segunda-feira, 20 de junho de 2011
Conteúdo adicional para as aulas de Adolescentes
Subsídios para as lições do 2º Trimestre de 2011
A vida de Cristo na harmonia dos evangelhosLição 12 - Triplo Ministério
Um professor de ciências elementar era um rapaz...
Texto Bíblico: Mateus 9.27-36
O Salvador mão na massa
Um professor de ciências elementar era um rapaz que colocava a “mão na massa”. Ele ministrou a sua aula mais convincente em paleontologia enterrando um modelo em tamanho natural de um esqueleto de T-Rex, a um metro de profundidade em um campo. Cuidadosa e metodicamente, mas sempre com um elevado senso de descoberta, ele ensinou seus alunos como conduzir uma autêntica escavação.
Para um exame do espaço sideral, esse mesmo professor ajudou aos seus alunos a construir um centro de comando e controle de naves espaciais na sala de aula [...].
[As lições de Jesus resultaram em exemplos práticos poderosos.] Quer estivesse alimentando uma multidão a partir de poucos pães e peixes, quer transformando água em vinho, Ele sempre foi cuidadoso em acompanhar os seus seguidores, de forma paciente e compassiva, ensinando-os a confiar, esperar, a “cavar um pouco mais fundo” no tocante a crer no Pai. Todos os seus sentidos estavam empenhados, quer Ele ensinasse no Templo quer escrevesse na areia.Muitos líderes religiosos daqueles dias não foram capazes de comover as pessoas porque a sua religião era arrogante e inacessível, e sua mensagem era de condenação. Mas Jesus, o filho de um carpinteiro, era o Messias que colocava a “mão na massa”. Pelo fato de receber os seus discípulos para comerem e orarem com Ele, e tocarem as suas cicatrizes sacrificiais, Ele chegou até eles. Para que uma criança [adolescentes] retenha a maior parte do que lhe é ensinado, o professor deve envolver toda a inteligência dessa criança [adolescente]. Uma experiência prática deixa uma impressão duradoura. Quando os seus alunos trabalharem ao seu lado, virem a alegria em seu rosto e ouvirem o entusiasmo em sua voz, você os alcançara de um modo novo e maravilhoso.” Graça Diária para Professores – CPAD.
Colocando a mão na massa
Divida a classe em grupos, entregue a eles folhas e canetas. Peça a eles para escolherem e escreverem na folha um louvor que gostem e que conheçam toda a letra. Observe para que não haja repetição dos louvores.
]Após a escolha comente que o ministério de Jesus era triplo: Ele ensinava, curava e libertava os oprimidos.
Peça para eles aproveitarem a melodia da canção escolhida e construírem uma nova letra (uma paródia). A canção deve falar de Jesus e de seu ministério terreno. Se possível peça a ajuda de um instrumentista para orientá-los. Observe se não há discordância com a Palavra de Deus.
Converse com o superintendente da EBD sobre essa tarefa e, aproveitando que é o encerramento do trimestre,peça um tempo para seus alunos se apresentarem para toda a igreja no próximo domingo.
0 Comments:
Post a Comment