JUVENIS-LIÇÃO 11

sábado, 11 de setembro de 2010

 

rev.juvenis 3 tri 2010 Conteúdo adicional para as aulas de Juvenis

Subsídios para as lições do 3º Trimestre de 2010
O adolescente e seus relacionamentos

Lição 11 - As Últimas Coisas

 
No final desta vida, o que nos acontecerá? Eis uma das perguntas...

Texto Bíblico: 1 Tessalonicensses 4.13-18


O Destino da Raça Humana


No final desta vida, o que nos acontecerá? Eis uma das perguntas mais importantes que alguém pode fazer. Quão maravilhoso é saber que o Livro dos livros supre-nos com as informações necessárias acerca de nossa existência na eternidade. Assim, não carecemos andar ansiosos nem frustrados quanto ao nosso destino. Embora não tenhamos todos os detalhes acerca de nossa vida ao lado de Cristo, há luz suficiente para não andarmos em trevas.
Que acontece por ocasião da morte? Ela é a separação entre o corpo e alma (Jo 1.11,13; 2 Co 5.1-9). É o salário do pecado (Rm 6.23; 5.12). É a manifestação final do pecado (1 Co 15.26). No entanto, Cristo venceu a morte, anulando suas conseqüências através de seu triunfo na cruz (2 Tm 1.10). Apesar de lhe estarmos ainda sujeitos, ela já não tem mais poder sobre nós. Os que morreram em sua impiedade, porém, terão de enfrentar igualmente a segunda morte - a eterna separação de Deus (Ap 20.14).  


Na vida futura, o ser humano não mais estará sujeito ao aniquilamento (Rm 2.7; 1Co 15.53,54). Em nosso caso, mesmo que a imortalidade seja uma condição além-túmulo, a vida eterna, a vida de Cristo em nós, já é um usufruto dessa bem-aventurada eternidade. Através, do Espírito Santo, recebemos a primeira prestação de nossa herança: fomos selados e aceitos por Deus como seus filhos. Sim, o Cristo ressurreto vive dentro de nós (Gl 2.20 e Ef 1.13,14).
Entre a morte e a ressurreição do corpo, há o estado intermidiário. [...] A Bíblia deixa bem claro que, no além-túmulo, há vida consciente. Quando Moisés e Elias apareceram com Jesus, no monte da Transfiguração, ambos continuavam sendo Moisés e Elias (não se haviam reencarnado em nenhuma outra pessoa). Além do mais, sabiam o que estava prestes a acontecer (Lc 9.28-31). A narrativa do rico e Lázaro salienta a mesma doutrina (Lc 16.19-31). E, no Calvário, Jesus promete ao ladrão moribundo: “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso” (Lc 23.43). O apóstolo Paulo, ao se referir à morto, indicou que o morrer significa apresentar-se imediatamente ao Senhor (Fp 1.21-24).

 

 
Texto extraído:
MENZIES, William W.; HORTON, Stanley. Doutrinas Bíblicas: Os Fundamentos da Nossa Fé. Rio de Janeiro: CPAD, p.203,4.

0 Comments: