ENSINADOR CRISTÃO 2CORÍNTOS LIÇÃO 8

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010





LIÇÃO 8





EXORTAÇÃO À SANTIFICAÇÃO


Paulo trata nesta lição acerca da santidade. Em nossos dias, muitas pessoas crêem que santidade é sinônimo de isolamento ou reclusão, ou ainda o hábito de seguir determinados costumes ou colocar determinadas roupas.
Biblicamente falando, santificação é o ato pelo qual nos separamos das coisas deste mundo para viver para Deus neste mundo. Se reclusão fosse sinônimo de santidade, pessoas que vivem atrás das grandes, mesmo sem Jesus, seriam as mais santificadas deste mundo. Nesta lição, a ênfase recai sobre relacionamentos pessoais.

RELACIONAMENTOS QUE NÃO DÃO CERTO. A Bíblia é bem clara quanto a certas combinações que não procedem de Deus.
O Senhor trata da separação entre seu povo e o mundo de forma muito radical e necessária. Para que tenhamos uma idéia da necessidade desta separação, o Antigo Testamento proibia que a terra fosse arada por dois animais de espécie diferente (lembremo-nos de que espécie é diferente de gênero. A espécie humana é dividida em dois gêneros, o masculino e o feminino). Um boi não poderia arar a terra com um jumento (Dt 22.10), pois eram animais de espécie diferentes, e essa diferença impediria que esses animais trabalhassem de forma correta e em harmonia. Da mesma forma, Paulo mostra que a convivência íntima com pessoas incrédulas pode prejudicar a nossa comunhão com Deus e nossa santidade. Para que essa questão seja bem assimilada pelos crentes coríntios – e por nós também, Paulo faz cinco perguntas retóricas (aqueles questionamentos onde quem pergunta não tem intenção de receber a resposta, mas que ao mesmo tempo, provocar na audiência um alto impacto e chamar para o palestrante a atenção).A estas perguntas espera-se um sonoro “não”, pois fica claro que um cristão tem “tanta” comunhão com um não-cristão quanto Cristo,o príncipe de vida,e Belial, o príncipe do mal. Esta “comunhão” é mais visível no relacionamento do casamento,onde a convivência é íntima e a relação tende a atrapalhar a vida religiosa e espiritual dos cônjuges. Paulo trata da severidade desta situação avisando que não existe comunhão entre crê em Cristo e quem não crê. Paulo não trata aqui de exercer relações de negócios,pois reconhece que se este fosse o caso, seria preciso que saíssemos deste mundo: “Já por carta vos tenho escrito que não vos associeis com os que se prostituem;isso não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos,ou com os roubadores, ou com os idólatras;porque então vos seria necessário sair do mundo”, 1Co 5.9-10. Portanto, a melhor referência ao que Paulo está tratando é em relação ao casamento entre um servo de Deus e uma pessoa não-crente.
Como o casamento não é um campo missionário, esse tipo de diferença com certeza irá destruir a relação dos cônjuges.





*Extraído da Revista Ensinador Cristão, Ano 11 N° 41, CPADA, Pr. Alexandre Coelho

0 Comments: