ADOLESCENTES-LIÇÃO 11

sábado, 11 de setembro de 2010

 

rev.adolescentes 3 tri 2010 Conteúdo adicional para as aulas de Adolescentes

Subsídios para as lições do 3º Trimestre de 2010
Vivendo em Família

Lição 11 - On-Line e Off-Line

 
Deve-se considerar a importância da disciplina na criação e formação do...

Texto Bíblico: Pv 15.20,21; Mt 12.33-37.

Disciplina: Importância e Conceito


Deve-se considerar a importância da disciplina na criação e formação do caráter dos filhos: “Não retires a disciplina da criança”; “Castiga o teu filho, e te fará descansar e dará delícias à tua alma” (Pv 23.13; 29.17). Salomão também escreve: “Visto como não se executa logo o juízo sobre a má obra, por isso o coração dos filhos está inteiramente disposto a praticar o mal” (Ec 8.11).
Atualmente há fortes tendências em desprezar ou mesmo condenar a disciplina dos filhos como coisa imprópria ou inconveniente. Uns tendem a admitir que os pais disciplinem por falta de amor. Talvez até seja verdade devido aos constantes desequilíbrios emocionais, o ódio, por exemplo, mas não é regra. A disciplina é Bíblica.


O que é disciplina


Disciplina significa instrução, direção, governo, imposição de autoridades e métodos correcionais. Como se vê, significa muito mais do que mero castigo. Paulo, um homem sábio, ao empregar a palavra disciplina como obrigação dos pais no governo da casa e na criação dos filhos, certamente tinha em vista esse conceito, pois recomenda: “Criai-os na doutrina e adomoestação do Senhor” (Ef 6.4).
A ausência da disciplina, em qualquer dos seus aspectos, pode resultar no desgoverno moral e espiritual dos filhos.


Texto extraído da obra:
...E fez Deus a Família: O Padrão Divino Para um Lar Feliz. Rio de Janeiro: CPAD.

0 Comments: