ADOLESCENTES-LIÇÃO 09

sábado, 26 de fevereiro de 2011

85x119-20110104105259-1-2-Capa-adol-A1 Conteúdo adicional para as aulas de Adolescentes

Subsídios para as lições do 1º Trimestre de 2011
O relacionamento entre o crente e o mundo

Lição 09 - Radicalizando

Prezado professor, na lição desta semana falaremos...

Texto Bíblico: Eclesiastes 11.9,10; Provérbios 10.23, 18.2
Informações complementares para a lição
Prezado professor, na lição desta semana falaremos acerca de algumas atividades tidas como “radicais” praticadas pelos adolescentes.  Elas exigem maior esforço e são dotadas de muita alegria e emoção, pois apresentam algum desafio e obstáculos a serem superados. Praticar exercícios físicos e ter uma alimentação balanceada é também importante para a saúde.
É preciso cuidar bem do nosso corpo, pois é com ele que glorificamos a Deus através das nossas atitudes e ações. Afinal, o corpo é Templo do Espírito Santo (1 Co 6.19,20) e precisa ser morada permanente do Todo-Poderoso. Por isso, devemos nos divertir em atividades agradáveis e que promovam a nossa edificação. A Bíblia afirma que devemos glorificar a Deus com o nosso corpo, pois este pertence ao Criador (1 Co 6.20).
O Comentário Bíblico Beacon reforça algumas ideias importantes acerca do corpo como santuário:

Existem várias maneiras de uma pessoa ver o seu próprio corpo. Ela pode mimá-lo e idolatrá-lo. Pode vê-lo com desagrado e vergonha. Pode usá-lo como uma máquina para produzir trabalho. Pode usá-lo como uma arma para ganhar poder. Pode dedicá-lo prazeres carnais e usá-lo como um instrumento de vício. Ou, como Paulo, pode considerá-lo um templo (naos, santuário).
Jesus se referiu a seu corpo como um templo quando disse: ‘Derribai este templo, e em três dias o levantarei.’ João apresentou a interpretação desta declaração quando disse que Jesus falava ‘do templo do seu corpo’ (Jo 2.19-21). Paulo também tinha se referido à congregação local como um templo (1 Co 3.16). O templo era considerado pelos judeus como a residência especial de Deus. Assim, o corpo como um templo torna-se um lugar especial de residência para o Espírito Santo.

Quando o Espírito Santo reside no templo, este pertence a Deus. Assim, Paulo diz: Não sois de vós mesmos. O Espírito Santo não pode habitar em um santuário impuro. Ele é um dom do Deus Santo na vida do crente.

0 Comments: