sábado, 28 de agosto de 2010
Conteúdo adicional para as aulas de Adolescentes
Subsídios para as lições do 3º Trimestre de 2010
Minha missão no mundoLição 09 - Obrigações iguais com regras diferentes
Texto bíblico: Efésios 5.21 – 6.4; Colossenses 3.18-21.
Prezado professor, a lição deste domingo abordará sobre o cumprimento de regras e normas em família. A influência midiática hodierna tem contribuído para a inserção do antinomismo[1] na adolescência. A comunicação, em família, está cada vez mais ausente do seu seio. Onde falta comunicação, sobram desinformações. Considerando este contexto trabalhe com seus alunos, nesta lição, o princípio de Comunicação, abordando com eles o sentido mais amplo desta:
A definição mais simples e melhor de comunicação que já vimos consiste em apenas uma expressão: troca de significados. Comunicação não é troca de palavras (pessoas jogando verbos e substantivos umas em cima das outras), mas a troca de significados. O processo de comunicação é dinâmico e sempre está em operação quando as pessoas se confrontam. Essa dinâmica funciona em cada relacionamento humano, mas ainda assim gastamos muito pouco tempo pensando sobre o processo. Muitos dos problemas que encaramos nas famílias cristãs nos dias de hoje resultam da quebra de comunicação. As pessoas nem sempre dizem o que querem dizer [...].[2]
Reflexão: “Podemos comunicar uma ideia por todo o mundo em 70 segundos, mas às vezes leva anos para que uma ideia atravesse o meio centímetro do crânio humano” (Charles Kettering).
Boa Aula!
[1] Do gr. anti, contra; nomos, lei. Literalmente significa contra a lei. Inclinação para a rejeição de qualquer padrão de comportamento adotado por um grupo, segmento ou sociedade.
[2] GANGEL, Kenneth O.; GANGEL, Jeffrey S. Aprenda a Ser Pai com o PAI. Rio de Janeiro, CPAD, 2004, p. 111.
0 Comments:
Post a Comment