ADOLESCENTES-LIÇÃO 01

domingo, 30 de janeiro de 2011

 

 85x119-20110104105259-1-2-Capa-adol-A1 Conteúdo adicional para as aulas de Adolescentes

Subsídios para as lições do 1º Trimestre de 2011
O relacionamento entre o crente e o mundo

Lição 01 - Quem é você?

Prezado professor, a lição desse trimestre analisará o relacionamento...

O RELACIONAMENTO ENTRE O CRENTE E O MUNDO
Texto Bíblico: Romanos 14.1-12.


CONCEITO SOBRE “VALOR”
Prezado professor, a lição desse trimestre analisará o relacionamento do adolescente com o mundo em que vivemos. Nesse relacionamento é preciso ter uma cosmovisão centrada nos ensinos de Cristo para o desenvolvimento eficaz de uma postura social, e valores pessoais, que coadunam com a vontade de Deus.

O prezado professor, precisa explicar aos alunos o que é valor pessoal. Por isso sugerimos que você explique o termo “valor” e aplique-o de acordo a cosmovisão cristã bíblica. O Dr. Champlin nos ajudará na definição do termo “valor”:

Essa palavra vem do latim valere, “ser forte”, “ser digno”. Um valor é algo que “vale alguma coisa” para alguém. Um valor não é algo necessariamente “verdadeiro”, embora seja considerado assim por aquele que o considera. Alguns valores são falsos. Um valor é algo desejável ou útil. As pessoas não concordam quanto aos valores, pelo que muita filosofia e teologia circundam a questão. São numerosas as teorias de valor. Posso valorizar uma fotografia ou algum item que, para outrem, não tenha qualquer valor. Avaliações subjetivas tornam-se parte integrante dessa questão, e nem sempre estão envolvidas em questões de certo e errado. Mas muitos valores têm uma valia intrínseca e objetiva. Alguns valores são práticos e pragmáticos; mas outros pertecem ao terreno do bem-estar da alma. Possuir uma casa confortável é um valor pragmático muito importante para alguns. Mas higidez da alma é um valor intrínseco.  

 

Boa aula!

0 Comments: