estava ocupado adornando as suas próprias casas. Como resultado desta negligência, foram castigados com seca e esterilidade.

   Pouco se sabe da vida de Ageu, " o profeta do segundo templo", exceto que profetizou depois do cativeiro e que sua missão era animar o povo na reconstrução do templo. A obra de Ageu foi intensamente prática e importante.

   Provavelmente nasceu em Babilônia, e voltou com o primeiro grupo de judeus, a Israel, com Zorobabel, no ano 536 a.C. Conforme o livro de Esdras (cap.2-4), foi de 50.000 a primeira leva de judeus repatriados, os quais iniciram as obras do templo;mas passados dois anos (534 a.C), por causa da perseguição dos samaritanos, abandonaram o projeto.No Ano 529 a.C, foi liberada por Dario (Cambises), da Pérsia. Ageu começou pregar sua mensagem nove anos depois, sedo assim a data do seu livro o ano 520 a.C.

   O seu livro está entre os menores da Bíblia, tem sido chamado de "pequeno fragmento de grande valor".

Zacarias - Cativeiro (Judá)

   O fundo histórico da profecia de Zacarias é o mesmo de Ageu, sendo que ambos os profetas ministraram no mesmo período e tiveram missão semelhante.A missão de Zacarias era animar, por meio da promessa do êxito atual e da glória futura.

   A situação do povo apresenta um quadro triste, mas Zacarias transformou essa situação calamitosa em uma cena gloriosa, enquanto ele, por meio de uma série de visões e profecias, descreve uma Jerusalém restaurada, protegida e habitada pelo Messias, sendo ela a capital de uma nação elevada acima de todas as demais nações.Mas Zacarias não podia oferecer um enconrajamento permanente, a não ser pela promessa da vinda do Messias.

  Zacarias provavelmente nasceu na Babilônia. Entrou no ministério quando ainda jovem(2.4), e começou a profetizar pouco  depois de Ageu, sendo seu companheiro. A sua missão era animar o zelo debilitado do povo e enconrajá-lo, desviando o seu olhar do tenebroso presente e dirigindo-o para um futuro refulgente.

  Quanto à sua relação com outros profetas, Zacarias e Isaías foram os grandes mensageiros messiânicos. (O messias é um tema importante do seu livro, não somente no que tange o seu primeiro advento, mas também no segundo).Como Ageu, Zacarias profetizou acerca do templo de Jerusalém, e salientou o dia do Senhor.

   Zacarias é um dos livros de maior ênfase messiânica, e dos mais apocalípticos e escatológicos de todos os escritores do Antigo Testamento.

Malaquias - Cativeiro (Judá)

  Malaquias é o último dos profetas do Antigo Testamento.

  Em Neemias lemos a última página da história do Antigo Testamento; no livro do profeta Malaquias, contemporâneo de Neemias, lemos a última página da profecia do Antigo Testamento.

Malaquias, o último dos profetas, testifica, como fazem os que vieram antes dele, o triste fato do fracasso de Israel.Ele apresenta o quadro de um povo religioso externamente, mas internamente indiferente e falso, um povo para o qual o culto a Jeová se transformou em formalismo vazio, desempenhandado por um sacerdócio corrupto que não o respeitava.Sob o ministério de Ageu e Zacarias, o povo estava disposto a reconhecer suas faltas e a corrigir-las, mas agora, endureceram-se tanto que negam insolentemente as acusações de Jeová (1.1,2;2.17;3.14,15).Qual o raio de luz nesta cena escura, brilha a promessa da vinda do Messias, que chegará para libertar o resto dos fiéis e julgar a nação. O livro termina com uma profecia sobre a vinda de Elias, o precursor do Messias, e então cerra-se a cortina sobre a revelação do Antigo Testamento.

  Nada se sabe da história pessoal de Malaquias.Crê-se que tenha profetizado no tempo de Neemias e o apoiu, como Ageu e zacarias apoíaram Zorobabel.

 

Bibliográfias usadas:

  • Thim Lahaye - Como Estudar A Bíblia Sozinho,EDITORA BETÃNIA.
  • May Pearlman - Atravésda Bíblia Livro por Livros, EDITORA VIDA.
  • Esequias Soares - Visão Panoramica do Antigo Testamento, EDITORA CPAD.
  • ___O ministério Profético na Bíblia, EDITORA CPAD.
  • Os Profetas Maiores ,EETAD,2°edição
  • Os Profetas Menores ,EETAD,2°edição

 

 

0 Comments: