JUVENIS-LIÇÃO 09

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Rev.Juvenis-mestre-1-trim-2011 Conteúdo adicional para as aulas de Juvenis

Subsídios para as lições do 1º Trimestre de 2011
A História da Igreja

Lição 09 - Os grandes despertamentos

Charles G. Finney foi um dos principais...

Texto Bíblico: 1 Tessalonicenses 5.16-19

CHARLES FINNEY: UM ÍCONE DO GRANDE DESPERTAMENTO

Charles G. Finney foi um dos principais evangelistas da América do Norte. Nasceu em 1792, num lar sem qualquer influência evangélica. A princípio, tornou-se professor de escola primária e, mais tarde, aprendiz num escritório de advocacia no Estado de Nova Iorque. Enquanto estudava para prestar exames na faculdade de Direito, descobriu que a Bíblia era o alicerce das leis norte-americanas. [...] Com idade de vinte e nove anos, Finney rendeu sua vida a Cristo e abandonou seus planos de se tornar advogado para pregar o Evangelho.
Imediatamente, o reavivamento acompanhou a prédica de Finney. A oração era o principal ingrediente no sucesso de Finney. Tudo quanto fazia era precedido de oração.
Contudo, Finney também acreditava na reforma social, em que indivíduos convertidos fariam uma grande diferença na cultura como um todo. Quando as pessoas vêm para Cristo não simplesmente aquecer-se em sua salvação recém-encontrada. Elas precisam investir sua energia na transformação da cultura, fazendo cessar as coisas que violam os princípios bíblicos. Foi exatamente neste ponto que a segunda carreira de Finney teve uma influência impressionante. Ele envolveu-se fortemente nos movimentos antiescravagista, de direitos da mulher e de abstinência (de alcoolismo). Donald Dayton escreve:

O próprio Finney fez conversões fundamentais e nunca quis substituir o avivamento pela reforma, mas ele fez as reformas com um “complemento” ao avivamento. Por exemplo, ao discutir a questão do escravagismo, o evangelista desejava fazer da “abolição um complemento, exatamente como, em Rochester, fez a abstinência um complemento ao avivamento”. Com esta conexão, Finney preservou a centralidade dos avivamentos, ao mesmo tempo em que promovia as reformas e impelia seus convertidos a assumirem novas posições sobre questões sociais.

Texto extraído da obra: Deus e seu Povo. A História da Igreja como Reino de Deus”. Rio de Janeiro: CPAD. 

0 Comments: