ADOLESCENTES-LIÇÃO 11

domingo, 12 de junho de 2011

 

 

Conteúdo adicional para as aulas de Adolescentes

Subsídios para as lições do 2º Trimestre de 2011
A vida de Cristo na harmonia dos evangelhos

Lição 11 - Os Ensinos de Jesus

A oração não pode ser uma arenga. Tem de ser...

Texto Bíblico: Mateus 19.1-30

A ORAÇÃO E O SEU CARÁTER NATURAL

“Oração - [Do lat. orationen] Prece dirigida pelo homem ao seu criador com o objetivo de: 1) Adorá-lo como o Criador e Senhor de tudo quanto existe; 2) Pedir-lhe perdão pelas faltas cometidas; 3) Agradecer-lhes pelos favores imerecidos; 4) Buscar proteção e uma comunhão mais íntima com Ele; 5) Colocar-se à disposição de seu Reino.
A oração não pode ser uma arenga. Tem de ser caracterizada por pensamentos amorosos e profundos” (ANDRADE, Claudionor. Dicionário Teológico. Rio de Janeiro, CPAD, p. 228).

Mateus 6
Quando orares, não sejas como os hipócritas (v. 5). Como podemos saber se a nossa religião é realmente hipocrisia? Quando é para ser vista pelos homens. É apenas hipocrisia quando as igrejas têm bons coros, exigem pregação de elevado estilo, fazem orações eloquentes..., mas sem o Espírito. É hipocrisia colocar todas as mercadorias na vitrine, dando a entender que a loja tem grande estoque. É hipocrisia quando a adoração sai da boca para fora; é sinceridade somente se sair do íntimo do coração.
Os hipócritas... se comprazem em orar em pé nas sinagogas (v. 5). Muitas vezes, a hipocrisia é tão acentuada nas igrejas que o mundo julga que todos os crentes são hipócritas [grifo nosso].


[...]Entra no teu aposento (v. 6). É evidente que Cristo não condena a oração nos cultos públicos (Jo 11.41,42; 17.1; At 1.14). Mas, mesmo a oração pública deve ser com “a porta fechada”, i.e., com o mundo excluído do coração e em contato com o trono de Deus em espírito. Na maior multidão, o crente pode achar seu “quarto de oração”. Mesmo no tempo de tristeza e angústia, é difícil evitar a hipocrisia, mas em secreto é mais fácil orar sem fingimento (BOYER, Orlando. Espada Cortante 1. Rio de Janeiro, CPAD, 2ª ed. 2006 p. 313).

 

CPAD - Escola Dominical

0 Comments: