ADOLESCENTES-LIÇÃO 6

domingo, 7 de novembro de 2010

 

Adolescentes-mestre-4-trim-2010__m206374 Conteúdo adicional para as aulas de Adolescentes

Subsídios para as lições do 4º Trimestre de 2010
Cartas que Ensinam

Lição 06 - Você está contente hoje?

Desunião: Um Problema Sutil Tratado na Espístola aos Filipenses

Texto Bíblico Filipenses 4.4-13


Paulo, após ter sido preso e mediante o seu apelo a César (At 22 – 25), foi levado a Roma para aguardar julgamento ali. Seu estado como prisioneiro não foi pesado naquela ocasião, pois tinha direito de morar numa casa alugada por ele e de receber as visitas de amigos.
Certo dia, surgiu ali um mensageiro com sinais de ter feito uma longa viagem; era Epafrodito, membro da Igreja em Filipos. Tinha trazido uma oferta para o apóstolo. Agradecendo aos filipenses a oferta, Paulo escreveu esta epístola (Fp 4.15-18).
Paulo tinha, porém, razões mais sérias para escrever esta epístola. Parece que havia algum defeito na unidade da igreja. Não havia discórdia séria, porque a igreja como um todo estava numa condição de bom crescimento espiritual. Mesmo assim, a harmonia não era perfeita entre alguns dos membros. Parece ter havido alguma diferença de opinião quanto à questão de perfeição cristã (3.15), e os líderes na controvérsia eram duas obreiras cristãs, Evódia e Síntique (4.2). Não havia separação aberta, mas um leve esfriamento estava entrando na atmosfera da igreja.
Paulo não denuncia isso, nem sequer repreende, mas procura derreter aqueles primeiros flocos de gelo que estavam surgindo no meio da atmosfera amorosa da igreja em Filipos. Consegue isso por meio de um compassivo apelo ao exemplo de Cristo.
Reflexão: “Comunhão é o sentimento de unidade que leva cristãos a se sentirem um só corpo em Cristo Jesus. Tendo como vínculo o amor”.


Texto extraído da obra “Epístolas Paulinas: Semeando as Doutrinas Cristãs”, Rio de Janeiro: CPAD.

0 Comments: