OS ATOS DO ESPÍRITO SANTO NA VIDA DA IGREJA

sábado, 1 de janeiro de 2011

 

 OS ATOS DO ESPÍRITO SANTO NA VIDA DA IGREJA

POR ESDRAS COSTA BENTHO

 

1.O título

  O título dos Atos dos Apóstolos (gr.Prakseis Apostolon) não aparece no contéudo da obra. Tertuliano chamava-o de "O memorando de Lucas" e o Cânon Muratoriano de "Os atos de todos os apóstolos".

Todavia , a desgnação do livro, como atualmente consta em nossas bíblias, não reflete o seu contéudo. O título indica que os atos dos doze Apóstolos do Cordeiro serão descritos, no entanto, apenas Pedro e Paulo são proeminentes.Pedro ocupa os doze primeiros capítulos , enquanto Paulo os capítulos 13 a 28. Mencionam-se as atividades de Pedro (1.1-12.24), Estêvão (6.1-7.60), Felipe (8.4-39) e Paulo (13.1-28.31). Nada se acrescenta aos atos dos demais apóstolos. Esta é uma das razões pelas quais o teólogo pentecostal Stanley Horton, considerando as ações do Espírito Santo no livro, designa-o como "Atos do Senhor resuscitado pelo Espírito Santo na Igreja  e Através Dela"¹.Outros biblicistas sugeriram "Atos do Espírito Santo entre os Apóstolos".

  Contudao, o professor deve entender que nos primeiros séculos da era cristã, o termo grego "atos" (prakseis), era usado tecnicamente para descrever os atos ou feitos heróicos de um povo. Assim, o título Prakseis Apostolon foi empregado para designar as atividades desenvolvidas pela Igreja através dos apóstolos, em vez de referir-se às atividades de todos os apóstolos.

2.Autor

  Lucas é o autor do livro de Atos.

Ele é chamado de "médico amado" (Cl 4.14), "cooperador" (Fm 24) e indiretamente de "amigo" (2Tm 4.11).Ele é o mais erudito dentre os quatro evangelistas. Enquanto Mateus e Marcos, por exemplo, lustram seus escritos com verve aramaica e semítica, o "médico amado" emprega um grego escorreito muito próximo do ático, mas que deve ser interpretado mais corretamente como o koinê literário.O prefácio das obras Lucas-Atos é um monumento literário cravado no coração dos Evangelhos, nada a dever em estilo,exatidão e beleza aos imortais escritores helênicos.

Por conseguinte, o Santo Evangelho de Lucas forma uma unidade com Atos dos Apóstolos. Vejamos:

a)Atos refere-se ao Evangelho de Lucas como "o primeiro tratado" (proton logon),At 1.1;

b)Atos foi endereçado ao mesmo gentio ilustre do terceiro Evangelho: "Teófilo" (At 1.1 cf.Lc 1.1).

c)Atos continua a partir do ponto onde o Evangelho de Lucas encerrou (At 1.1-5 cf.Lc 24.36-53);

d)Atos traz a humilde  assinatura de Lucas no emprego do pronome "nós": "procuramos", "estivemos", "saímos", "assentamo-nos", "falamos", etc. (At 16.10-17;20.15-21.18;27.1-28.16);

e)Atos enfatiza a obra do Espírito Santo assim como o Evagelho de Lucas.

  A autoridade de Lucas nunca foi posta seriamente em dúvida.A obra alemã Sinopse dos Quatros Evangelhos, editada pelo erudito Kurt Alam, cita trechos do prólogo antimarcionita que diz: "Lucas é um sírio de Antioquia, médico por profissão, discípulo dos apóstolos e companheiro de Paulo até seu martírio.

Serviu ao Senhor até o fim aos 84 anos na Beócia, cheio do Espírito Santo".²

3.Ocasião do escrito

  O Evangelho que fora apresentado a Teófilo com a narração dos eventos que antecederam e sucederam o nascimento de Jesus, adornado por seus ensinos e milagres e dramatizado através da paixão de Cristo, chega ao clímax com a ressurreição e ascensão do Filho de Deus. Para manter a unidade entre os dois documentos, o prefácio do livro de Atos dos Apóstolos retoma a via literária que encerra o Evangelho. No prólogo de Atos, Lucas sintetiza os propósitos da primeira obra, reafirmando a metodologia empregada em Lucas-Atos (Lc 1.1-4;At 1.1-5), e retoma, após o prefácio, o tema que segue em Atos 1.6,12s.A perícope é quase um pós-escrito do primeiro Evangelho. O evangelista emprega estilisticamentee no versículo 6 a conjunção subordinativa men para interpor um trecho (6-11) subordinado também à narrativa de Lucas 24.44-51.

O anúncio da promessa (epangelia) e virtude (dynamis) do Espírito, sumariada em Lucas 24.49, é ampliada em Atos 1.4-11.O verseto 12, por meio do advérbio então (tote), insere também o parágrafo na mesma sequência do epílogo do Evangelho.

4.Características especiais

  O Livro de Atos dos Apóstolos é o primeiro documento cristão primitivo a descrever o surgimento e a expansão da Igreja - do cumprimento da promessa do Espírito  até a expansão do Evangelho em Roma - cobrindo um período de cerca de 40 anos. Esse fato já seria suficientemente para outorgar a obra um lugar privilegiado entre os documentos historiográficos mais importantes de nosso mundo, no entanto, Atos se destaca em:

Vocabulário: É rico e vivaz, com cerca de oitocentas palavras não usadas por outros letrados do Novo Testamento. O biblicista Rinaldo Fabris afirma que 90% do vocabulário de Atos se encontra na Septuaginta; 85% em Plutarco e 65% no grego dos papiros.³

Edição e revisão:Registra-se o fato de o literato ter revisado, editado e adaptado os discursos e os fatos que se propõs a narrar. O cálmo do autor pulsa semelhante às impressões e ao impacto que a história exerce sobre ele.

Lucas não se detém como os impressionistas, mas análogo aos realistas,evita o exagero, as minudências, as ocorrências dramaticamente irrelevantes a fim de não empobrecer o tônus da ação. A obra é intensa e densa. Os fatos desenvolvem-se com muita rapidez e as ações do Espírito, através dos apóstolos, assinalam o ritimo e a frequência com que novos eventos são acrescentados à narrativa. Todavia, a densidade da obra compacta os eventos assinalados e a vagareza com que se costuma ilustrar a história, cede espaço à força da linguagem e à síntese dos fatos.

Exatidão histórica: O historiógrafo pontua os primeiros quarenta anos do Cristianismo com os nomes e alguns fatos episódicos da história secular.

Diferente dos outros três evangelistas, Luca traça um breve paralelo com o governo de certos imperadores romanos: César Augusto (Lc 2.1), Tibério César (Lc 3.1),Cláudio César (At 11.28;18.2), e Nero , o César de Atos 16.11,21.

Há de se acrescentar em Lucas 1.5 o rei da Judeia, Herodes, o Grande, ainda em 2.2, Cirêno, governador da Síria.A exatidão histórica de Lucas impressiona os eruditos mais exigentes.F.F.Bruce a respeito da verve historiográfica de Lucas afirmou; "O escritor que dessa forma relaciona a própria narrativa com o contexto mais amplo da história secular se expõe a sérias dificuldades, se não é bastante cuidadoso; oferece ao leitor crítico tantas oportunidades para testar-lhe a exatidão. Lucas enfrenta esse risco e sai-se muito bem".4

Estilo literário. A obra de Atos dos Apóstolos mistura formas clássicas com o dinamismo do idioma koinê, a língua popular. A linguagem que acompanha a elegância do estilo lucano reflete influências recebidas da Septuaginta e da doutrina dos apóstolos. Lucas estrutura a narrativa de Atos empregando gêneros também presentes em seu Evangelho: relatos de milagres - onde apresenta a confirmação da ação e orientação divinas sobre os atos dos apóstolos-; itinerário de viagens - descrição objetiva do deslocamento dos apóstolos no cumprimento  de At 1.8-; descrições dramáticos - relatos dos episódios e fatos dramáticos  que cercaram a pregãção do evangelho-;discuros querigmáticos - seções que tratam do anúncio da mensagem cristã-;sumários - sínteses padronizadas do avanço missionário-; repetições - como por exemplo, a conversão e vocação de Paulo (At 9.1.31;22.1-21;26.9-18).Uma característica singular de Atos é o díptico ou simetria histórica entre Pedro e Paulo.Veja a tabela abaixo.

  Lucas organizou as atividades apostólicas de tal forma que a relação entre os atos de Pedro e os atos de Paulo são postos paralelamente. Existe também uma relação simétrica entre Os Evangelhos descrevem o Filho do Homem  que se encarnou para morrer pelos pecadores.Já o livro de Atos, mostra a vinda do Filho de Deus no poder do Espírito Santo. Os Evangelhos apresentam o que Cristo começou a fazer e a ensinar.Atos dos Apóstolos descreve o que Jesus continou fazendo através do Espírito Santo, por meio dos discípulos. Nos Evangelhos Jesus é apresentado como o Salvador crucificado e ressuscitado, mas em Atos Cristo é descrito como o Senhor Exaltado.Por fim, nos Evangelhos ouvimos os ensinos de Jesus, mas em Atos os efeitos dos ensinos de Jesus na vida dos apóstolos.

Estrutura

  Atos dos Apóstolos oferece várias estruturas ao estudioso. Tudo depende da perspectiva do biblicista e a ênfase que ele deseja destacar na obra.Como se trata de um livro cujo objetivo é descrever  o cumprimento  e desenvolvimento da missão cristã conforme o tininerário estabelecido em Atos 1.8, preferimos estruturar o livro de acordo com o sumário estabelecido pelo autor em 1.8:

A expansão da Igreja em Atos (1.8)

1.Expansão da Igreja em Jerusalém (6.7);

2.Expansão da Igreja por toda Palestina (9.31);

3.Expansão da Igreja até Antioquia (12.24);

4.Expansão da Igreja até Ásia Menor e Galácia (16.5);

5.Expansão da Igreja na Europa (19.20);

6.Expansão da Igreja até Roma (28.31).5

 

PEDRO

PAULO

Primeiro sermão(2.14s) Primeiro sermão(13.16s)
Cura de um coxo(3.2s) Cura de um coxo(14.8s)
Simão,o mágico(8.18s) Elimas, o mágico(13.8s)
A sombra de Pedro (5.15) O lenço de Paulo(19.12)
A imposição das mãos(8.17) A imposição da mãos(19.6)
Pedro adorado(10.25) Paulo adorado(14.11-13)
Ressurreição de Tabita(9.40) Ressurreição de Êutico(20.9,10)
Prisão de Pedro(12.3,2) Prisão de Paulo(28.30)

 

MATERIAS AUXILIARES PARA O PROFESSOR

  Comentários

PEARLMAN, M.Comentário bíblico: Atos.Rio de Janeiro:CPAD,1999.

ARRINGTON,F.L.(ed) Comentário Bíblico Pentecostal: Novo Testamento.Rio de Janeiro:CPAD,2004.

  Geografia Bíblica

ANDRADE,C.Geografia bíblica:Rio de Janeiro:CPAD,2001.

DOWLEY,T.Pequeno atlas bíblico: Rio de Janeiro:CPAD,2005.

  Biografia

CHOWN,G.O Espírito Santo na vida de Paulo:Rio de Janeiro:CPAD,1999.

BENTHO,Esdras.Igreja:Identidade e Símbolos.Rio de Janeiro:CPAD,2010

BALL,C.F.A vida e os tempos do apóstolo Paulo.Rio de Janeiro:CPAD,1998.

  Jograis

Um anjo na prisão(libertação de Pedro).In:Resende.MlJ.Jograis e representações evangélicas.18.ed.,Rio de Janeiro: CPAD,2004,p.76,vl.2.

Uma luz na estrada(conversão de Paulo).In:Resende,M.J.Jograis e representações evangélicas.Rio de Janeiro:CPAD,1992,p.121,vl.1.

  Software

Bíblia Digital glow Pentecostal.CPAD,2010.

 

 

    NOTAS

1.HORTON.Stanley.O livro d de Atos.São Paulo:Vida,1990,p.9.

2.ALAND,Kurt.Synopsis Quattuor evangeliorum:Locis parllelis evangeliorum apocryphorum et patrum adhibitis adidit.Editio tertia décima revisa,Deutsche Bibelgesellschaft:Stutgart,1985,p.533.

3.FABRIS,R.Os Atos dos Apóstolos.São Paulo:Edições Loyola,1991,p.17.

4.BRUCE,F.F.Merece confiança o Novo Testamento?São Paulo: Vida Nova,1965,p.107.

5.Ver CHAMPLIN,R.N.O Novo Testamento interpretado versículo por versículo.São Paulo:Candeias,[?] vl.III,p.9.

 

 

 

Esdras Costa Bentho é teólogo,pedagogo,chefe do setor de Bíblias da CPAD e autor das obras Hermenêutica Fácil e Descomplicada e A Família no Antigo Testamento: História e Sociologia.

http://www.teologiaegraca.blogspot.com

 

 Fonte: Revista Ensinador Cristão-CPAD-Ano 12 - n° 45, pp.14,15,16,

0 Comments: