JUVENIS-LIÇÃO 05

domingo, 30 de janeiro de 2011

 

Rev.Juvenis-mestre-1-trim-2011 Conteúdo adicional para as aulas de Juvenis

Subsídios para as lições do 1º Trimestre de 2011
A História da Igreja

Lição 05 - A Paganização do Cristianismo

Comece a lição dessa semana definindo o termo PAGANISMO...

Texto Bíblico: 2 Timóteo 3.1-5


Comece a lição dessa semana definindo o termo PAGANISMO. Diga ao seu aluno que o significado do referido termo remete a um “sistema religioso que desconhece a supremacia de Deus, aceitando como real a existência e interferência de outros deuses nos negócios humanos” conforme define o Pr. Claudionor de Andrade em seu
Dicionário Teológico editado pela CPAD.

Conforme vimos na lição passada, a Igreja Cristã foi vitoriosa na luta contra a perseguição romana e contras as heresias. Porém, parte dela se rendeu aos “encantos” do poder imperial romano. A Igreja, agora romanizada, passou a forçar a conversão das pessoas para uma religião estatal. Isso resultou no surgimento dos chamados crentes nominais. Estes eram pessoas que frequentavam a Igreja obrigadas, não importando ter uma fé genuína em Cristo Jesus. Era comum, por exemplo, uma pessoa crer servir um outro deus, e frequentar a Igreja romana ao mesmo tempo.

Através da romanização da Igreja Antiga, o prezado professor, pode imaginar as consequências graves à verdadeira Igreja de Cristo. A igreja romana confundiu totalmente o reino de Deus com o reino dos homens.
Conclua a lição dessa semana dizendo aos seus alunos que o Senhor Jesus Cristo ordenou-nos a sermos Sal e Luz do mundo. Portanto, nós os servos do Deus Altíssimo, devemos influenciar a nossa cultura testemunhando os verdadeiros valores de Cristo e não deixando que as influências dos valores pagãos nos corrompam.

Boa aula e Deus te abençoe!

0 Comments: