JUVENIS-LIÇÃO 03

segunda-feira, 18 de abril de 2011

 

Rev.Lições Juvenis Conteúdo adicional para as aulas de Juvenis

Subsídios para as lições do 2º Trimestre de 2011
Os perigos do relativismo moral

Lição 03 - Questões difíceis!

Mesmo sem ser uma pessoa completa, o...

Texto Bíblico: Salmos 139.13-16

O EMBRIÃO, OU FETO, É UMA PESSOA
Mesmo sem ser uma pessoa completa, o embrião, ou feto, não é subumano; é uma pessoa em formação, em potencial. Da primeira à oitava semana (2 meses), completa-se a formação de todos os órgãos, apresentando, inclusive,  as impressões digitais. Aos três meses, no útero, o bebê já está formado, esperando crescer e sair à luz. Mesmo como ovo, ou feto, desde a concepção, cremos que o bebê não só tem vida, mas tem a alma e o espírito dentro dele.

Diz o profeta: “Peso da palavra do Senhor sobre Israel. Fala o Senhor, o que estendeu o céu, e que funda a terra, e que forma o espírito do homem dentro dele” (Zc 12.1). O homem, nesse texto, não é um ser humano adulto, mas um ser criado, com todas as características genéticas, sem dúvida. Assim, Deus não dá o espírito (e a alma) a um amontoado de células ou uma coisa, como entendem os materialistas, mas Ele o dá a um ser gerado, com potencialidades para nascer.

Uma pessoa não é só aquele indivíduo consciente, e capaz de sobreviver por si. Neste caso, como ficaria uma pessoa que precisa de aparelhos para suportar uma doença prolongada? Não seria uma pessoa? Claro que sim. Uma pessoa é um ser que não é irracional, como um animal, uma planta, uma pedra, etc. Os defensores do aborto alegam que a mulher tem o direito sobre seu corpo, e não tem obrigação de sustentar uma vida, que não é uma pessoa. É argumento falacioso, de quem não tem a visão ética do significado de um ser humano, desejado ou não.

 

Texto extraído da obra: “Ética Cristã: Confrontando As Questões Morais do Nosso Tempo”. Rio de Janeiro: CPAD.

0 Comments: