ENSINADOR CRISTÃO 2CORÍNTOS LIÇÃO 7

sábado, 13 de fevereiro de 2010








LIÇÃO 7





PAULO, UM MODELO DE LÍDER


O assunto liderança tem estado muito em voga na atualidade, pois nunca a necessidade de líderes foi tão sentida quanto em nossos dias, onde os padrões de referência na área de liderança têm sido profundamente questionados.
Muitas teorias acerca desse tema tem sido apresentadas em diversas escolas de administração, porém a mais importante é a que a Bíblia mostra: a liderança exercida pelo exemplo. Liderar é exercer influência.Não é dar ordens ou dividir trabalhos, mas incentivar as pessoas a agirem pelo exemplo, a fim de que o grupo consiga chegar a um objetivo comum e a grandes realizações. Paulo recomenda aos coríntios na Primeira Carta: “Sede meus imitadores,como eu sou de Cristo”, 1Co 11.1. Ele seguia o exemplo do Senhor, o líder por excelência, e esperava que os coríntios fizessem o mesmo. Paulo se declara servo de Deus em prol dos gentios, e cooperador da obra do Senhor (2Co 6.1). Ele não era o criador da obra, e sim um servo.

UMA LONGA LISTA DE TRABALHOS.Paulo era um líder que exercia influência pelo exemplo. Quando acusado de ser ministro fraco e sem histórico, deixou claro que por amor ao Evangelho sofreu mais do que os outros apóstolos. Mas Lucado o descreve na prisão, antes de sua morte: “Observe o apóstolo de Deus. Quem sabe a última vez em que suas costas sentiram o conforto de uma cama ou sua boca provara uma boa refeição? Três décadas de viagens e problemas, e o que ele havia ganho para que pudesse mostrar? Há disputas em Filipos, competição em Corinto, os legalistas estão aglomerados na Galácia. Creta é infestada de ladrões, Éfeso, de mulherengos. Mesmo alguns amigos de Paulo voltaram-se contra ele. Sem dinheiro, família ou propriedades,. Míope e exausto. Oh!Ele teve seus momentos. Certa vez falou ao imperador, mas não foi convidado a retornar. Passou alguns dias com Pedro e outros em Jerusalém, mas como não pareciam fazer muitos progressos, Paulo seguiu viagem. Nunca desistiu. Éfeso, Tessalônica,Siracusa,Malta.A única lista maior do que seu itinerário foi a de seu infortúnio.Apredejado em uma cidade e desamparado em outra. Quase afogado tantas vezes quando faminto...Ele nunca recebeu salário. Tinha de pagar suas próprias despesas nas horas vagas para equilibrar um orçamento”(MAX LUCADO,QUANDO DEUS SUSSURRA O SEU NOME,CPAD,PÁGS.32-34).Quando lemos que Paulo escreveu aos coríntios sobre sua história de ministério, vemos que ele liderou servindo e mostrando em sua vida a forma de liderar servindo. Nenhum outro apóstolo registrou seus sofrimentos de forma tão contundente por amor ao Evangelho quanto Paulo o fez.




*Extraído da Revista Ensinador Cristão, Ano 11 N° 41, CPADA, Pr. Alexandre Coelho

0 Comments: