PRÉ-ADOLESCENTES-LIÇÃO 12

segunda-feira, 20 de junho de 2011

 

Conteúdo adicional para as aulas de Pré-Adolescentes

Subsídios para as lições do 2º Trimestre de 2011
Embaraços que prejudicam a vida cristã

Lição 12 - Primeiro Eu!

Na infância há uma dificuldade em dividir a bolacha, os...

Texto Bíblico: Gênesis 26.12-14,16; 37. 4,5
Na infância há uma dificuldade em dividir a bolacha, os amigos, a atenção e etc. Há o desejo de termos brinquedos ou roupas idênticas aos dos colegas. Acreditamos ser natural, ser “coisa” de criança e negligenciamos na correção. E assim formamos adultos egoístas e invejosos.
A pessoa é egoísta e invejosa não tem o Fruto do Espírito. “A pessoa que tem amor não é invejosa. A pessoa amorosa não tem inveja ou ciúmes do sucesso dos outros. Ela se alegra quando coisas boas acontecem aos colegas de trabalho, aos cristãos ou até aos inimigos. Ela não cobiça o que pertence ao próximo” (Êx 20.17).
“A pessoa que tem amor não busca os seus interesses. Ela é altruísta. Não é interesseira, mas alegremente abre mão dos seus direitos. Jesus disse: “Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber” (At 20.35). Fruto do Espírito - Antonio Gilberto (CPAD)
Boa Ideia
Você vai precisar de balões (bexigas), quadro e tiras de papel.
Passo a passo
1 - Trace uma linha horizontal dividindo o quadro em duas colunas. Em cada coluna escreva um dos adágios populares “Farinha pouca, meu pirão primeiro” e “O que a ferrugem faz ao ferro, a inveja faz o homem”.
2 - Nas tiras de papel escreva nomes de personagens bíblicos que foram acometidos desses sentimentos ruins. Dobre e coloque dentro dos balões e depois os infle. Ex: Caim, Saul, Acabe, Ló e etc.
3 - Pergunte aos alunos o que eles entendem sobre estas frases e que sentimentos estão evidenciados. Após as respostas, explique que esses sentimentos o egoísmo e a inveja, não podem existir em nossas vidas. Eles não agradam a Deus e por serem pecado nos afastam dEle.
4- Peça a alguns alunos para estourarem os balões e lerem em voz alta os nomes dos personagens.
5 – Ajude-os contando a situação em o personagem passou, para que eles possam separar os egoístas dos invejosos. Ex: Caim ficou irado porque Deus aceitou o sacrifício oferecido por seu irmão Abel e rejeitou o seu.
6 – Depois eles devem escrever os nomes no quadro de acordo com os adágios.
7 – Explique que esses sentimentos produzem sofrimento e consequência terríveis. Converse com eles o que ocorreu com cada personagem.

CPAD - Escola Dominical

PRÉ-ADOLESCENTES-LIÇÃO 11

domingo, 12 de junho de 2011

 

 

Conteúdo adicional para as aulas de Pré-Adolescentes

Subsídios para as lições do 2º Trimestre de 2011
Embaraços que prejudicam a vida cristã

Lição 11 - Quero ser rico!

A cada dia cresce o número de pregadores e...

Texto bíblico: Js 7.1,11,19-21

A cada dia cresce o número de pregadores e cantores que enaltecem a prosperidade financeira. Eles crêem que não é fiel o cristão que apresentar problemas de saúde ou não for rico.
O pastor Esequias Soares em seu livro Heresias e Modismos (CPAD) esclarece a mensagem da Teologia da Prosperidade: “A mensagem dos profetas da Prosperidade está centrada na saúde e na prosperidade, e não na salvação, sendo um desvio do verdadeiro Evangelho de Cristo. O movimento Confissão Positiva não é denominação nem seita, mas um movimento no seio das  igrejas pentecostais e neopentecostais, que enfatiza o poder do crente em adquirir tudo o que quiser. É, também, conhecido como “Teologia da Prosperidade, Palavra da Fé”, ou “Movimento da fé”. Sua origem está no ocultismo, suas crenças e práticas, algumas vezes, são aberrações doutrinárias e outras heresias”.
Não é pecado ser abastado. Todos têm o direito de buscar uma vida financeira estável. O que não pode ocorrer é essa busca se tornar o único alvo na vida do Cristão.


Boa Ideia
Você vai precisar de duas folhas de papel 40kg, revistas, tesouras, colas e fita de tecido ou barbante.

1 - Desenhe nas duas folhas de papel 40kg a silhueta de uma casa.
2 - Na primeira silhueta escreva “PROSPERIDADE” no telhado.
3 - Faça um corte abaixo do telhado e cole duas fitas nas pontas para que depois possa ser dado um nó ou um laço.
4 - Cole as silhuetas pelas extremidades.
5 - Na parte interna escreva a mensagem: “A verdadeira prosperidade consiste em ter a Deus como o nosso Supremo Bem, como nosso Criador, Salvador e Senhor”.

Antes de iniciar aula distribua as revistas, e peça aos alunos que recortem figuras que para eles representam à prosperidade. Depois eles devem colar na frente da casa.
No término da aula comente que o desejo incontrolável de ser próspero levou Acã a pecar. Ele não se importou com a ordem dada por Deus, o desejo de ter aquelas peças, cerrou-lhe o entendimento. Devemos tomar muito cuidado, quando o desejo de enriquecer nos faz esquecer das ordenanças de Deus.
Aproveite para relembrar que a Falsa Teologia da Prosperidade ensina que o servo de Deus tem como grande conquista os bens materiais. Ela é contrária a Palavra de Deus que diz que tudo o que precisamos o nosso Deus proverá e nada faltará para os fiéis: “Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua semente a mendigar o pão” (Sl 37.25). Abra as “paredes” da casa e peça para que todos leiam à mensagem.

 

CPAD - Escola Dominical

PRÉ-ADOLESCENTES-LIÇÃO 10

 

 

Conteúdo adicional para as aulas de Pré-Adolescentes

Subsídios para as lições do 2º Trimestre de 2011
Embaraços que prejudicam a vida cristã

Lição 10 - Cem anos de vitória

Daniel Berg e Gunnar Vingren amavam a Deus e...

Prezado professor (a), este será um dia especial, pois daremos início as Comemorações do Centenário das Assembleias de Deus no Brasil. Fizemos um resumo da história da nossa denominação para facilitar o seu estudo. Tenha uma boa aula! Deus o abençoe.


“Até aos confins da Terra”


Por Telma Bueno

Daniel Berg e Gunnar Vingren amavam a Deus e desejavam servi-Lo, não importando o lugar para onde Deus os enviaria. Esses corajosos jovens saíram da Suécia, sua terra natal, e foram para os Estados Unidos da América. Ali eles estudaram, trabalharam e serviram ao Senhor. Porém a chama missionária continuava a arder em seus corações. Até que certo dia, durante o culto na casa de um irmão, Deus falou de modo bem claro aos jovens: “Vocês vão pregar a minha Palavra em Belém do Pará”. Belém do Pará, Brasil? Onde fica esse lugar? Os jovens não sabiam nada a respeito do Brasil. Eles tiveram que fazer uma pesquisa em uma biblioteca.
Daniel e Gunnar não estavam preocupados com o que iriam encontrar no Brasil, se a viagem seria longa e difícil. Eles só estavam preocupados com uma coisa — pregar e ensinar a Palavra de Deus.
Os jovens precisavam de recursos para a viagem até o Brasil. Eles sabiam que Deus iria enviar o dinheiro, afinal foi o Senhor quem os chamou para sua obra. Com os recursos em mão, eles viajaram de trem até Nova York e ali embarcaram no navio que os traria ao Brasil. Não foi nada fácil deixar a família, os amigos, o trabalho. Eles, como Abraão, deixaram tudo para trás. Isso prova que os jovens confiavam em Deus.
Foram quatorze dias viajando de navio. Já pensou, quatorze dias vendo só água por todos os lados? Eles devem ter passados maus momentos, até que finalmente no dia 19 de novembro de 1910 o navio chega a Baía de Marajó e os missionários podem avistar Belém do Pará, a “terra prometida” pelo Senhor.
Os missionários desembarcaram. Eles estavam cansados, porém sãos e salvos. E agora? Para onde iriam? Como se comunicar com as pessoas? Eles não falavam português, nem uma palavrinha. Então eles tiveram uma ideia. Seguir em frente e subir a rua, a atual Av. Presidente Vargas. Era uma avenida agradável, com vários palacetes e mangueiras. Eles seguiram caminhando até a Praça da República. Ali descansaram e aproveitaram para saborear algumas mangas. Depois, oraram pedindo a Deus que lhes mostrasse um lugar onde pudessem se hospedar. Deus providenciou um lugar para os missionários. Eles ficaram hospedados em um pequeno hotel. 
Os missionários, desejosos de pregar a Palavra de Deus e evangelizar, trataram logo de aprender a nossa língua.  Naquele tempo, havia algumas igrejas evangélicas em Belém do Pará, e os missionários eram bem recebidos em todas, pregando a Palavra de Deus com a ajuda de um intérprete. Mas, logo, logo aprenderiam nosso idioma.
Os jovens trabalhavam pregando a Palavra de Deus e ensinando sobre a chama pentecostal. Os cultos eram bem fervorosos. A chama pentecostal ardia nos corações. Pessoas eram salvas em Jesus, eram curadas e batizadas no Espírito Santo. Deus estava operando maravilhas! A primeira pessoa a receber o batismo no Espírito Santo na Assembleia de Deus do Brasil foi uma mulher,  a abençoada irmã Celina de Albuquerque. Não demorou muito e as perseguições vieram. Daniel Berg e Gunnar foram convidados a sair da igreja Batista. E agora, para onde iriam? Eles começaram a se reunir na casa de alguns irmãos até que passaram a ser chamados pelas pessoas de “Missão da Fé Apostólica”.  Estava nascendo ali a Assembleia de Deus do Brasil. O tempo passou, a igreja cresceu e se espalhou por todo território nacional, e hoje a Assembleia de Deus  é a maior denominação pentecostal do Brasil.
Daniel Berg e Gunnar Vingren serviram ao Senhor com amor e dedicação, até que no dia 29 de junho de 1933, na Suécia, Gunnar partiu para estar com o Senhor no céu. Trinta anos depois, com setenta e nove anos, no dia 27 de maio de 1963, Daniel também partiu para o céu. Porém a obra do Senhor não parou. A Assembleia de Deus no Brasil continua a crescer e atualmente envia muitos missionários até “aos confins da terra” para que preguem a Palavra de Deus, anunciando que Jesus salva, cura, liberta, batiza no Espírito Santo, e em breve voltará!

 

 

CPAD - Escola Dominical

PRÉ-ADOLESCENTES-LIÇÃO 9

segunda-feira, 30 de maio de 2011

 

 

Rev.Lições Pre -adolescente Conteúdo adicional para as aulas de Pré-Adolescentes

Subsídios para as lições do 2º Trimestre de 2011
Embaraços que prejudicam a vida cristã

Lição 9 - EU quero, Eu quero!

A Primogenitura consistia em: liderança na adoração a Deus, chefia da família e porção dobrada da herança paterna...

Texto Bíblico: Gênesis 25.24,27-34

A Primogenitura (herança do primogênito) consistia em: liderança na adoração a Deus, chefia da família e porção dobrada da herança paterna (cf. Dt 21.17). Portanto, ‘negociar’ esse direito era desprezar as bênçãos do Senhor. Esaú nunca valorizou o privilégio de ser o primogênito. A Bíblia afirma que ele era profano (Hb 12.16). Todavia, Jacó demonstrou interesse por essa benção desde cedo, apesar de tê-la buscado de forma errônea.


Atividade

Você vai precisar de papel pardo ou cartolina, régua, canetas hidrográficas e fita adesiva.
Desenhe uma tabela conforme o modelo abaixo, fixe-a na parede da classe com auxílio da fita adesiva.
Converse com as crianças sobre pessoas gêmeas, explique que elas podem ter características físicas muito parecidas ou não. As atitudes, os gostos, as manias, etc. podem ser bem diferentes ou bem parecidas. Pergunte a eles se havia alguma diferença entre Esaú e Jacó, depois solicite que completem o quadro. 


CPAD - Escola Dominical

PRÉ-ADOLESCENTES-LIÇÃO 8

segunda-feira, 23 de maio de 2011

 

Rev.Lições Pre -adolescente Conteúdo adicional para as aulas de Pré-Adolescentes

Subsídios para as lições do 2º Trimestre de 2011
Embaraços que prejudicam a vida cristã

Lição 8 - Sou da Paz

O mundo tenta negociar a paz, mas nós servos do Altíssimo, não precisamos negociar, porque temos o Príncipe da Paz...

Texto Bíblico 4.1-7


Buscando a Paz

O mundo tenta negociar a paz, mas nós servos do Altíssimo, não precisamos negociar, porque temos o Príncipe da Paz. Charles Stanley autor do livro Paz um maravilhoso presente de Deus para você comenta que: “O mundo considera a Paz como sendo um resultado de fazer as coisas certas, dizer palavras certas, ter atividade profissional certa e ter as intenções certas. Esses não são nem de longe os critérios para a paz descrita na Palavra de Deus. A paz é uma qualidade intima que nasce de um relacionamento correto com Deus...”. 

Quando nos aproximamos mais de Deus e passamos a ter intimidade real com Ele, brota à paz que excede todo entendimento. A Palavra Deus nos ensina a ter domínio próprio.

Bons Exemplos

Pacificador é aquele que promove a paz, nós servos de Deus devemos promover a paz e não incitar uma briga. Na pré-adolescência é comum existir os “grupinhos” e sempre há rivalidade entre eles. Quando um membro de determinado grupo se sente ofendido por um membro de um outro grupo a “confusão” está formada. Porque é comum ao grupo tomar as “dores” daquele que foi “ofendido” para eles é uma questão de lealdade. Não há nenhuma avaliação entre o certo ou errado, apenas a defesa de seu colega.

Muitos acreditam que isso está correto, e é necessário orientá-los que o cristão deve ser um pacificador. Leia com eles o Mateus 5.9, e explique que os pacificadores são pessoas mais felizes e que verão a Deus.

Aproveite esse momento para apresentar aos seus alunos os diversos pacificadores registrados nas Sagradas Escrituras Bíblia.

Rubén – Era filho de Jacó, ele convenceu os seus irmãos a jogarem José na cova e não mata-lo. Gênesis 37.21,22

Abraão - Os seus pastores e os do seu sobrinho brigavam por pastos.  Ele acabou com as   brigas, separando-se do seu sobrinho. E permitiu que o seu sobrinho escolhe-se para qual lado gostaria de ir. Abrão ficou com a terra de Canaã e Ló com a Campina do Jordão. Gênesis 13.1-18

Isaque - Os seus servos cavaram poços e os pastores de Gerar brigavam por eles dizendo que esses os pertenciam. E ele, pacificamente, cedia e cavava um outro poço. Gênesis 26.18-21

Barnabé - Ninguém acreditava na conversão de Saulo. Barnabé o levou a igreja em Jerusalém e o apresentou aos apóstolos. Acabando assim com as desconfianças acerca da conversão de Saulo. Atos 9.26-28

Abigail - O seu marido negou comida a Davi o futuro rei de Israel. Diante da negação Davi determinou o mau a sua casa. Sabendo disto Abigail apressou-se ao encontro de Davi e conseguiu apazigua-lo.  1Samuel 25.1-35

PRÉ-ADOLESCENTES-LIÇÃO 6

domingo, 8 de maio de 2011

 

Rev.Lições Pre -adolescente Conteúdo adicional para as aulas de Pré-Adolescentes

Subsídios para as lições do 2º Trimestre de 2011
Embaraços que prejudicam a vida cristã

Lição 06 - Duvidar? Jamais!

A fórmula de agradar a Deus é simples: confie e obedeça...

Texto Bíblico:  Gênesis 6.9-11,13,14,17,18,21,22


“ Assim fez Noé; conforme tudo o que Deus lhes mandou, assim o fez” (Gênesis 6.22).

Ponha-se as sandálias de Noé por alguns momentos. Você vê o mundo a sua volta tornando-se maligno cada vez mais. Deus então anuncia a você a intenção dEle de julgar a terra. Você pensa: “Já era hora de algo ser feito a respeito de toda essa falta de Deus!” Então, Deus lhe diz para começar a construir um navio grande o suficiente para abrigar sua família toda e representantes de cada espécie do reino animal!

À medida que você reflete sobre essas estranhas ordens, pondera as implicações: “Um barco a quilômetros qualquer sinal de água... O que meus vizinhos vão pensar? Como vou explicar isso à minha família? O que eu, um homem da terra, entendo sobre engenharia náutica?”

A resposta de Noé  para as recém-descobertas responsabilidades foi imediata. Gênesis diz – não uma, mas duas vezes – que Noé fez tudo de acordo com o que Deus lhe ordenou.

Sem racionalizar, sem reclamar, sem protelar. Noé foi direto ao trabalho.
Deus prometeu que nós nunca precisaremos construir uma arca de novo. Todavia, Ele nos pede certas coisas que nossa sociedade vai desprezar. O que seu estilo de vida diz aos vizinhos e amigos não-cristãos?

Você está vivendo uma vida de obediência como a de Noé? Escolha uma área de sua vida na qual você tem resistido a Deus e dê alguns passos em direção à obediência hoje. Você definitivamente terá uma consciência  clara, e suas ações certamente lhe proverão uma oportunidade de compartilhar sua fé com outros.
A fórmula de agradar a Deus é simples: confie e obedeça.


Texto extraído do livro 365 Lições de Vida Extraída de Personagens da Bíblia, p.11. Rio de Janeiro: CPAD.

PRÉ-ADOLESCENTES-LIÇÃO 5

domingo, 1 de maio de 2011

 

Rev.Lições Pre -adolescente Conteúdo adicional para as aulas de Pré-Adolescentes

Subsídios para as lições do 2º Trimestre de 2011
Embaraços que prejudicam a vida cristã

Lição 05 - Tô sem vontade!

Geralmente, somos tentados a fraquejar e a desistir, não é verdade?...

Texto Bíblico: Romanos 8.31-33,35,37-39

Geralmente, somos tentados a fraquejar e a desistir, não é verdade? Mas o nosso Deus sempre nos incentiva a continuar. Indicamos para reflexão o seguinte relato:

“E se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente [...]” Tiago 1.5

Davi não sabia o que dizer aos filhos quando estes perguntaram se a sua mãe morreria. A esposa de Davi, Stephanie, havia começado a ter ataques. No início, eram leves e somente ocorriam poucas vezes no mês, mas com o passar do tempo, os sintomas pioraram em uma velocidade rapidamente crescente.

Embora centenas de amigos, parentes e membros da igreja realizassem inúmeras vigílias de oração por ela, o seu peso diminuiu para 40 quilos e a sua condição piorou. Em 1996, os ataques aconteciam diariamente, às vezes de hora em hora.

Davi raramente deixava Stephanie, e começou a se perguntar se ela conseguiria sobreviver até o dia do seu aniversário, quando faria trinta anos. Certa noite, nas primeiras horas da madrugada, Davi chegou ao limite. A situação parecia desesperadora, e ele mesmo estava exausto. Ele foi até o quintal iluminado somente pela luz das estrelas, e caiu de joelhos. “Deus!” Suplicou. “Não posso aguentar mais! Por favor, mostra-me o que fazer!”

Foi uma oração desesperada. Naquele momento, contudo, um sentimento de tranquilidade encheu o coração de Davi, e imediatamente veio-lhe à mente o nome de um médico. No mesmo dia aquele médico examinou Stephanie e diagnosticou uma rara deficiência química – algo que os outros médicos tinham ignorado.

Dentro de uma semana, os ataques de Stephanie haviam desaparecido. Seus olhos brilhavam, e sua mente estava lúcida. A oração de Davi a Deus foi sincera: “Obrigado, Senhor, por devolver-me a minha esposa!”

Deus ainda atende a orações hoje, e ama quando seus filhos vêm até Ele com suas necessidades. Quando você não souber o que fazer, quando precisar de sabedoria divina acima de tudo, simplesmente peça-a – Ele a oferece gratuitamente! (Extraído do livro: Graça Diária, CPAD).


Prezado professor, se achar conveniente leia para os alunos (de forma resumida) a relato acima, aproveitando para incentivá-los a não desanimarem jamais.

PRÉ-ADOLESCENTES-LIÇÃO 04

segunda-feira, 18 de abril de 2011

 

Rev.Lições Pre -adolescente Conteúdo adicional para as aulas de Pré-Adolescentes

Subsídios para as lições do 2º Trimestre de 2011
Embaraços que prejudicam a vida cristã

Lição 04 - Que preguiça!

Uma consequência importante do crescimento acelerado...

Texto Bíblico: Mateus 25.14,15,19-21,24,26

Energia e Cansaço
Uma consequência importante do crescimento acelerado é a alternância de períodos de energia e cansaço. Às vezes, adolescentes estão explodindo de disposição e não conseguem ficar sentados por dois minutos. Outras vezes, estão tão cansados que não conseguem fazer nada, mesmo após uma noite de dez a doze horas de sono. Não é incomum que essas alternâncias entre energia e cansaço aconteçam dentro de uma ou duas horas.

Assim como os bebês, eles dormem e comem muito, pois tanto crescimento requer bastante energia e pode deixá-los esgotados. Apesar de serem mais velhos, necessitam de mais tempo de sono do que precisavam quando menores. Podem parecer preguiçosos, mas, na verdade, sua resistência está baixa.


Saiba diferenciar preguiça de cansaço.
Nessa faixa etária, gincanas e jogos competitivos são apreciados por eles. Eles são uma excelente mão-de-obra na Casa de Deus.
Professor, sempre respeite o limite deles e, lembre-se que eles alternam: energia/cansaço.

JOHNSON, Lin. Como Ensinar Adolescentes: Descubra a  alegria de trabalhar Com eles. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.

PRÉ-ADOLESCENTES-LIÇÃO 03

 

Rev.Lições Pre -adolescente Conteúdo adicional para as aulas de Pré-Adolescentes

Subsídios para as lições do 2º Trimestre de 2011
Embaraços que prejudicam a vida cristã

Lição 03 - Amigo urso ou amigo irmão?

Roboão perdeu a chance de governar um reino pacífico e...

Texto Bíblico: 1 Reis 12.1-8

“Seguir um mau conselho pode causar um grande desastre.”
Roboão  perdeu a chance de governar um reino pacífico e unido por desprezar os conselhos dos sábios anciãos, que assistiram a seu pai, Salomão, para dar ouvidos aos mais jovens e inexperientes.

É muito importante ouvir atentamente os conselhos daqueles que têm mais experiência do que nós, pois são capazes de enxergar amplamente a situação. A Palavra de Deus nos exorta a não somente ouvirmos o que Deus nos diz, mas também, a obedecermos. Muitos desacertos poderiam ter sido evitados se Roboão tivesse obedecido a Deus, dando ouvido aos conselhos dos homens sábios.


Boa Ideia

Providencie uma cesta com livros. Depois a coloque sobre uma mesa e diga aos alunos para ficarem à vontade e escolherem o livro que eles mais gostarem ou acharem interessante para sua leitura.

Depois que todos estiverem com seus livros chame a atenção deles para fazer-lhe alguns comentários. Diga-lhes que poderão levar o livro emprestado e devolver no próximo domingo. Pergunte se eles gostaram de escolher o livro que melhor lhe agradou? Pergunte como vocês se sentiram? E’ bom escolher ao nosso próprio gosto? Comente que na vida estamos sempre diante de escolhas. Que alimento vamos preferir? Que roupa vamos usar? Para qual lugar queremos ir? E também de quem aceitar os conselhos para a nossa vida.

Não é verdade? A respeito de um rei que não prestou atenção ao conselho dos mais velhos preferindo dar ouvido a conselhos de tolos, é o que vamos ver em nossa lição, inclusive seus resultados (Texto e boa ideia, adaptado da Revista de Juniores,nº3 CPAD).

PRÉ-ADOLESCENTES-LIÇÃO 02

 

Rev.Lições Pre -adolescente Conteúdo adicional para as aulas de Pré-Adolescentes

Subsídios para as lições do 2º Trimestre de 2011
Embaraços que prejudicam a vida cristã

Lição 02 - Fazendo a diferença

De Alegria não abriu a porta, mas, correndo para dentro, anunciou...

Texto Bíblico: Atos 12.5,11-16

Esperando o Inesperado


“De Alegria não abriu a porta, mas, correndo para dentro, anunciou que Pedro estava à porta” (At 12.14)
Não sabemos nada sobre Rode, exceto sua alegre resposta a um acontecimento inesperado. Ele estava entre um grupo de cristãos que se reuniu para orar pela libertação de Pedro. Herodes já tinha condenado o apóstolo Tiago à morte e prometeu fazer o mesmo com Pedro. Os cristãos sentiram-se desamparados para fazer qualquer coisa, senão orar, o que fizeram persistentemente, mesmo que a esperança do milagre parecesse pequena.

Enquanto isso, Pedro dormia sonoramente numa prisão. Um anjo apareceu em sua cela, libertou-o das cadeias e guiou o sonolento apóstolo para fora. Uma vez livre, Pedro finalmente tornou-se cônscio e correu para a casa onde os cristãos estavam mantendo uma vigília de oração.
Quando bateu no portão exterior, uma criada chamada Rode foi responder.

Ouvindo a voz de Pedro, ela ficou tão emocionada que se esqueceu de abrir a porta, mas ocorreu para dentro a fim de contar a toda mundo.

A distração de Rode revela quantas vezes nós esperamos pela metade que Deus atenda nossas súplicas. De fato, respostas imediatas usualmente nos atordoam. Mas para aqueles que persistem em oração específica, tais respostas não são surpreendentes.

Que descobertas você tem feito sobre a oração? Quando ora, você espera que Deus responda ou ignore seus assuntos? Se você decidir hoje que adoração vai se tornar uma parte regular da sua vida, comece aguardando o inesperado!
Ore sem cessar!

Texto extraído do Livro 365 Lições de Vida de Personagens da Bíblia, p.315. Rio de Janeiro: CPAD

PRÉ-ADOLESCENTES-LIÇÃO 1

sábado, 2 de abril de 2011

 

Rev.Lições Pre -adolescente Conteúdo adicional para as aulas de Pré-Adolescentes

Subsídios para as lições do 2º Trimestre de 2011
Embaraços que prejudicam a vida cristã

Lição 01 - Está difícil vencer?

Professor, o texto Bíblico de 2 Timóteo 4.7: “Combati o bom...

Texto Bíblico: 2 Timóteo  4.7-8; Hebreus 12.2-4

Professor, o texto Bíblico de 2 Timóteo 4.7: “Combati o bom combati, acabei a carreira, guardei a fé.”  Deve ser gravado em nossos corações, mas para que isso aconteça é necessário uma boa explicação. Aproveite a explanação abaixo e explique pacientemente aos seus alunos o que o apóstolo Paulo quis dizer com o texto de 2 Tm 4.7.

“As Palavras do Apostolo Paulo sobre a sua partida comunicaria a Timóteo que ele não poderia contar com a presença ou o incentivo do apóstolo por muito tempo. A liderança compartilhada estava terminando. Timóteo precisava assumir o controle. As três frases de Paulo, no passado perfeito, transmitem finalização. Paulo sabia que este era o fim. Ele tinha convocado Timóteo para ‘militar a boa milícia’ (1Tm 6.12); o seu próprio combate estava terminado. O combate tinha valido a pena, e ele tinha lutado bem.

A carreira de Paulo estava acabada, ou pelo menos o final estava claramente próximo. É importante observar que Paulo não reivindicou ter vencido a corrida; ele estava satisfeito em tê-la terminado. Os corredores de maratona conhecem a alegria de terminar os torturantes quilômetros deste tipo de corrida – eles ficam satisfeitos simplesmente por cruzar a linha de chegada. A conclusão é uma realização significativa, que revela incrível resistência e determinação.


A expressão ‘guardei a fé’ significa que Paulo guardou e preservou a mensagem do evangelho. Paulo tinha convocado Timóteo para guardar o depósito que lhe havia confiado (1Tm 6.20). Paulo tinha permanecido fiel à mensagem que lhe tinha sido confiada; ela também tinha sido confiada a Timóteo. Paulo nunca tinha vacilado na sua fé e tinha confiança de que em breve viveria todas as promessas nas quais tinha baseado a sua vida e o seu ministério.
Paulo via a sua vida como sendo oferecida, derramada diante de Deus. Ele sabia que a sua partida estava próxima. O compromisso de Paulo era total; assim, sacrificar a sua vida para edificar a fé de outros parecia para ele, uma recompensa jubilosa“’(
Comentário do Novo Testamento Aplicação Pessoal, v.2, p.541. Rio de Janeiro:CPAD).

PRÉ-ADOLESCENTES-LIÇÃO 13

sábado, 26 de março de 2011

 

 

Rev.Pre-adolescentes-mestre1-trim-2011 Conteúdo adicional para as aulas de Pré-Adolescentes

Subsídios para as lições do 1º Trimestre de 2011
A Bíblia e a Ciência

Lição 13 - No meio do fogo cruzado!

Caro professor da classe de pré-adolescente, a paz do Senhor!...

Texto Bíblico: 1 Coríntios 13.2,4-10

Informações complementares para a lição
Caro professor da classe de pré-adolescente, a paz do Senhor! Estamos aqui em mais uma oportunidade para trazer para você mais um auxílio didático para a lição desta semana que tem como título: “No meio do fogo cruzado!”

CRESCENDO NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO
Como nesta lição a palavra da seção “Falando Sério” é humildade, colocamos um texto muito interessante acerca desse tema tão pertinente à lição, já que esta trata de atrair seus amigos, colegas e até familiares que ainda não conhecem a Cristo. Um dos atributos indispensáveis a todo crente é ser humilde de coração, de modo a testemunhar pela sua própria vida, através de sua conduta diária. Leia e comente com sua classe sobre alguns atributos divinos que precisam estar intrínsecos em todo crente. 

Herdeiros humildes
“Não é maravilhoso ficar junto de pessoas humildes e gentis que não têm nada para provar e não exaltam a si mesmo à custa dos outros? Elas exibem uma confiança tranqüila no Senhor, a quem adoram e pertencem. São filhas do Rei, príncipes e princesas do Reino eterno de Deus, e sabem que o Senhor as exaltará em seu próprio lugar no tempo certo.
Como Jesus, os humildes estão aqui para servir, não para serem servidos. Com seu modo silencioso, eles ministram a você poderosamente, porque sabem como ouvir bem, e estão dispostos a separar o tempo para fazer isto. As pessoas não presunçosas são uma alegre companhia, porque você pode ser você mesmo perto delas, pode abrir–se e compartilhar as suas esperanças, seus sonhos, seus medos e preocupações. Você não precisa ter medo de admitir as suas fraquezas e seus fracassos, porque elas possuem uma consciência saudável de si próprias. São receptivas e gentis, e estão sempre dispostas a demonstrar a misericórdia e o perdão de Deus.

As pessoas despretensiosas o tratam com educação, gentileza e respeito. Quando está com elas, você sente que foi elevado de alguma forma, em um sentido muito real e pessoal. De maneira sutil elas o exaltam, fortalecendo a sua fé em Deus — e no que Deus pode fazer em você e através de você. Tais pessoas fazem com que você se sinta renovado. Você se despede delas com um novo senso de vitalidade e esperança.

Agradeça a Deus por aqueles que são mansos e humildes! Glorifique-o porque algum dia seus filhos humildes herdarão a terra. Louve-o porque você passará a eternidade em comunhão com aqueles que são como Cristo — aquEle que nos ensinou todo o significado da verdadeira humildade.”


“(...) e o que a si mesmo se humilhar será exaltado.” (Mateus 23.12)
                                                        (
Graça diária. CPAD.2007)


SAIBA MAIS


AMOR
“Cristo manda que amemos os outros como Ele o fez. Este amor é a evidência de que somos verdadeiramente salvos. Deus é o Criador do amor; e Ele quer que os seus filhos amem-se uns aos outros.


Amar significa colocar os outros em primeiro lugar. O amor é ação — mostrando aos outros que nos importamos com eles, e não apenas dizendo. Para demonstrar amor, devemos estar dispostos a dar o nosso tempo e dinheiro para atender às necessidades dos outros.” 
(
Bíblia do Estudante Aplicação Pessoal. p. 1459).

 

CPAD - Escola Dominical

PRÉ-ADOLESCENTES-LIÇÃO 12

sábado, 19 de março de 2011

 

Rev.Pre-adolescentes-mestre1-trim-2011 Conteúdo adicional para as aulas de Pré-Adolescentes

Subsídios para as lições do 1º Trimestre de 2011
A Bíblia e a Ciência

Lição 12 - A ciência e a sabedoria

Texto Bíblico: Isaías 44. 6-8; Daniel 2.20

CRESCENDO NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO

Sabemos que na sociedade pós-moderna em que vivemos, a ciência vem se expandido de forma intensa. O avanço tecnológico apareceu em vários campos do conhecimento, trazendo inovações de procedimentos, fórmulas, ou seja, novas informações e descobertas. A ciência, quando usada adequadamente para beneficiar a vida humana é, sem dúvida alguma, muito proveitosa e tida com bênção para todos. A descoberta da penicilina, a internet, a fibra ótica, as vacinas, dentre outras inovações são de grande valor para humanidade. Entretanto, não há descoberta alguma que possa se comparar com a sabedoria de Deus. As verdades divinas são inquestionáveis e a Bíblia afirma que um dos atributos de Deus que devem ser considerado é que Ele é sábio.

O cristianismo — religião ou doutrina que defende a fé em Jesus Cristo e a sua moral e promessa de redenção — não se opõe à ciência. Muito pelo contrário! A ciência se desenvolveu devido à capacidade de inteligência dada ao homem por Deus. Além disso, a religião incentivou e influenciou a revolução científica. 

O renomado escritor Charles Colson em seu livro “Respostas às dúvidas de seus adolescentes” ao responder uma pergunta: “Você tem certeza de que o cristianismo não é contra a ciência?”
Eu tenho certeza, mas muitos defensores contemporâneos da ciência querem, claramente, dar a impressão de que o cristianismo se opõe à ciência.

Muito em breve, ‘a religião deve ser considerada como uma prática anticientífica’, escreveu John Maddox, editor da Nature, o jornal científico de maior prestígio no mundo. A maioria dos primeiros cientistas — Copérnico, Newton, Lineu — eram cristãos. Na verdade, os historiadores nos dizem que o cristianismo realmente ajudou a inspirar a revolução científica.

Considere alguns exemplos. Nas culturas pagãs, o mundo parecia estar vivo com suas deusas dos rios, divindades astrais e seus deuses do sol. Porém Gênesis 1 se coloca como um forte contraste a tudo isto. A natureza não é divina; ela é obra das mãos de Deus. O sol e Lua não são deuses; são meramente luminares colocados no céu para servir aos propósitos de Deus. 
Uma outra pressuposição crucial para a ciência é que a natureza é ordenada. Esta pressuposição também foi um resultado de crenças cristãs.

 

PRÉ-ADOLESCENTES-LIÇÃO 10

domingo, 6 de março de 2011

 

Rev.Pre-adolescentes-mestre1-trim-2011 Conteúdo adicional para as aulas de Pré-Adolescentes

Subsídios para as lições do 1º Trimestre de 2011
A Bíblia e a Ciência

Lição 10 - A destruição do meio ambiente

Desde o início, sabemos que Deus criou o mundo e tudo...

Texto Bíblico: Gênesis 2.4,5;2.15; Salmos 104.5-6,24;31-32

Desde o início, sabemos que Deus criou o mundo e tudo o que nele há. A natureza e todos os seres viventes também foram criados pelo Eterno. A beleza do meio ambiente era preservada. Porém, nos tempos pós-modernos observamos uma grande degradação do habitat natural, devido a falta de informação e da preocupação com os seres vivos (que precisam sair de seu ambiente e migrar para outros lugares diferentes de seu habitat.
Como temos visto atualmente, os meios de comunicação mostram notícias de vários desastres ambientais como terremotos, tsunamis, enchentes, maremotos, e outros.
O escritor Antonio Mesquita em seu livro “Fronteira final” faz uma advertência importante como:

“A primeira referência que trata da responsabilidade do homem com a natureza está em Gênesis. Ao homem foi dada a missão de lavrar (fazer uso), e de guardar (proteger), a Terra. A determinação divina indica a ação humana como mordomo e não como explorador negligente. Mordomo porque a terra e tudo o que nela há é do Senhor. Ninguém é (ou pode ser) dono eterno de nada, muito menos da Terra ou de qualquer porção dela.
Quando o Senhor voltar verá uma terra totalmente alterada, e nós teremos de dar conta do que fizemos por meio de orientação e ensino sobre o que Ele nos entregou.”

PRÉ-ADOLESCENTES-LIÇÃO 09

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Conteúdo adicional para as aulas de Pré-Adolescentes

Subsídios para as lições do 1º Trimestre de 2011
A Bíblia e a Ciência

Lição 09 - A multiplicação da ciência

Nos tempos atuais observamos como tem sido grande o avanço...

A multiplicação da ciência
Caro professor da classe de pré-adolescente, a paz do Senhor! Nesta semana estudaremos a lição que tem como o título: “A multiplicação da ciência.”
Nos tempos atuais observamos como tem sido grande o avanço científico em diversas áreas: informática, biologia, medicina, entre outras. Em virtude disso, o volume das informações também cresceu de forma considerável, encurtando o tempo das pesquisas e obviamente das descobertas em vários campos da ciência. O Livro
“O mundo de Rebeca” do escritor César Moisés ratifica acerca desse extremo crescimento científico, ressaltando que a evolução informacional é muito maior que a evolução biológica, citando algumas palavras de Stephen Hawking:
“(...) acerca do evolucionismo ele diz que ‘os sistemas mais complexos que temos são nossos próprios corpos. A vida parece ter originado nos oceanos primordiais que cobriam a Terra há bilhões de anos. Como isso aconteceu, não sabemos. Pode ser que colisões aleatórias entre átomos formaram macromoléculas capazes de se reproduzir e de se unir em estruturas mais complexas (...) A atual taxa de atualização do DNA humano pela evolução biológica é de cerca de uma unidade por ano. Mas 200 mil novos livros são publicados por ano, uma taxa de novas informações de mais de um milhão de unidades por segundo. Claro que grande parte dessas informações é lixo, mas, mesmo que apenas uma unidade em um milhão seja útil, isso ainda é cem mil vezes mais rápido do que a evolução tecnológica.”  

CRESCENDO NO CONHECIMENTO
A ciência como Apologética
“Nós ouvimos, por todos os lados, que a ciência desaprovou o cristianismo, mas hoje em dia a evidência histórica nos dá uma resposta clara: ao contrário, foi o cristianismo que possibilitou a ciência. Ao invés de nos sentirmos intimidados por ataques feitos em nome da ciência, podemos mostrar que a própria existência do método científico, e tudo o que ele alcançou, é um grande argumento de defesa da verdade do cristianismo. Historicamente, muitos cristãos fizeram exatamente isso. Isaac Newton, com frequência, considerado o maior dos primeiros cientistas, era um cristão devoto, cuja procura pela ciência era fortemente motivada pelo seu desejo de defender a fé. Ele acreditava de modo convicto que o estudo científico do mundo precisaria levar diretamente ao Deus que criou aquele mundo.”

PRÉ-ADOLESCENTES-LIÇÃO 08

domingo, 20 de fevereiro de 2011

 

Rev.Pre-adolescentes-mestre1-trim-2011 Conteúdo adicional para as aulas de Pré-Adolescentes

Subsídios para as lições do 1º Trimestre de 2011
A Bíblia e a Ciência

Lição 08 - Quem é esse aí?

A lição desta semana aborda um tema bastante
relevante e...

Texto Bíblico: Salmos 139.1,2,7,13-16,23,24


A lição desta semana aborda um tema bastante relevante e também muito polêmico e atual: a clonagem humana. A clonagem consiste no processo de reprodução de um ser ou de seres, por meio de técnicas desenvolvidas em laboratório. É um ser gerado de forma assexuada, ou seja, não envolve o relacionamento sexual entre macho e fêmea.
Muitas pesquisas estão sendo feitas e experiências já foram realizadas com diversos animais. Já existem pessoas que desejam encomendar a clonagem de entes queridos que já morreram, a partir de um fio de cabelo, deixado como lembrança. Pessoas que possuem animais de estimação querem que os mesmos sejam clonados e se tornem “cópias idênticas”, para substituírem aqueles que morrerem por velhice, doença ou acidente. 
Muito se tem discutido acerca dos resultados desses cruzamentos celulares, porém muitos cristãos têm colocados suas opiniões segundo o que nos mostra a Palavra de Deus. Vejamos o que o Pastor Elinaldo Renovato expõe em seu livro “Ética Cristã”

“Os cristãos vão mais além, e em suas indagações, perguntam se Deus aprova tais experiências, se elas são eticamente corretas, à luz da sua Palavra. (...) Não pretendemos
ter a última palavra sobre o tema, pois trata-se de um assunto ainda em análise, envolvendo inúmeros aspectos de ordem moral, ética, psicológica e, sobretudo, espiritual. Devemos nos debruçar não só sobre as informações técnicas, mas, principalmente sobre os princípios sagrados emanados da Palavra de Deus, que é a nossa única e maior ‘regra de fé e prática.’ Muitas pessoas não sabem o que vem a ser a clonagem de seres vivos, e muito menos, de seres humanos.”

Certamente e clonagem humana é viável, mas contraria a vontade de Deus, além de possuir um custo moral elevado e muito arriscado, sob os pontos de vista ético e espiritual. Os milhares de embriões que serão sacrificados, será algo que, sem dúvida, não terá a aprovação de Deus. Que o Senhor, o Criador de todas as coisas, que fez o homem à sua imagem e semelhança, confira o senso de responsabilidade àqueles que por Ele foram dotados de inteligência e conhecimentos que poderão ser muito mais úteis à humanidade, se voltados para experiências que não contrariem seu projeto para o habitante da terra.

PRE-ADOLESCENTES-LIÇÃO 07

sábado, 12 de fevereiro de 2011

 

 Rev.Pre-adolescentes-mestre1-trim-2011 Conteúdo adicional para as aulas de Pré-Adolescentes

Subsídios para as lições do 1º Trimestre de 2011
A Bíblia e a Ciência

Lição 07 - Doença? Tô fora!

Nesta semana estudaremos a lição que trata de um tema...

Texto Bíblico: Mateus 8.2-4; 15.30-31


Prezado professor da classe de pré-adolescente.

Nesta semana estudaremos a lição que trata de um tema bastante pertinente e atual: a cura sobre as doenças. Como devemos proceder para buscar a cura das doenças que procuram assolar o nosso corpo. Inicialmente faremos um panorama de alguns milagres de cura citados no Antigo Testamento e Novo Testamento:
Pode–se observar que na Bíblia há várias pessoas que possuíam tipos diferentes de doenças. E muitos milagres de cura divina aconteceram. No Antigo Testamento Deus usou inúmeros profetas para ministrar cura sobre muitas vidas. A cura de Naamã foi proferida pelo profeta Eliseu que lhe enviou um mensageiro dando-lhe instruções acerca do que deveria fazer: lavar-se sete vezes no rio Jordão (2 Rs 5. 1-10) e o caso da mão do rei Jeroboão (1 Rs 13. 6). No Novo Testamento vemos diversas curas ministradas por Jesus ao longo dos Evangelhos e demais livros. Dois exemplos bem claros são: a cura da Sogra de Pedro (Lc 4.38-41) e a cura de uma mulher paralítica (Lc 13.10-17). 

O escritor Rui Raiol em seu livro “Cura divina: promessa atual de Deus” ressalta a importância como sinal de sua atuação plena no mundo. Por isso, “além do benefício pessoal, a cura divina tem um caráter mais abrangente. Ela foi o elemento autenticador da mensagem de Cristo. Quando os judeus não davam crédito às suas palavras, Ele reivindicava as obras que realizava, como obra irrefutável de sua divindade: ‘Se não faço as obras de meu Pai, não me crediteis. Mas, se as faço, e não credes em mim, crede nas obras, para que conheçais e acrediteis que o Pai está em mim, e eu, nele”  (Jo 10.37,38).

Ao questionamento de João Batista no cárcere acerca do Messias, Cristo deu uma resposta notadamente prática, pois ‘na mesma hora, curou muitas enfermidades, e males, e espíritos maus; e deu vista a muitos cegos’ (Lc 7.21), e em seguida, ordenou que tais feitos fossem relatados ao profeta.
Inegavelmente, a cura divina foi um dos elementos mais importantes na formação da Igreja. Aqueles que foram confortados com a promessa de permanente companhia de Cristo podiam agora, com intrepidez, anunciá-lo ao mundo. Jesus continuava tão presente como há alguns meses atrás.

Podemos concluir que muitos personagens bíblicos foram curados em várias épocas e de diferentes maneiras. Mas é necessário que também consultemos profissionais capacitados para que seja feito um tratamento adequado para cada tipo de doença. Por isso, também é importante consultar um médico para que seja avaliado o caso e o diagnóstico definido. Cremos que o nosso Deus pode curar todas as enfermidades através da oração. Porém, devemos ser prudentes e agir com bom senso e sabedoria, contando com a ajuda dos médicos para auxiliar de forma apropriada o tratamento das doenças.

PRE-ADOLESCENTES-LIÇÃO 6

sábado, 5 de fevereiro de 2011

 

Rev.Pre-adolescentes-mestre1-trim-2011 Conteúdo adicional para as aulas de Pré-Adolescentes

Subsídios para as lições do 1º Trimestre de 2011
A Bíblia e a Ciência

Lição 06 - A benção dos alimentos!

Prezado professor da classe de pré-adolescente. Nesta semana...

Texto Bíblico: Gênesis 1.29-30; 9.3; Ezequiel 34.31; Salmos 104.13-14
Prezado professor da classe de pré-adolescente. Nesta semana estudaremos a lição 6 que trata da provisão  dos alimentos para todos os seres vivos.
O Salmo 104 trata da glória de Deus manifestada na criação e na conservação de tudo o que criou. O Senhor em sua plena sabedoria, ao formar os seres vivos, estabeleceu a proteção e preservação das espécies e provisão de seu sustento. Por isso, Ele criou também os alimentos para a manutenção e bem-estar do nosso corpo. Isso mostra o cuidado divino concernente as suas obras.
A terra ao ser criada, torna-se fértil e frutífera. Vejamos o que o Comentário
Bíblico Beacon explica a respeito dos alimentos providenciados por Deus:
“Os versículos 6-9 referem–se mais naturalmente à obra criada da primeira parte do terceiro dia (Gn 1.9-10). As águas são vistas como que cobrindo até os montes, mas em obediência à voz do Criador elas foram reunidas em oceanos, e apareceram as terras secas. (...) Embora os limites das águas tenham sido removidos durante o dilúvio, elas estão permanentemente delimitadas de acordo com o propósito de Deus. A terra torna-se frutífera pelo seu rebentar (10-12) e a chuva é descrita como que vindo das câmaras (13) de Deus. A terra traz fruto abundante, vinho para alegrar o coração, azeite para ungir o rosto (a pele) e pão para fortalecer o corpo (14-15). A natureza provê um hábitat para as crianças que Deus formou” (16-18).
Precisamos cuidar bem do nosso corpo, pois ele é Templo do Espírito Santo. Por isso, devemos ter uma alimentação balanceada, composta de frutas, legumes, cereais e verduras. É também muito importante ingerir alimentos ricos em proteínas necessários para a reconstrução e fortalecimento das células. Devemos evitar alimentos gordurosos e com excesso de açúcares. Beber bastante líquidos como água e sucos é ótimo para manter o organismo bem hidratado. Além disso, não podemos ficar muitas horas sem comer, para que nosso metabolismo não sinta falta demasiada de nutrientes, pois quando isso acontece somos tentados a comer com mais ansiedade e de forma desequilibrada provocando a insaciável da apetite e, assim, ingerindo maior quantidade de alimentos.

PRE-ADOLESCENTES-LIÇÃO 03

domingo, 30 de janeiro de 2011

Rev.Pre-adolescentes-mestre1-trim-2011 Conteúdo adicional para as aulas de Pré-Adolescentes

Subsídios para as lições do 1º Trimestre de 2011
A Bíblia e a Ciência

Lição 03 - A terra criada por Deus

Mesmo que os cientistas apresentem teorias que...

Texto Bíblico: Gênesis 1.9-11,20,24;2.1,4

Mesmo que os cientistas apresentem teorias que tentem explicar a origem de toda as coisas, diferindo do relato bíblico do Gênesis, ainda, assim, não precisamos sofrer abalo na nossa fé, com respeito à autoridade divina criação.
O profeta Isaías lança uma pergunta muito séria: “A quem pois fareis semelhante a Deus?”
Os povos antigos representavam muitas distorções de natureza religiosa. Como os homens de hoje, eram incapazes de adorar ao Deus Criador pela fé. Precisavam de representações concretas, tangíveis para praticarem a sua devoção. Porém quem tem o privilégio de conhecer a Deus, através das Sagradas Escrituras, sabe que Ele é maravilhosamente grande e não há meios de compará-lo com quem quer que seja.
Deus é o Criador de todo o Universo. Ele da atenção especial aos seres que criou conforme à sua semelhança. Ele está vivo, controlando todas as coisas e atento às nossas necessidades. Então louve e adore ao Senhor por tudo que Ele é e faz por nós (Telma Bueno – Revista de Maternal – Mestre 1).

PRE-ADOLESCENTES-LIÇÃO 02

Rev.Pre-adolescentes-mestre1-trim-2011 Conteúdo adicional para as aulas de Pré-Adolescentes

Subsídios para as lições do 1º Trimestre de 2011
A Bíblia e a Ciência

Lição 02 - O universo criado por Deus

Quando paramos para pensar no Deus Todo-Poderoso, a quem amamos e...

Texto Bíblico: Gênesis 1.1,3-4,14-18; Salmos 19.1-2


Quando paramos para pensar no Deus Todo-Poderoso, a quem amamos e servimos, em Jesus Cristo, nosso terno Salvador, sentimos que o Espírito Santo transborda o nosso coração de alegria, prazer e agradecimento pelo fato de sermos chamados filhos herdeiros de Deus (Rm 8.17). Este é um privilégio muito grande, pois o Deus a quem servimos é maravilhoso em suas obras; magnífico, excelente.

O apóstolo Paulo enfatiza a grandeza de Deus quando exclama: “Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus!”(Rm 11.33). E continua interrogando quem ensinou ao Senhor a fazer isso ou aquilo? Ele assim se expressou não com o propósito de encontrar outro que se iguale a Deus, porque isso é impossível, mas justamente, para engrandecer ao Senhor e mostrar que não há outro igual a Ele.

A criação, os sinais e milagres operados por Deus são evidências claras do seu poder. Todo o Universo, os astros e a natureza manifestam a sua glória.

O Deus que tudo criou prometeu estar conosco todos os dias, por isso, não precisamos temer. Confie,  pois Ele é fiel.( Texto extraído da Revista do Maternal – Mestre1/2, Rio de Janeiro: CPAD).